No atual contexto do varejo, é essencial fomentar a cultura do marketing orientado por dados.
Sumário
Contar com ferramentas robustas e executar estratégias como o benchmarking, é crucial para o varejista que precisa otimizar as suas campanhas e aumentar a taxa de recompra.
Perante esses fatos, neste artigo, nós vamos explicar o que é benchmarking, tal como sugerir alguns caminhos para começar a explorar esse método de geração de conhecimento.
Vem com a gente conferir?
A palavra é oriunda de “benchmark”, que significa “referência”.
A prática do benchmarking nada mais é do que pesquisar, analisar e monitorar marcas concorrentes do mesmo setor.
A proposta é avaliar as ações da concorrência, suas estratégias, seus produtos, serviços, inovações, atendimento e experiência como um todo.
Todo esse processo, que envolve inteligência de mercado, dados e interpretação das informações adquiridas, serve para mapear tanto tendências quanto demandas de mercado.
Além disso, como mencionado, é importante entender se o que está sendo feito por outras empresas do mesmo segmento serve de referência.
Está dando certo? O mercado está reagindo bem? O público está sendo receptivo? Há críticas ou reclamações sobre a marca analisada?
A partir daí, a sua marca pode desenvolver iniciativas para competir de forma robusta e estratégica com a concorrência.
Assim como toda estratégia, o primeiro passo é entender qual é o objetivo da sua marca utilizando o benchmarking.
Dessa forma, haverá maior direcionamento em relação aos próximos passos e como percorrê-los. Veja na sequência os quatro tipos de benchmarking e seus objetivos.
Avaliar marcas que disputam o mesmo mercado com os mesmos produtos (concorrência direta), utilizando-as como referência.
Nestes casos, é fundamental acompanhar e monitorar dados oficiais divulgados pelos concorrentes.
Analisar processos de concorrentes indiretos (ainda que sejam do mesmo segmento), ou até mesmo de marcas que não concorrem entre si.
A ideia é entender possíveis pontos de melhoria nesse comparativo.
A proposta dessa prática é avaliar as diversas áreas dentro de uma mesma marca e comparar a produtividade e os resultados.
Avaliar processos inerentes a qualquer negócio, independente de semelhanças de produto ou mercado. Exemplo: gestão de pessoas.
Com o seu objetivo definido, hora de colocar a mão na massa.
Para obter o melhor aproveitamento do benchmarking, nos listamos alguns pontos de atenção:
Aqui na Dito CRM, visando facilitar a “vida” dos clientes, nós desenvolvemos dentro do nosso Super APP uma tela específica para benchmarking.
Nesta tela, os usuários do CRM tem a possibilidade de comparar os seus resultados com os de outras marcas do mesmo segmento.
Dentre as comparações disponíveis, é possível analisar, por exemplo, a qualidade do cadastro de clientes em relação às outras empresas do mesmo setor. Ou ainda, poderá contrapor outros indicadores, como:
Para que o dashboard de Benchmarks funcione, a Dito usa informações da sua própria base de dados, a fim de mostrar de maneira visual, como o varejista está posicionado e desempenhando.
Nesta base, há mais de 1 bilhão de dados de mais de 210 varejistas.
Somando isso ao fato que a Dito é líder no mercado de varejo e já mapeou mais de 5 bilhões de comportamentos de 174 milhões de clientes, o conhecimento gerado pelo dashboard de Benchmarks é muito rico.
Bem interessante, não é?
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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