Como divulgar uma loja virtual no Instagram? Confira!

Se você deseja aprender mais sobre como divulgar uma loja virtual no Instagram, siga a leitura, pois, neste artigo, nós vamos trazer alguns insights valiosos que vão te ajudar a dar os primeiros passos.

Segundo a Opinion Box, o Instagram já conta com 2 bilhões de usuários, sendo que, somente no Brasil, temos, aproximadamente, 99 milhões de pessoas usando o APP todos os dias.

Perante esses dados, fica claro o poder desta mídia, então, você está certíssimo em querer promover o seu e-commerce por lá.

Dito isso, confira as nossas sugestões para divulgar a sua loja virtual neste canal.

Inicie pelo benchmark

Muitos varejistas acreditam que para se destacar no Instagram é preciso “reinventar a roda”, contudo, muitas vezes, se inspirar em quem já faz um trabalho exemplar, facilita tudo.

Nesse sentido, há diversas marcas que você pode “espiar” para se planejar e definir o seu roteiro.

No setor de produtos para casa, por exemplo, acompanhe o Leonardo Arruda da Decor Colors e a Espaço Smart.

No segmento da Moda, aconselhamos a investigar a FARM, a Animale, a Chilli Beans e a Swarovski.

Na área de alimentos, a Domino’s Pizza Brasil vai te gerar boas ideais.

Nestes perfis que citamos, busque analisar, especialmente, como essas marcas construíram a BIO, as legendas das postagens e selecionaram as hashtags.

Observe os padrões de cores das imagens, os conteúdos dos Reels e, tudo o que se encaixar na sua realidade, não hesite em levar para o seu negócio.

Parcerias com nano e micro influenciadores

Quando uma loja virtual é “jovem”, um dos primeiros desafios é atrair tráfego qualificado.

E, neste aspecto, estabelecer parcerias com os nano e micro influenciadores é uma excelente ideia.

Eles, justamente por ainda não estarem no “hall” dos grandes influencers, são mais maleáveis, aceitando trocar divulgações por produtos (permuta) ou por cachês mais acessíveis.

E não se engane acreditando que pelo fato da base de seguidores deles ser menor, a sua marca não terá resultado.

Nano e micro influenciadores, geralmente, tem taxas de engajamento altas, logo, o conteúdo deles pode atrair o público certo para a sua loja, ou seja, pessoas que realmente fecharão pedidos.

Meta ADS

A sua loja virtual pode até crescer de forma orgânica (sem custo), no entanto, para acelerar as vendas e o alcance das suas publicações, é crucial destinar parte do seu orçamento para fazer anúncios pagos via Meta ADS (Facebook e Instagram).

Para isso, contar com o apoio de um especialista no assunto é fundamental.

Te aconselhamos, fortemente, a não patrocinar posts simplesmente para ganhar likes.

Dentro do Meta ADS, há campanhas específicas para direcionar o público para o e-commerce, então, receber a consultoria de quem sabe configurá-las, é o melhor caminho.

Cultura de marca

Promover a cultura da sua marca no Instagram é primordial, então, você deve se concentrar em agregar valor ao seu logo e aos seus produtos.

Uma boa dica é postar fotos que remetam a estilos de vida.

Use cenários inspiradores e modelos para que seus seguidores visualizem seus produtos em um contexto. Segundo o Entrepreneur, grandes marcas como a Nike, utilizam esse conceito em 60% das publicações.

Para isso, a estratégia de live commerce pode surtir muito efeito.

Recorrência e Consistência

Para concluir este artigo, lembre-se que para sobressair no Instagram e divulgar a sua loja virtual com qualidade, é essencial ter recorrência e consistência nas publicações.

Portanto, crie um calendário de conteúdos para os dias da semana em que for postar, escreva as pautas e as legendas. E se necessário, busque o apoio de Designers e/ou Analistas de Social Media, ok?

E agora, caso queira continuar a sua jornada de aprendizado sobre um tema correlato, sugerimos a leitura de outro artigo aqui do Blog sobre “Como aumentar as vendas do e-commerce“.

Quando finalizar, conta pra gente nos comentários o que achou. Até breve!

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Segundo a Opinion Box, o Instagram já conta com 2 bilhões de usuários, sendo que, somente no Brasil, temos, aproximadamente, 99 milhões de pessoas usando o APP todos os dias.

Perante esses dados, fica claro o poder desta mídia, então, você está certíssimo em querer promover o seu e-commerce por lá.

Dito isso, confira as nossas sugestões para divulgar a sua loja virtual neste canal.

Inicie pelo benchmark

Muitos varejistas acreditam que para se destacar no Instagram é preciso “reinventar a roda”, contudo, muitas vezes, se inspirar em quem já faz um trabalho exemplar, facilita tudo.

Nesse sentido, há diversas marcas que você pode “espiar” para se planejar e definir o seu roteiro.

No setor de produtos para casa, por exemplo, acompanhe o Leonardo Arruda da Decor Colors e a Espaço Smart.

No segmento da Moda, aconselhamos a investigar a FARM, a Animale, a Chilli Beans e a Swarovski.

Na área de alimentos, a Domino’s Pizza Brasil vai te gerar boas ideais.

Nestes perfis que citamos, busque analisar, especialmente, como essas marcas construíram a BIO, as legendas das postagens e selecionaram as hashtags.

Observe os padrões de cores das imagens, os conteúdos dos Reels e, tudo o que se encaixar na sua realidade, não hesite em levar para o seu negócio.

Parcerias com nano e micro influenciadores

Quando uma loja virtual é “jovem”, um dos primeiros desafios é atrair tráfego qualificado.

E, neste aspecto, estabelecer parcerias com os nano e micro influenciadores é uma excelente ideia.

Eles, justamente por ainda não estarem no “hall” dos grandes influencers, são mais maleáveis, aceitando trocar divulgações por produtos (permuta) ou por cachês mais acessíveis.

E não se engane acreditando que pelo fato da base de seguidores deles ser menor, a sua marca não terá resultado.

Nano e micro influenciadores, geralmente, tem taxas de engajamento altas, logo, o conteúdo deles pode atrair o público certo para a sua loja, ou seja, pessoas que realmente fecharão pedidos.

Meta ADS

A sua loja virtual pode até crescer de forma orgânica (sem custo), no entanto, para acelerar as vendas e o alcance das suas publicações, é crucial destinar parte do seu orçamento para fazer anúncios pagos via Meta ADS (Facebook e Instagram).

Para isso, contar com o apoio de um especialista no assunto é fundamental.

Te aconselhamos, fortemente, a não patrocinar posts simplesmente para ganhar likes.

Dentro do Meta ADS, há campanhas específicas para direcionar o público para o e-commerce, então, receber a consultoria de quem sabe configurá-las, é o melhor caminho.

Cultura de marca

Promover a cultura da sua marca no Instagram é primordial, então, você deve se concentrar em agregar valor ao seu logo e aos seus produtos.

Uma boa dica é postar fotos que remetam a estilos de vida.

Use cenários inspiradores e modelos para que seus seguidores visualizem seus produtos em um contexto. Segundo o Entrepreneur, grandes marcas como a Nike, utilizam esse conceito em 60% das publicações.

Para isso, a estratégia de live commerce pode surtir muito efeito.

Recorrência e Consistência

Para concluir este artigo, lembre-se que para sobressair no Instagram e divulgar a sua loja virtual com qualidade, é essencial ter recorrência e consistência nas publicações.

Portanto, crie um calendário de conteúdos para os dias da semana em que for postar, escreva as pautas e as legendas. E se necessário, busque o apoio de Designers e/ou Analistas de Social Media, ok?

E agora, caso queira continuar a sua jornada de aprendizado sobre um tema correlato, sugerimos a leitura de outro artigo aqui do Blog sobre “Como aumentar as vendas do e-commerce“.

Quando finalizar, conta pra gente nos comentários o que achou. Até breve!

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