Erros que detonam o seu e-commerce

Tempo de leitura: 3 minutos

Recorrentes pesquisas vêm apontando que muitos e-commerces encerram sua operações antes mesmo do primeiro ano de vida.

Modelos de negócios mal elaborados, projeções falhas e alta burocracia são alguns dos principais motivos. Entretanto, os baixos faturamentos decorrentes das falhas no setor de vendas são os mais impactantes neste quadro.

Conheça, agora, os principais erros cometidos ao montar uma loja virtual e saiba como evitá-los.

 Mecanismo de busca ineficiente

É bastante desanimador entrar em um e-commerce e ter dificuldade ou, simplesmente, não conseguir encontrar o produto que deseja. Em certos casos, essa falha costuma se tratar de falta de estoque. Porém, em muitas situações, o problema acaba sendo um mecanismo de busca ineficiente, resultante de erros na barra de pesquisa que, geralmente, está localizada no cabeçalho das lojas.

Desenvolver um design bem pensado, em destaque e com sugestões de autopreenchimento de produtos são algumas das funções para que seu e-commerce forneça uma experiência de busca satisfatória. Criar um mecanismo inteligente é uma das melhores formas de evitar que seu cliente migre para o concorrente.

Burocratizar demais o processo de compra no e-commerce

Seus clientes, assim como boa parte das pessoas, não terão tempo para preencher três ou quatro formulários com dados pessoais antes de fazer uma compra. Isso, além de tornar chata a primeira experiência com a sua loja virtual, pode fazê-lo pular fora antes do checkout.

Como resolver isso? Fácil! Ofereça a opção de compra sem cadastro ou, então, permita com que ele compre o produto sem essa obrigação que, muitas vezes, consistem em muitos dados. Quanto a isso, não se preocupe! Isso não será um problema, já que muitas destas informações não são relevantes para que ele efetive a compra.

Interface mal elaborada

Em meio a um trânsito congestionado, tudo para e não flui. No e-commerce, o mesmo paradigma se aplica no que se refere à interface da loja virtual. Se a interface da sua loja virtual for mal projetada e poluída, o cliente não vai conseguir se orientar em meio a propagandas desnecessárias, banners em demasia, design confuso e janelas pop-up por todos os lados.

Aqui, a melhor saída é contratar uma empresa especializada em e-commerce para desenvolver o seu layout. Afinal, elas contam com equipes multidisciplinares capazes de projetar uma interface sucinta, simples, elegante e, acima de tudo, funcional.

Produtos mal apresentados

Se você vai a uma loja física para procurar um produto, a chance de você comprar algo que não atenda às suas expectativas é grande. Isso acontece porque você avaliou o produto de perto.

No e-commerce, entretanto, a chance de arrependimento é maior, já que a mercadoria pode ser mal apresentada, com fotografias e descrição pobres. Tudo isso vai causar falta de confiança ao cliente e, consequentemente, terminar em uma venda perdida.

A dúvida sobre o que se está comprando é a maior inimiga das conversões, sendo muitas vezes mais impactantes que o preço. Fotos de qualidade e em todos os ângulos dos produtos, bem como uma descrição detalhada sobre todas as suas características e funcionalidades, fornecem ao cliente a segurança para comprar o que ele procura, evitando, assim, devoluções e surpresas desagradáveis.

Agora que você chegou até aqui, faça um exercício diário: pense que o consumidor moderno se reinventou. Seus gostos mudaram, bem como suas exigências. No cenário atual, ele avalia o seu e-commerce de uma forma muito mais aprofundada do que você pensa.

O preço dos produtos não é mais o único fator chave da avaliação dele, mas, sim, a sua loja como um todo. Desta forma, o seu negócio deve ser bem apresentado e funcional.

Não deixe de resolver os erros que detonam o seu e-commerce, eles podem ser fatais! Busque soluções e ideias junto com a sua equipe e faça a sua loja virtual crescer em vendas, atendimento de qualidade e referência no mercado.

Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: https://www.bertholdo.com.br/blog/erros-que-detonam-o-seu-e-commerce/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *