Saiba tudo sobre ticket médio no e-commerce
Umas das principais métricas para se acompanhar é o ticket médio do e-commerce. Trata-se de um indicador utilizado para saber, em média, quanto os clientes…
Se você deseja descobrir como aumentar o LTV, siga a leitura deste artigo, pois nós vamos apresentar algumas estratégias para conseguir fazer isso.
Sumário
As propostas sugeridas aqui são embasadas pela nossa experiência prática atendendo mais de 350 clientes do varejo brasileiro.
Vem comigo conferir?
Se você almeja aumentar o Lifetime Value, o primeiro passo é descobrir o que é sucesso para os consumidores da sua marca.
Nenhum cliente compra um produto apenas por comprar. No fundo, o que ele realmente quer, é ter “sucesso” em alguma área da vida.
Exemplificando, para uma pessoa que vive comprando ternos, “sucesso” pode ser chegar aos eventos da empresa e ser sempre reconhecida como a mais elegante.
Para o adolescente que adquiriu um smartphone com câmera de última geração, “sucesso” é ganhar mais seguidores no TikTok.
Já para a mãe que comprou os melhores materiais escolares para os filhos, “sucesso” é vê-los passar de ano com as maiores notas.
Se a sua marca descobrir o que é sucesso para cada segmento de clientes, você saberá, exatamente, como dialogar com eles.
E se a conversa é direcionada (personalizada), aumentam as chances de recompras recorrentes e de, consequentemente, do LTV evoluir. “A conta é simples” e várias empresas do varejo já sabem como fazê-la.
Para aumentar o Lifetime Value, é crucial que o varejista configure e automatize campanhas de cross-selling.
O cross-selling é uma técnica na qual o objetivo é ofertar para o consumidor “produtos complementares” ao do pedido anterior.
O cliente foi à loja da “Marca X” e comprou uma camisa social. Alguns dias depois, a empresa enviou para ele um e-mail marketing com sugestões de gravatas que combinam com a camisa recém adquirida.
Se essa estratégia for aplicada com a frequência certa, ela manterá o cliente ativo por mais tempo e isso é sinônimo de um LTV maior.
Além da definição da ação promocional, seja estratégico também na seleção do canal de abordagem, afinal, o e-mail é uma boa ideia, mas muitas campanhas performam melhor por WhatsApp ou até via SMS.
As marcas que querem aumentar o LTV precisam, obrigatoriamente, fazer o pós-venda e ouvir o cliente regularmente.
Para isso, é sugerido configurar pesquisas CSAT e NPS. Através delas, você terá acesso a possíveis feedbacks negativos e a oportunidade de tratá-los antes que o consumidor “desista” dos seus produtos e pare de comprar.
Os varejistas que têm o LTV mais elevado, acompanham de forma recorrente as movimentações dos consumidores na Matriz RFV.
Personalizar estratégias “agressivas” para grupos como “Need Attention”, “Can’t Lose Them” e “Hibernating”, é essencial para não deixar clientes inativarem e, por conseguinte, baixar o LTV.
Para executar as estratégias que foram propostas neste artigo, é fundamental contar com um CRM para Varejo que ofereça todas as possibilidades mencionadas. E neste sentido, sugerimos que você conheça a plataforma da Dito.
A Dito tem mais de 17 anos de experiência atendendo varejistas de todos os segmentos, então é a melhor parceira a sua marca. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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