Se você não pegou a referência do título deste artigo, nós te explicamos! Ontem, dia 20/07, dois grandes sucessos estrearam nas “telonas”. Foram eles os filmes “Barbie” e “Oppenheimer”.
O nosso objetivo aqui não é comentar ou criticar essas obras, mas sim, analisar o impacto de lançamentos como estes para o varejo brasileiro.
Nós percebemos essa necessidade, pois o que parecia ser algo que repercutiria somente no faturamento dos cinemas, de repente, refletiu nas lojas de roupas, de brinquedos, nas livrarias, nos restaurantes, dentre outros.
Para exemplificar, conforme o Google Trends, veja como termos de busca relacionados à produtos que envolvem a temática dos filmes, começaram a ser mais pesquisados à medida que a data de estreia se aproximava:
Outro dado notável vem do relatório “Year in Fashion”, mencionado pelo site Consumidor Moderno. Em junho de 2022, quando foram divulgadas fotos da atriz Margot Robbie personificando a boneca Barbie, houve um aumento de 416% nas pesquisas por “roupas na cor rosa”.
Uma vez que o “pink hype” tomou conta do mundo, muitos varejistas passaram a explorar essa oportunidade e a executar diversas ações em ambientes físicos e virtuais, visando maximizar os lucros.
Lojas de departamentos, como C&A, Renner e Riachuelo, desenvolveram coleções exclusivas, que esgotaram num piscar de olhos.
Lojas de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos não ficaram para trás.
O varejo de alimentos também “surfou nessa onda”.
E os primeiros resultados já estão aparecendo!
Conforme matéria publicada no site O GLOBO, antes mesmo da estreia, a varejista Ri Happy já havia registrado um giro médio de 20% nos itens distribuídos pela Mattel.
“Segundo a loja, a coleção de produtos inspirada no filme vem sendo bem recebida”.
Como “Barbie” já foi lançado, é pouco provável que você consiga, em tempo hábil, criar campanhas e ainda lucrar com esse filme, entretanto, isso não significa que lançamentos futuros não possam ser explorados.
O segredo para aumentar as vendas, tal como as marcas que citamos acima, é se planejar previamente.
Uma ação inicial, como mapear todos os curta e longas-metragens que serão divulgados nos próximos 12 meses, é o primeiro passo.
Feito isso, busque estudar quais são as audiências que irão “consumir” esses conteúdos e analise se elas fazem parte do seu público-alvo.
Caso façam, levante na sua plataforma de CRM as características e comportamentos de compra dessas pessoas para saber quais ações de marketing farão sentido.
Ciente de quais campanhas realizar e dos canais que serão “atacados”, não deixe de apresentar o seu planejamento para o Financeiro, afinal, sem orçamento disponível, a sua proposta não sairá do campo das ideias.
Para reduzir os custos operacionais, uma solução interessante é tentar fazer as famosas collabs entre marcas. Essa ação, além de, possivelmente, minimizar o investimento, traz como benefício o alcance de públicos nunca antes atingidos.
Assim como as campanhas de marketing, é crucial que você prepare o seu estoque para um possível crescimento repentino de pedidos. Essa organização deve considerar as semanas anteriores e seguintes ao lançamento do filme.
E como sugestão final, crie um “comitê de crise”, afinal, se o filme não cair no gosto dos telespectadores ou até decepcioná-los, será imprescindível haver profissionais preparados para lidar com os haters.
E então, o que achou deste artigo e destas dicas? Deixe a sua opinião nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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