Se você deseja entender o que é inbound marketing, siga a leitura, pois, neste breve artigo, nós vamos explicar do que se trata esse assunto.

Ao final do conteúdo, iremos também sugerir alguns materiais complementares para que você possa aprofundar o seu conhecimento a respeito do tema.

Vem com a gente conferir?

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é a soma de diversas estratégias que visam atrair, converter e reter os consumidores de uma marca.

Essa estratégia, geralmente, é utilizada por empresas B2B, no entanto, ela também é bastante eficaz no B2C, especialmente para e-commerces varejistas que precisam aumentar o tráfego qualificado orgânico.

Para atrair, converter e reter os clientes, o inbound marketing explora o marketing de conteúdo em várias mídias como as redes sociais, os blogs, o e-mail marketing, podcast, revistas impressas e etc.

Benefícios do inbound marketing

A implementação das estratégias de inbound marketing gera diversos resultados positivos, como aumento da autoridade da marca e crescimento da geração de leads qualificados.

Nesse sentido, veja abaixo alguns dados interessantes:

  • Marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional e gera 3 vezes mais leads;
  • Empresas que aplicam a estratégia de Inbound marketing para geração de leads tem um custo por lead 13% menor;
  • Empresas que utilizam Inbound marketing tem economia média de U$14,00 por novo cliente;
  • Em torno de 72% dos profissionais de marketing pensam que conteúdo produzido pela marca é mais eficiente que anúncios em revistas e 69% dizem que o retorno é maior que mala direta e PR;
  • Cerca de 41% dos profissionais de marketing afirmam que marketing de conteúdo gera ROI positivo;
  • Por volta de 82% dos profissionais de marketing que blogam veem ROI positivo para suas campanhas de inbound marketing;

7 passos para implementar o inbound marketing

Veja abaixo algumas etapas que você deve seguir para implementar uma estratégia de inbound marketing focada em um Blog.

  • Comente determinando quais serão os seus objetivos com a estratégia, tal como os KPIS de sucesso para curto, médio e longo prazo;
  • Direcionado à data-driven persona criada, crie uma estratégia de conteúdo para três meses, selecionando previamente as melhores palavras-chave e pautas para os artigos;
  • Selecione as pessoas que farão a escrita dos textos, tal como os revisores e Designers que irão ilustrá-los;
  • Em paralelo, com o apoio do seu time técnico, trabalhe para colocar o Blog “no ar”, otimizado com base nas Core Web Vitals;
  • Verifique quais ferramentas serão necessárias para suportar a estratégia (SEM RUSH, Search Console, GA4);
  • Transfira a responsabilidade desta estratégia para um analista da equipe;

Inbound marketing para e-commerce

Agora que chegamos até aqui, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre inbound marketing para e-commerce para ampliar o seu entendimento a respeito desta estratégia.

Deixe a sua opinião nos comentários sobre este artigo. 

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Essa estratégia, geralmente, é utilizada por empresas B2B, no entanto, ela também é bastante eficaz no B2C, especialmente para e-commerces varejistas que precisam aumentar o tráfego qualificado orgânico.

Para atrair, converter e reter os clientes, o inbound marketing explora o marketing de conteúdo em várias mídias como as redes sociais, os blogs, o e-mail marketing, podcast, revistas impressas e etc.

Benefícios do inbound marketing

A implementação das estratégias de inbound marketing gera diversos resultados positivos, como aumento da autoridade da marca e crescimento da geração de leads qualificados.

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  • Marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional e gera 3 vezes mais leads;
  • Empresas que aplicam a estratégia de Inbound marketing para geração de leads tem um custo por lead 13% menor;
  • Empresas que utilizam Inbound marketing tem economia média de U$14,00 por novo cliente;
  • Em torno de 72% dos profissionais de marketing pensam que conteúdo produzido pela marca é mais eficiente que anúncios em revistas e 69% dizem que o retorno é maior que mala direta e PR;
  • Cerca de 41% dos profissionais de marketing afirmam que marketing de conteúdo gera ROI positivo;
  • Por volta de 82% dos profissionais de marketing que blogam veem ROI positivo para suas campanhas de inbound marketing;

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  • Direcionado à data-driven persona criada, crie uma estratégia de conteúdo para três meses, selecionando previamente as melhores palavras-chave e pautas para os artigos;
  • Selecione as pessoas que farão a escrita dos textos, tal como os revisores e Designers que irão ilustrá-los;
  • Em paralelo, com o apoio do seu time técnico, trabalhe para colocar o Blog “no ar”, otimizado com base nas Core Web Vitals;
  • Verifique quais ferramentas serão necessárias para suportar a estratégia (SEM RUSH, Search Console, GA4);
  • Transfira a responsabilidade desta estratégia para um analista da equipe;

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