Você sabe o que é e como fazer Inbound Marketing?
INBOUND
Se você ainda não sabe o que é inbound marketing, fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar. Se você já ouviu falar ou conhece, mas quer se aprofundar mais no assunto, este infográfico também é para você.
INBOUND MARKETING
O que é? É um conjunto de táticas e ferramentas de marketing usadas em sintonia para a atração sistematizada de novos leads e prospects, sua decorrente conversão em novos clientes e mais vendas. Na prática, é mostrar o quanto você conhece do assunto e é autoridade para atrair novos clientes.
Esta forma de publicidade é um meio que qualquer empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, ebooks, newsletters, white papers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo (ver fluxo anexo)
Uma estratégia de Inbound Marketing normalmente tem as seguintes fases:
- Atrair tráfego
- Converter visitantes em leads
- Converter leads em vendas
- Transformar clientes em clientes fidelizados e aumentar suas margens
- Analisar para melhoria contínua. (ver fluxo anexo)
Na prática, significa realizar uma série de novas atividades, alterações e ajustes no processo de marketing. O objetivo é atrair, qualificar e aumentar a conversão de clientes, incrementando significativamente o fluxo de vendas de uma empresa.
OS SEIS (6) BENEFÍCIOS DO INBOUND MARKETING
- Marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional e gera 3 vezes mais leads
- Empresas que se utilizam de estratégia de Inbound marketing para geração de leads tem um custo por lead 13% menor
- Empresas que utilizam Inbound marketing tem economia média de U$14,00 por novo cliente
- Em torno de 72% dos profissionais de marketing pensam que conteúdo produzido pela marca é mais eficiente que anúncios em revistas e 69% dizem que o retorno é maior que mala direta e PR.
- Cerca de 41% dos profissionais de marketing afirmam que marketing de conteúdo gera roi positivo
- Por volta de 82% dos profissionais de marketing que blogam veem ROI positivo para suas campanhas de inbound marketing
OS CINCO PASSOS PARA COMEÇAR A FAZER INBOUND MARKETING
- Defina a(s) persona(s) que quer atingir
- Mantenha um blog atualizado comunicando assuntos “do seu mercado” ao invés de “seu negócio”. Para começar, poste uma vez por semana. Fale dos negócios do seu mercado com o objetivo de levar conhecimento para as pessoas que vão ler, principalmente potenciais clientes.
- Faça a cada dois meses e-books, e mais pra frente webinar, lembrando que o conteúdo, diagramação e direção de arte fazem toda a diferença.
- Crie uma landing page para ter as informações do seu lead. Na prática o usuário deixa os dados dele para fazer o download do e-book.
- Centralize e higienize sua base de contatos (e-mail) para começar a falar com ela. Divulgue via e-mail marketing e redes sociais estes ebooks, webinares e outras peças que façam a diferença para as personas que você definiu anteriormente. Pode ter certeza que este é um ótimo primeiro passo para você começar a divulgar e gerar seus negócios.
- Defina seus KPI’s, meça e comece a ajustar o processo de acordo com os resultados obtidos
* Persona são grupos identificáveis de pessoas que compram seus produtos. Eles possuem características de processos de compra e interesses similares.
**E-book é uma apresentação (normalmente em PDF) conceitual sobre um determinado assunto do domínio da sua empresa.
Webinar é semelhante ao e-book, entretanto, com narração em áudio. Ele também é conceitual sobre um determinado assunto do domínio da sua empresa.