Veja 3 importantes estatísticas sobre e-commerce!
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Sumário
Se você deseja aprender mais sobre como divulgar uma loja virtual no Instagram, siga a leitura, pois, neste artigo, nós vamos trazer alguns insights valiosos que vão te ajudar a dar os primeiros passos.
Segundo a Opinion Box, o Instagram já conta com 2 bilhões de usuários, sendo que, somente no Brasil, temos, aproximadamente, 99 milhões de pessoas usando o APP todos os dias.
Perante esses dados, fica claro o poder desta mídia, então, você está certíssimo em querer promover o seu e-commerce por lá. Dito isso, confira as nossas sugestões para divulgar a sua loja virtual neste canal.
Muitos varejistas acreditam que para se destacar no Instagram é preciso “reinventar a roda”, contudo, muitas vezes, se inspirar em quem já faz um trabalho exemplar, facilita tudo.
Nesse sentido, há diversas marcas que você pode “espiar” para se planejar e definir o seu roteiro. No setor de produtos para casa, por exemplo, acompanhe o Leonardo Arruda da Decor Colors e a Espaço Smart.
No segmento da Moda, aconselhamos a investigar a FARM, a Animale, a Chilli Beans e a Swarovski. Na área de alimentos, a Domino’s Pizza Brasil vai te gerar boas ideais.
Nestes perfis que citamos, busque analisar, especialmente, como essas marcas construíram a BIO, as legendas das postagens e selecionaram as hashtags.
Observe os padrões de cores das imagens, os conteúdos dos Reels e, tudo o que se encaixar na sua realidade, não hesite em levar para o seu negócio.
Quando uma loja virtual é “jovem”, um dos primeiros desafios é atrair tráfego qualificado. E, neste aspecto, estabelecer parcerias com os nano e micro influenciadores é uma excelente ideia.
Eles, justamente por ainda não estarem no “hall” dos grandes influencers, são mais maleáveis, aceitando trocar divulgações por produtos (permuta) ou por cachês mais acessíveis.
E não se engane acreditando que pelo fato da base de seguidores deles ser menor, a sua marca não terá resultado.
Nano e micro influenciadores, geralmente, tem taxas de engajamento altas, logo, o conteúdo deles pode atrair o público certo para a sua loja, ou seja, pessoas que realmente fecharão pedidos.
A sua loja virtual pode até crescer de forma orgânica (sem custo), no entanto, para acelerar as vendas e o alcance das suas publicações, é crucial destinar parte do seu orçamento para fazer anúncios pagos via Meta ADS (Facebook e Instagram).
Para isso, contar com o apoio de um especialista no assunto é fundamental. Te aconselhamos, fortemente, a não patrocinar posts simplesmente para ganhar likes.
Dentro do Meta ADS, há campanhas específicas para direcionar o público para o e-commerce, então, receber a consultoria de quem sabe configurá-las, é o melhor caminho.
Promover a cultura da sua marca no Instagram é primordial, então, você deve se concentrar em agregar valor ao seu logo e aos seus produtos. Uma boa dica é postar fotos que remetam a estilos de vida.
Use cenários inspiradores e modelos para que seus seguidores visualizem seus produtos em um contexto. Segundo o Entrepreneur, grandes marcas como a Nike, utilizam esse conceito em 60% das publicações. Para isso, a estratégia de live commerce pode surtir muito efeito.
Para concluir este artigo, lembre-se que para sobressair no Instagram e divulgar a sua loja virtual com qualidade, é essencial ter recorrência e consistência nas publicações.
Portanto, crie um calendário de conteúdos para os dias da semana em que for postar, escreva as pautas e as legendas. E se necessário, busque o apoio de Designers e/ou Analistas de Social Media, ok?
E agora, conta pra gente nos comentários o que achou deste artigo. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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