NRF Big Show 2024: tendências na visão de especialistas
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O objetivo deste artigo é propor 04 estratégias de CRM que você pode começar a aplicar para aumentar o ticket médio no varejo.
Sumário
As táticas que vamos sugerir a seguir são embasadas pelas vivências que temos, diariamente, com mais de 350 marcas varejistas dos mais diversos setores.
Vem com a gente conferir?
O ticket médio, basicamente, é a divisão do faturamento total das vendas pelo número de vendas realizadas em um determinado período.
Em janeiro deste ano, a “Loja Z” faturou R$ 356.000,00 através de 756 vendas, logo, o resultado da divisão R$ 356.000,00 / 756 (R$ 470,89) é o ticket médio desta empresa no referido mês.
Na exemplificação acima, o ticket médio foi calculado considerando o intervalo de um mês, entretanto, se fizer sentido para a sua estratégia, você pode calculá-lo por dia, semana, quinzena e etc.
Esse KPI é bastante relevante, afinal, por meio dele, será possível responder quem são os seus melhores (ou piores) clientes, quais canais de comercialização têm melhor desempenho, quais produtos são mais rentáveis, dentre outros.
Confira as estratégias que melhor performam entre os clientes da Dito CRM.
Uma das estratégias mais exploradas pelos varejistas que atendemos é o “combo de produtos complementares”.
Nesse sentido, você pode segmentar no seu CRM para o varejo, pessoas que compraram há “X meses” em uma determinada categoria de produto e enviar para elas um e-mail marketing com duas sugestões de combos.
Agrupe na ferramenta de CRM, mulheres, de 25 a 35 anos, que há 3 meses compraram na categoria “Blusas”.
Feito isso, no e-mail, apresente blusas similares às compradas por elas anteriormente, porém, mostrando que na compra de uma nova blusa + acessório + short ou blusa + calça + sapato, um benefício muito especial será cedido.
Essa proposta é similar a anterior, mas aqui, o segundo produto pode ser igual ao primeiro.
Na compra de 1 blusa, leve outra de graça. Ou adquirindo uma calça, a segunda sai com X% de desconto.
A ideia é parecida, contudo, cuidado na hora da segmentação de clientes. Garanta que o grupo que recebeu o “combo de produtos” não seja impactado, ao mesmo tempo, pela campanha “compre 1, leve 2”.
E muita atenção também na hora de calcular a sua margem de lucro. Leve em conta todos os custos envolvidos nesta operação, inclusive, para a criação das ações promocionais.
Outra estratégia muito eficaz para aumentar o ticket médio no varejo é ceder cashback para os clientes.
Ofereça esse benefício, porém, gere senso de urgência no consumidor. Alerte que o valor recebido de volta irá expirar num curto espaço de tempo (30 dias, por exemplo), então, estimule o cliente a voltar o quanto antes.
Quando o consumidor regressar para gastar o cashback acumulado, treine o time de vendas para oferecer produtos com preço mais elevado, além de reforçar que quanto mais for gasto, novamente, mais cashback será disponibilizado.
Lembre-se que quando falamos sobre estratégias de CRM Marketing, o objetivo nem sempre é vender. Campanhas de relacionamento são cruciais, especialmente, para os clientes com ticket médio mais alto.
Para ilustrar, aqui na Dito, nós já presenciamos varejistas convidando os melhores clientes da marca para festas exclusivas onde, em tese, entram só colaboradores e franqueados.
Ou empresas que enviam “mimos” para a casa do cliente, somente para agradecer pelo carinho com a marca. Esse tipo de ação pode até não produzir resultados imediatos, todavia, contribuirá para maximizar a retenção.
Agora que você conferiu as nossas 04 sugestões de estratégias para aumentar o ticket médio no varejo, te aconselhamos a ler outro artigo aqui do blog sobre indicadores de CRM que todo varejista deve acompanhar.
Esse conteúdo irá complementar o seu conhecimento sobre essa temática, além de te ajudar a gerenciar melhor a sua estratégia de marketing omnichannel.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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u tinha muito preconceito com essas estratégias… vc me fez repensar.
Boa tarde, Junior! Muito legal ler o seu feedback! Agradeço em nome da Dito.