Se você deseja descobrir como aumentar o LTV, siga a leitura deste artigo, pois nós vamos apresentar algumas estratégias para conseguir fazer isso.

Mas antes, nós gostaríamos de avisar que aqui no Blog há um artigo introdutório que explica o que é o LTV e como calculá-lo.

Portanto, caso tenha “caído de paraquedas” neste texto, sugerimos fazer a leitura prévia deste outro conteúdo, ok?

No entanto, se você já sabe o que é o Lifetime Value, vamos em frente e veja algumas táticas que já testamos para melhorar esse KPI.

O que é “sucesso” para o seu cliente?

Se você almeja maximizar o Lifetime Value, o primeiro passo é descobrir o que é sucesso para os consumidores da sua marca.

Nenhum cliente compra um produto apenas por comprar. No fundo, o que ele realmente quer, é ter “sucesso” em alguma área da vida.

Exemplificando, para uma pessoa que vive comprando ternos, “sucesso” pode ser chegar aos eventos da empresa e ser sempre reconhecida como a mais elegante.

Para o adolescente que adquiriu um smartphone com câmera de última geração, “sucesso” é ganhar mais seguidores no TikTok.

Já para a mãe que comprou os melhores materiais escolares para os filhos, “sucesso” é vê-los passar de ano com as maiores notas.

Se a sua marca descobrir o que é sucesso para cada segmento de clientes, você saberá, exatamente, como dialogar com eles.

E se a conversa é direcionada (personalizada), aumentam as chances de recompras recorrentes e de, consequentemente, do LTV evoluir.

“A conta é simples” e várias empresas do varejo já sabem como fazê-la. Para ilustrar, clique aqui e leia uma história do Víssimo Group.

Estratégias de cross-selling

Para aumentar o Lifetime Value, é crucial que o varejista configure e automatize campanhas de cross-selling.

O cross-selling é uma técnica na qual o objetivo é ofertar para o consumidor “produtos complementares” ao do pedido anterior.

Exemplo: o cliente foi à loja da “Marca X” e comprou uma camisa social. Alguns dias depois, a empresa enviou para ele um e-mail marketing com sugestões de gravatas que combinam com a camisa recém adquirida.

Se essa estratégia for aplicada com a frequência certa, ela manterá o cliente ativo por mais tempo e isso é sinônimo de um LTV maior.

Além da definição da ação promocional, seja estratégico também na seleção do canal de abordagem, afinal, o e-mail é uma boa ideia, mas muitas campanhas performam melhor por WhatsApp ou até via SMS.

Pós-venda e pesquisas de opinião

As marcas que querem aumentar o LTV precisam, obrigatoriamente, fazer o pós-venda e ouvir o cliente regularmente.

Para isso, é sugerido configurar pesquisas CSAT e NPS.

Através delas, você terá acesso a possíveis feedbacks negativos e a oportunidade de tratá-los antes que o consumidor “desista” dos seus produtos e pare de comprar.

Matriz RFV

Os varejistas que têm o LTV mais elevado, acompanham de forma recorrente as movimentações dos consumidores na Matriz RFV.

Personalizar estratégias “agressivas” para grupos como “Need Attention”, “Can’t Lose Them” e “Hibernating”, é essencial para não deixar clientes inativarem e, por conseguinte, baixar o LTV.

CRM para Varejo

Para executar as estratégias que foram propostas neste artigo, é fundamental contar com um CRM para Varejo que ofereça todas as possibilidades mencionadas.

E neste sentido, sugerimos que você conheça a ferramenta da Dito.

A Dito tem mais de 15 anos de experiência atendendo varejistas de todos os segmentos, então é a melhor parceira a sua marca.

Visite o site, preencha o formulário de contato e peça uma demonstração gratuita.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Até breve!

Postagens similares

Como aumentar o LTV no Varejo

Como aumentar o LTV no varejo? Confira!

Se você deseja descobrir como aumentar o LTV, siga a leitura deste artigo, pois nós vamos apresentar algumas estratégias para conseguir fazer isso.

Mas antes, nós gostaríamos de avisar que aqui no Blog há um artigo introdutório que explica o que é o LTV e como calculá-lo.

Portanto, caso tenha “caído de paraquedas” neste texto, sugerimos fazer a leitura prévia deste outro conteúdo, ok?

No entanto, se você já sabe o que é o Lifetime Value, vamos em frente e veja algumas táticas que já testamos para melhorar esse KPI.

O que é “sucesso” para o seu cliente?

Se você almeja maximizar o Lifetime Value, o primeiro passo é descobrir o que é sucesso para os consumidores da sua marca.

Nenhum cliente compra um produto apenas por comprar. No fundo, o que ele realmente quer, é ter “sucesso” em alguma área da vida.

Exemplificando, para uma pessoa que vive comprando ternos, “sucesso” pode ser chegar aos eventos da empresa e ser sempre reconhecida como a mais elegante.

Para o adolescente que adquiriu um smartphone com câmera de última geração, “sucesso” é ganhar mais seguidores no TikTok.

Já para a mãe que comprou os melhores materiais escolares para os filhos, “sucesso” é vê-los passar de ano com as maiores notas.

Se a sua marca descobrir o que é sucesso para cada segmento de clientes, você saberá, exatamente, como dialogar com eles.

E se a conversa é direcionada (personalizada), aumentam as chances de recompras recorrentes e de, consequentemente, do LTV evoluir.

“A conta é simples” e várias empresas do varejo já sabem como fazê-la. Para ilustrar, clique aqui e leia uma história do Víssimo Group.

Estratégias de cross-selling

Para aumentar o Lifetime Value, é crucial que o varejista configure e automatize campanhas de cross-selling.

O cross-selling é uma técnica na qual o objetivo é ofertar para o consumidor “produtos complementares” ao do pedido anterior.

Exemplo: o cliente foi à loja da “Marca X” e comprou uma camisa social. Alguns dias depois, a empresa enviou para ele um e-mail marketing com sugestões de gravatas que combinam com a camisa recém adquirida.

Se essa estratégia for aplicada com a frequência certa, ela manterá o cliente ativo por mais tempo e isso é sinônimo de um LTV maior.

Além da definição da ação promocional, seja estratégico também na seleção do canal de abordagem, afinal, o e-mail é uma boa ideia, mas muitas campanhas performam melhor por WhatsApp ou até via SMS.

Pós-venda e pesquisas de opinião

As marcas que querem aumentar o LTV precisam, obrigatoriamente, fazer o pós-venda e ouvir o cliente regularmente.

Para isso, é sugerido configurar pesquisas CSAT e NPS.

Através delas, você terá acesso a possíveis feedbacks negativos e a oportunidade de tratá-los antes que o consumidor “desista” dos seus produtos e pare de comprar.

Matriz RFV

Os varejistas que têm o LTV mais elevado, acompanham de forma recorrente as movimentações dos consumidores na Matriz RFV.

Personalizar estratégias “agressivas” para grupos como “Need Attention”, “Can’t Lose Them” e “Hibernating”, é essencial para não deixar clientes inativarem e, por conseguinte, baixar o LTV.

CRM para Varejo

Para executar as estratégias que foram propostas neste artigo, é fundamental contar com um CRM para Varejo que ofereça todas as possibilidades mencionadas.

E neste sentido, sugerimos que você conheça a ferramenta da Dito.

A Dito tem mais de 15 anos de experiência atendendo varejistas de todos os segmentos, então é a melhor parceira a sua marca.

Visite o site, preencha o formulário de contato e peça uma demonstração gratuita.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Até breve!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *