Capturar leads é relativamente fácil, porém, como conseguir leads qualificados?
A proposta deste artigo é responder a pergunta acima, sendo que vamos apresentar desde os passos iniciais mais básicos, até estratégias avançadas que vão envolver multissetores da empresa.
Vem com a gente descobrir este roteiro para melhorar a qualidade dos leads que você capta?
Com certeza você já sabe o que é uma Persona, tal como compreende o conceito de ICP (Ideal Customer Profile).
Todavia, a sua equipe, realmente, se baseia em ambos para formatar as ações de marketing e criar os formulários de captura de leads?
E mais, a sua Persona e o seu ICP estão atualizados e baseados em dados? Questionamos estes pontos, pois, várias marcas varejistas afirmam que “sim” quando, na verdade, a resposta é um grande “não”.
E não tenha medo de admitir se este é o seu cenário atual. O importante é tomar uma ação rápida sobre ele.
Aqui na Dito, por exemplo, nós já passamos por isso, entretanto, “arregaçamos as mangas”, entrevistamos clientes, atualizamos tudo e disseminamos internamente a cultura de direcionar qualquer esforço embasados pela Persona e ICP.
Assim sendo, faça o mesmo, afinal, se você não tiver esse direcionamento mínimo, todas as suas campanhas de atração e formulários de captura serão incoerentes.
Uma vez ciente de qual é o público-alvo, o próximo passo é planejar quais são os melhores canais para abordá-lo, tal como as campanhas mais apropriadas.
Para conseguir leads qualificados, o varejo tem seguido a tendência de apostar no marketing de influência (influenciadores digitais), nas mídias pagas (Google e Facebook ADS) e, até mesmo, em estratégias que envolvam cashback.
Mas não tome isso como “receita de bolo”. O que é “melhor” varia de negócio para negócio, concorda?
Portanto, quando tiver em vista os canais e mídias que serão “atacados” pela sua marca, desenvolva com bastante “carinho” os conteúdos visuais e copys que serão utilizados.
Lembrando que formatos e estilos costumam variar de canal para canal, assim como para cada segmento de público que será impactado.
Nesse sentido, reserve uma parte do seu orçamento para realizar testes A/B a fim de compreender o que funciona mais ou menos.
Aqui está o momento ondeboa parte dos varejistas errade forma recorrente. As falhas mais cometidas na hora de criar formulários de captura são:
Identificou algum desses erros por aí?
Em caso positivo, aqui vai um conselho! Para saber qual informação solicitar (ou não) em um formulário, converse com o seu departamento comercial e/ou com vendedores de loja física.
Essas pessoas, por estarem em contato direto com os clientes, saberão dizer quais informações ajudam a entender quem são os “melhores” ou “piores” consumidores da marca, logo, esses dados podem virar perguntas de um formulário que apoiarão na priorização ou descarte de leads.
Além dos passos acima, seguem outras sugestões finais que te ajudarão a conseguir leads qualificados:
E então, gostou destas propostas?
Para finalizar este artigo te sugerimos continuar a sua jornada do saber, baixando agora, gratuitamente, o nosso e-book sobre como será o e-commerce do futuro. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Você sabia que, em média, as empresas perdem cerca de 20% dos clientes anualmente apenas por não ter um bom atendimento? Portanto, entender como fidelizar…
Marketing boca a boca é uma estratégia baseada em recomendações espontâneas de consumidores satisfeitos. No varejo, ele potencializa a retenção, reduz o CAC e fortalece…
A integração de dados omnichannel centraliza informações dos canais e gera insights sobre comportamento de compra, canais preferidos e frequência. Esses dados permitem personalizar a…
O marketing de experiência busca melhorar a jornada do consumidor e reforçar a marca no varejo por meio de vivências únicas. O objetivo é colocar…
Dado o primeiro passo de identificar os clientes, muitos gestores enfrentam dificuldades em conectar-se com eles no momento e no formato corretos para engaja-los e…
O funil de vendas é uma metodologia que visa mapear o “caminho” que um usuário faz, desde o ponto onde ele percebe uma “dor” até…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.