Confira algumas estratégias para conseguir mais leads qualificados!

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Carlos Nascimento
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Capturar leads é relativamente fácil, porém, como conseguir leads qualificados? 

A proposta deste artigo é responder a pergunta acima, sendo que vamos apresentar desde os passos iniciais mais básicos, até estratégias avançadas que vão envolver multissetores da empresa.

Vem com a gente descobrir este roteiro para melhorar a qualidade dos leads que você capta?

Persona e ICP

Com certeza você já sabe o que é uma Persona, tal como compreende o conceito de ICP (Ideal Customer Profile).

Todavia, a sua equipe, realmente, se baseia em ambos para formatar as ações de marketing e criar os formulários de captura de leads?

E mais, a sua Persona e o seu ICP estão atualizados e baseados em dados? Questionamos estes pontos, pois, várias marcas varejistas afirmam que “sim” quando, na verdade, a resposta é um grande “não”.

E não tenha medo de admitir se este é o seu cenário atual. O importante é tomar uma ação rápida sobre ele.

Aqui na Dito, por exemplo, nós já passamos por isso, entretanto, “arregaçamos as mangas”, entrevistamos clientes, atualizamos tudo e disseminamos internamente a cultura de direcionar qualquer esforço embasados pela Persona e ICP.

Assim sendo, faça o mesmo, afinal, se você não tiver esse direcionamento mínimo, todas as suas campanhas de atração e formulários de captura serão incoerentes.

Canais e campanhas de marketing

Uma vez ciente de qual é o público-alvo, o próximo passo é planejar quais são os melhores canais para abordá-lo, tal como as campanhas mais apropriadas.

Para conseguir leads qualificados, o varejo tem seguido a tendência de apostar no marketing de influência (influenciadores digitais), nas mídias pagas (Google e Facebook ADS) e, até mesmo, em estratégias que envolvam cashback.

Mas não tome isso como “receita de bolo”. O que é “melhor” varia de negócio para negócio, concorda?

Portanto, quando tiver em vista os canais e mídias que serão “atacados” pela sua marca, desenvolva com bastante “carinho” os conteúdos visuais e copys que serão utilizados.

Lembrando que formatos e estilos costumam variar de canal para canal, assim como para cada segmento de público que será impactado.

Nesse sentido, reserve uma parte do seu orçamento para realizar testes A/B a fim de compreender o que funciona mais ou menos.

Formulários de Captura

Aqui está o momento onde boa parte dos varejistas erra de forma recorrente. As falhas mais cometidas na hora de criar formulários de captura são:

  1. Disponibilizar um benefício excelente em formulários super curtos, que solicitam, basicamente, nome e e-mail;
  1. O contrário do tópico acima: um brinde irrisório em formulários muito extensos, que pedem o preenchimento de dados em demasia;
  1. Colocar no formulário campos que não agregam em nada na qualificação do lead;
  1. Dar um nome ao campo do formulário que permite dupla interpretação ou que abre brechas para respostas sem sentido (ou fakes);
  1. Burocratizar o acesso ao benefício que será dado ao preencher o formulário (Exemplo: dupla verificação com e-mail ou SMS);
  1. Criar um pop-up pouco atrativo ou uma Landing Page que não oferece uma experiência intuitiva e objetiva para o usuário;

Identificou algum desses erros por aí?

Em caso positivo, aqui vai um conselho! Para saber qual informação solicitar (ou não) em um formulário, converse com o seu departamento comercial e/ou com vendedores de loja física.

Essas pessoas, por estarem em contato direto com os clientes, saberão dizer quais informações ajudam a entender quem são os “melhores” ou “piores” consumidores da marca, logo, esses dados podem virar perguntas de um formulário que apoiarão na priorização ou descarte de leads.

Sugestões finais

Além dos passos acima, seguem outras sugestões finais que te ajudarão a conseguir leads qualificados:

  • Preencha as descrições de produtos do e-commerce de forma completa e clara;
  • Entenda o comportamento de busca dos seus leads em potencial e selecione palavras-chave estratégicas para explorar no marketing de conteúdo ou em mídia paga;
  • Invista numa plataforma de CRM para fazer a gestão e segmentação dos leads angariados;
  • Faça a curadoria dos conteúdos que vão para as suas mídias sociais. Muitas vezes, os varejistas não conseguem conversões de leads nestes canais, pois os materiais publicados neles são pouco customizados;

E então, gostou destas propostas? Conta pra gente a sua opinião no campo de comentários abaixo.

Carlos Nascimento

Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.

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