Quais são os 4 tipos de segmentação de mercado? Veja!

Se você deseja entender quais são os 4 tipos de segmentação de mercado, siga na leitura, pois, esse artigo vai esclarecer as suas dúvidas.

No contexto atual do varejo, cada vez mais, o consumidor exige personalização. E, as únicas maneiras de atender essa demanda, são conhecendo a fundo a sua data-drive persona e realizando a segmentação estratégica da base presente no CRM.

Assim sendo, na sequência, nós vamos apresentar um guia completo sobre a segmentação de público.

Vem com a gente?

Importância da segmentação de clientes

Segmentar os clientes de acordo com as suas características e/ou comportamentos específicos, é a melhor forma de proporcionar experiências inesquecíveis e uma jornada de compra perfeita.

A segmentação faz com que as marcas cheguem com precisão à consumidores com necessidades e desejos particulares, atendendo-os no seu momento mais propício para a conversão.

Assim sendo, veja alguns benefícios de segmentar a sua base e, consequentemente, customizar mais o seu marketing:

  • Relacionamento personalizado: Segundo uma Pesquisa da Opinion Box, em parceria com a Dito CRM, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses, logo, é essencial clusterizar a sua base para cumprir esse desejo do público;
  • Indicações: Com base na mesma pesquisa citada acima, 75% dos clientes indicam marcas que oferecem experiências personalizadas;
  • Decisão de compra: e 73% dos consumidores preferem comprar com as marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas;

Tipos de segmentação de mercado

Para uma marca de varejo, a segmentação pode ser dividida em 2 principais grupos: características e comportamentos. Dentro deste dois tipos de segmentação, existem outros subgrupos com diversas variáveis.

1) Segmentação por característica

Esse tipo de segmentação considera dados geográficos, demográficos e psicográficos com diversas variáveis.

Segmentação Geográfica

Essa segmentação pode agrupar por bairro, região, cidade, estado, país. Essencial quando a localização é fator chave para a decisão de compra.

Pense, por exemplo, em uma marca que deseja fazer uma ação promocional local, para uma loja específica de uma cidade.

Nesse caso, para o sucesso deste tipo de campanha, é essencial a segmentação por característica geográfica, ou seja, segmentar clientes que moram nesta cidade ou que possuem tal loja como preferencial.

Segmentação demográfica

No varejo, essa segmentação se baseia na classificação em atributos individuais e traz aspectos como gênero, idade e nível de escolaridade, renda, data de nascimento, entre outros dados.

Essa segmentação pode ser utilizada, por exemplo, para criar campanhas de aniversariantes; utilizando os clientes que nasceram em um dia ou mês. Pode-se segmentar também por gênero para a sugestão de produtos.

2) Segmentação psicográfica

Se concentra mais nas características psicológicas dos consumidores, no pensamento e nas ideias.  Aqui pode-se considerar valores, estilo de vida, preferências e experiências. Confira alguns tipos:

  • Nível de satisfação com a marca: É possível agrupar clientes que estão satisfeitos (ou não) com a marca por tipos de pesquisa. No caso do NPS, por exemplo, a marca pode agrupar por promotores, neutros e detratores, e trabalhar uma comunicação específica para cada um deles;
  • Preferências de compra: Segmentar de acordo com preferências dos clientes (loja, personal shopper, estilo ou cor de roupa e etc;

3) Segmentação por comportamento

Diferente da característica, que considera o perfil, atributos pessoais e preferências, o comportamento baseia-se nas ações dos clientes, como o padrão de consumo, hábitos de compra, interações com a marca e canais preferidos. 

Confira os tipos de comportamentos que você pode segmentar a sua base:

  • Comportamento de navegação: Agrupe quem acessou uma página de produto do site, abandonou o carrinho de compras e/ou se cadastrou recentemente;
  • Histórico de compras: Segmente por ticket médio, pela receita total com a marca e quantidade, ou seja, os clientes que compraram mais de uma vez;
  • Interação com campanhas digitais: Identifique os usuários mais engajados que sempre abrem ou clicam nas notificações;

É possível cruzar várias informações de características e comportamentos dos clientes para preciosas análises, segmentações e estratégias. É o caso do RFV ou RFM.

A segmentação por Recência, Frequência e Valor Monetário usa um método para fazer a distinção por meio da identificação dos clientes levando em conta a última vez que fez uma compra (recência), qual a frequência das compras feitas (frequência) e a quantia gasta (valor monetário).

É possível segmentar, por exemplo, clientes recentes com comportamentos de compra com maior valor monetário e com mais frequência. Esse perfil de clientes é considerado campeão e tem maior conversão em vendas.

É um público que exige um relacionamento mais intenso e de exclusividade. Ele terá maior conversão para ofertas de produtos com um maior ticket médio em relação a outros grupos de clientes.

Para chegar neste público, de campeões, é importante analisar os comportamentos, ou seja, a ações realizadas com a marca, no caso ações de compra:

  • Quantas vezes já comprou?
  • Qual o ticket médio das compras?
  • Qual a última vez que comprou?  

4) Segmentação por “custom data”

Dados customizados (Custom Data) são indicados para marcas que já tem as características básicas dos clientes e consegue avançar no nível de conhecimento sobre eles, possibilitando segmentações bem específicas e de alta performance, que geram grandes resultados.

Um custom data para uma loja de artigos esportivos, por exemplo, pode ser o esporte favorito dos clientes. Assim, essa marca pode criar campanhas personalizadas oferecendo produtos de futebol para jogadores e não para surfistas.

Resultados das segmentações

Após fazer segmentações usando características e comportamento, é preciso medir os resultados. Assim você saberá se esses filtros estão sendo feitos da maneira correta para que as campanhas tenham sucesso, seja com e-mail marketing ou outros canais de comunicação.

Conheça a Dito CRM

Durante esse post você deve ter percebido a necessidade de ter uma plataforma tecnológica que consiga gerenciar todas as informações dos clientes.

A Dito é um CRM para o varejo omnichannel com alto poder de segmentação, que permite unificar os consumidores da sua marca com características e comportamentos similares.

Você pode agrupar seus clientes de acordo com o perfil, como cidade, aniversário, loja de preferência, nível de satisfação, além de outros dados básicos e também customizados (custom datas). É possível agrupar também por comportamento de navegação, histórico de compras e interações com campanhas digitais.

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