Veja exemplos de segmentação de e-mail para a sua estratégia

O analista de CRM que planeja e automatiza as estratégias de marketing para varejistas, sabe o quanto esse trabalho é minucioso e demanda, por exemplo, a cuidadosa segmentação de e-mail e das demais campanhas.

O e-mail marketing, em especial, é uma estratégia que exige a aplicação de várias boas práticas no que tange ao timming de envio, ao copywriting, ao design, ao posicionamento de CTAs, dentre outros, entretanto, a segmentação de e-mail, provavelmente, é a mais importante.

A segmentação de e-mail, basicamente, é a definição prévia dos grupos de clientes que deverão ser impactados por cada um dos disparos. Esse planejamento garante ao varejista melhores taxas de abertura, de cliques e, principalmente, de receita influenciada por CRM.

Assim sendo e diante destes preceitos, nós trouxemos neste artigo, algumas sugestões de segmentação de e-mail que você já pode começar a usar a partir de hoje!

Vamos a elas?

Aniversariantes

Esse é um dado que você pode coletar durante o processo de checkout; momento em que os clientes estão mais engajados com a sua marca. Uma vez de posse deste dado, você estará apto a incluir aquele usuário na segmentação de e-mail por mês e/ou data de nascimento.

Sabendo que, no dia do aniversário, a tendência é que a caixa de e-mail do cliente seja “bombardeada” por diversas mensagens, uma boa estratégia é enviar a sua campanha antecipadamente, oferecendo a ele algum desconto, brinde ou cupom para compras.

Dessa forma, o consumidor poderá fazer compras para “se presentear” ou mesmo para usar nesta data especial.

Uma grande vantagem da segmentação por aniversariantes é a facilidade de automatização. Você pode criar um layout específico para este fim e definir uma regra para disparo diário para todos os clientes com aniversário no período.

Daí a diante é só mensurar a eficiência da campanha para fazer eventuais alterações.

Localização Geográfica

O direcionamento das mensagens pela localização pode gerar bons resultados se conhecermos a cultura de cada lugar.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, um cliente do interior do Rio Grande do Sul, certamente, terá um perfil diferente de alguém que vive em Recife.

Você pode utilizar dados como o CEP, estado ou cidade dos clientes para realizar envios de mensagens relevantes, no tempo certo.

As possibilidades são inúmeras, desde eventos esportivos importantes com equipes locais, passando por feriados municipais e, datas festivas do folclore da região, entre muitas outras.

Sexo

Se você trabalha com produtos específicos para os diferentes gêneros, segmentar a base entre usuários do sexo masculino e feminino é essencial.

Os consumidores estão cada vez mais habituados a receber conteúdo customizado online. Se eles compraram de você itens voltados para um gênero específico, cada vez mais eles esperam que a sua marca ofereça produtos na mesma linha.

Uma exceção a ficar atento são os consumidores que compram presentes para pessoas do sexo oposto.

Você pode avaliar a possibilidade de perguntar aos clientes que tipo de conteúdo eles desejam receber e eliminar esse tipo de distorção.

Um simples checkbox na área de preferências ou no formulário de opt-in poderá resolver a questão.

Taxa de cliques

Identifique e trate com especial atenção os clientes que gostam do seu conteúdo!

A taxa de cliques é uma métrica muito precisa relativa ao engajamento dos usuários, e, você pode criar segmentos na sua base direcionados aos consumidores que têm o hábito de clicar nos links dos seus e-mails.

Estes usuários estão, claramente, interessados no que você está oferecendo e podem ainda não ter se tornado clientes, ou não estar comprando tanto quanto poderiam. Portanto, crie ofertas atraentes para este segmento. Elas podem funcionar como o detalhe que falta para a decisão de compra.

Conversões

Em geral, os consumidores habituais têm o dobro do impacto no faturamento de uma empresa em relação àqueles que realizam a primeira compra.

Este fato, por si só, é motivo suficiente para que você crie um segmento exclusivo para os clientes recorrentes, com abordagem específica, estimulando-os à próxima compra.

Basta configurar um segmento selecionando os usuários que já compraram uma, duas ou quantas vezes você julgar conveniente durante um certo período de tempo e programar seus disparos para esta base.

Importante trazer para essas ofertas os dados sobre o comportamento online e o perfil de compra, que poderão ajudar a direcionar as mensagens.

Segmentar o e-mail marketing é simples

Como já dissemos, os consumidores estão cada vez mais seletivos e exigentes.

Mensagens promocionais costumam ser vistas como “invasivas” e pouco relevantes, então, é essencial utilizar abordagens inteligentes e personalizadas, mostrando que você realmente conhece a sua base.

Mas a necessidade de personalização não precisa e nem deve significar muitas horas a mais de trabalho.

A segmentação, a partir dos critérios citados nesse post, é uma maneira simples de criar e-mails relevantes e no tempo certo para agradar aos seus consumidores e aumentar as vendas.

Muitos ainda veem a segmentação como algo complicado e que demanda muitas horas de trabalho. E continuam a disparar e-mails a esmo, sem criar valor para os usuários e, muito menos, gerar os resultados que poderiam para a marca. Vale ressaltar que a métrica para bons resultados não deve ser taxa de abertura ou taxa de cliques, mas sim, taxa de conversão.

E agora que chegamos até aqui, para que você continue a sua jornada de aprendizado sobre segmentação, te sugerimos ler esses outros dois artigos sobre “Os 4 tipos de segmentação de mercado” e sobre “A importância da segmentação de clientes no varejo“.

Boa leitura e até breve!

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