Por que as empresas devem investir em retenção de clientes?

Tempo de leitura: 5 minutos

“As empresas existem para criar e preservar seus clientes, e não para criar produtos, como muita gente imagina. Os produtos são efêmeros, os clientes não”.

A frase acima é do executivo Don Peppers, sócio fundador do Peppers & Rogers Group, uma das mais renomadas empresas de consultoria em gestão do mundo, com foco na experiência do consumidor. Essa citação, quando associada à atual realidade de empresas que enfrentam o desafio do aumento da concorrência no mercado, aponta uma alteração necessária na forma de fazer negócios e crescer com a retenção de clientes.

por-que-as-empresas-devem-investir-em-retencao-de-clientes_dito.com.br_corpo_blog

As organizações, após perceberem que o bom atendimento e personalização são fatores determinantes no momento de fechar um negócio, vêm mudando as maneiras de comunicar-se com o consumidor, visando atender aos seus anseios e expectativas. Mas você sabe como uma plataforma de marketing de retenção pode ajudar sua empresa a gerir relacionamentos  com clientes e gerar recorrência? Descubra a seguir.

Foco na retenção e não na atração

A identificação e engajamento de clientes são técnicas aplicadas desde a época em que os donos de pequenos comércios conheciam muito bem os seus compradores e tinham informações importantes sobre eles, tais como datas de aniversário, preferências de consumo e onde moravam. Com o passar do tempo, notou-se que esse relacionamento era bastante benéfico para os negócios, pois tornava os frequentadores mais fiéis às lojas.

Mesmo com a ampliação das fronteiras digitais, as empresas perceberam que a antiga maneira de tratar clientes era bastante efetiva, dando mais importância ao nível de qualidade do atendimento. Nos dias atuais, as empresas precisam se preocupar mais em manter seus clientes já existentes, ao invés de investir somente em trazer novos, pois o custo de manutenção é bem menor que o gasto com aquisição.

Nesse contexto, surge a importância de as organizações captarem mais conhecimento sobre seu público e, consequentemente, oferecerem um tratamento diferenciado a ele. Por isso, o uso de ferramentas de marketing de retenção é essencial para que as marcas interajam, de maneira simples, automática e eficaz, com seus consumidores. A partir delas, torna-se possível conhecer os hábitos dos clientes e tratá-los de forma personalizada, com produtos e serviços de acordo com suas preferências.

CTA-Blog-marque-conversa-especialista

Maiores receitas e menores custos

Ao oferecem para os seus clientes os produtos e serviços que eles desejam, as empresas se beneficiam dos menores custos envolvidos nos processos de venda, já que os recursos alocados serão direcionados apenas para as preferências de busca já detectadas. O resultado do direcionamento dos investimentos é a geração constante de novas vendas ou conversões a partir da mesma base de clientes.

Dessa forma, as verbas e esforços são gastos de forma certeira e não há perda de tempo e dinheiro na promoção de um produto ou serviço incompatível com o que o cliente deseja. Além disso, a empresa, ao se voltar integralmente ao consumidor, torna-se mais coordenada e organizada, ao passo em que todos os colaboradores trabalham em conjunto para que haja a conquista dos objetivos traçados.

Retenção de clientes e fidelização

A fidelização está inserida em um contexto muito amplo, no qual a empresa está voltada para o seu comprador. Ao seguir um conjunto de políticas que focam no cliente, a empresa consegue torná-lo um agente responsável pelas futuras transformações e mudanças nos negócios, criando assim um relacionamento de longo prazo. O cliente fiel, por estar envolvido diretamente com a empresa, é uma constante fonte de renda.

Ele mantém o consumo frequente de produtos e, quando bem atendido, os divulga voluntariamente aos amigos. Por isso, é importante que empresas de todos os portes concentrem esforços de marketing para a base existente de clientes, mantenham a perspectiva integrada, construam relações de confiança, monitorem a qualidade dos produtos e o processo de prestação de serviços e estejam disponíveis no momento em que o cliente precisar.

Os programas de relacionamento têm sido ferramentas cada vez mais utilizadas pelas pequenas organizações a fim de estabelecer vínculos duradouros e rentáveis e ganhar vantagens competitivas. Eles focam na valorização do cliente e agregam mais valor aos processos para que o comprador possa tornar-se leal e defensor da marca diante dos concorrentes, atuando como um parceiro.

Ferramenta de marketing de retenção

As tecnologias de retenção de clientes vêm ganhando espaço e se tornando mais acessíveis para empresas de todos os portes. Elas já são capazes de permitir uma convivência mais próxima da empresa com os clientes, identificando o perfil e os interesses das pessoas por meio da segmentação inteligente de dados demográficos, sociais e de comportamento de navegação e de consumo.

A partir daí, podemos direcionar ações de marketing para incentivar os clientes a retornarem para novas compras ou conversões. Com isso, é possível tratar cada pessoa como se fosse única, usando mensagens personalizadas e automáticas, que podem ser disparadas no momento certo, conforme o comportamento do consumidor. Essa é a função da plataforma de marketing de retenção da Dito.

Se quiser saber mais, marque uma conversa conosco. Podemos te mostrar como ter acesso a todos esses dados sobre seus consumidores, criar segmentos e acionar notificações automáticas para aumentar a conversão.

botao_blog_dito_pedir_demo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>