Sumário
ToggleQuando estamos falando de e-commerce, ninguém discute a importância de cadastrar os clientes, até porque precisamos ter os dados para enviar o produto e informar o consumidor sobre o andamento do pedido.
No entanto, quando lidamos com lojas físicas, esta prática não é tão comum.
Os vendedores têm receio de pedir os dados do consumidor e a própria gerência, às vezes, não prioriza isso porque as informações não são aproveitadas posteriormente.
Organizar o cadastro de clientes não é de interesse apenas do mundo online.
Os dados devem ser colhidos também nas lojas físicas, principalmente, pela necessidade de unificar as informações no CRM, já que a omnicanalidade é palavra de ordem no varejo.
Ao não cadastrar seus clientes na base, ou fazê-lo de modo incorreto e incompleto, você pode estar perdendo dinheiro e a chance de construir um relacionamento com eles.
Para se comunicar de modo personalizado e conseguir reter e fidelizar seus clientes é necessário muito trabalho, e tudo começa num cadastro bem feito.
Portanto, no post de hoje listamos os principais motivos pelo qual você deve se preocupar com isso.
A jornada do cliente é “quebrada”
Se você não cadastra os dados dos seus clientes e não mantém as interações dele com a sua marca em dia, a jornada de compra do cliente é “quebrada”, e você perde informações importantes para suas métricas e acompanhamento dos seus resultados.
Se seu cliente deu uma olhada no e-commerce e efetuou a compra na loja física, é imprescindível que esse percurso seja documentado e analisado para que você consiga entender à fundo o comportamento de compra dos seus consumidores e se comunicar de modo personalizado com eles.
Neste caso, a equação é muito simples: sem cadastro + sem dados + marketing genérico = perder dinheiro.
Relacionamento comprometido com o cliente
Sem saber por onde a jornada do seu cliente offline anda, seu relacionamento com ele ficará comprometido.
No caso de marcas que só tenham lojas físicas, não ter uma base de clientes cadastrada é ainda muito pior, pois, assim, nem mesmo terá como se comunicar com ele.
O relacionamento com o cliente é muito importante para a geração de vendas recorrentes. É a peça chave da fidelização.
Dica: Vale ressaltar que, no momento em que o cliente está efetuando uma compra em sua loja física, ele está tendo uma experiência com a sua marca, portanto evite cadastros muito longos e cansativos; você pode começar com o básico: nome, endereço, e-mail, telefone, por exemplo.
Oportunidade de gerar vendas recorrentes
Com a jornada de compra quebrada e sem um bom relacionamento com seus clientes dificilmente você conseguirá gerar vendas recorrentes e fidelizar um cliente.
Fidelizar um cliente, ainda mais nos tempos de recessão econômica de hoje em dia, é imprescindível, e nem todas as marcas dão a devida importância a isso. Do contrário, a maioria está preocupada apenas com a aquisição de clientes novos.
Aí está uma oportunidade, fazer o que poucos fazem com maestria.
Conclusão: conscientize sua equipe!
Para que você consiga esses dados é necessário que, antes de tudo, você conscientize sua equipe acerca da importância de realizar os cadastros corretamente e em todas as vendas.
Um cadastro mal feito, com informações falsas pode comprometer todas as métricas e o trabalho de retenção e engajamento com seus clientes.
Neste caso, se faz necessário um treinamento com todos os envolvidos – não somente vendedores e operadores de caixa, mas também gerentes, franquiados, etc.
Todos devem estar na mesma página e bem alinhados quanto aos dados necessários e como realizar esse cadastro sem impactar na jornada de compra do cliente.