Você sabia que, em média, as empresas perdem cerca de 20% dos clientes anualmente apenas por não ter um bom atendimento? Portanto, entender como fidelizar clientes é fundamental.
Muitos negócios não dão a devida atenção a fidelização e retenção de clientes.
Contudo, é um fato extremamente conhecido de que o custo de adquirir um novo cliente é muito maior do que de manter um já existente. De acordo com a Bain & Company, esse custo chega a representar de 6 a 7 vezes mais.
Por esse motivo, uma pequena mudança na sua política e metodologia de fidelização e retenção pode acarretar em um efeito cascata de multiplicação e um crescimento e lucro a longo prazo.
Em outras palavras, uma maneira fácil de fazer o seu negócio continuar competitivo é manter seus clientes fiéis.
Neste sentido, no post de hoje, iremos fornecer 4 sugestões para você fidelizar e reter clientes, usando ações bem simples e fáceis para você implementar na sua loja física ou e-commerce.
Vamos lá?
Alguns podem dizer que essa é uma tática óbvia, mas funciona.
Os clientes gostam de sentir que fazem a diferença, que são apreciados, especialmente quando são fiéis.
Mas, não basta apenas dizer um “obrigado”. Há diversas maneiras de fazer isso.
Se for presencialmente, você pode apenas agradecer-lhe de maneira efusiva e solicitar que lhe façam uma visita em breve.
Mas, se for numa loja online, você pode incluir uma nota de agradecimento ao fim do pedido e disponibilizar cashback para que o consumidor regresse mais vezes.
Invista na experiência. Para isso, por meio de pesquisas CSAT e NPS, peça feedbacks sobre seu produto, atendimento, logística e etc.
Um cliente que está envolvido com o seu negócio irá te apresentar maneiras de melhorar ainda mais a satisfação dele e a sua.
Para isso, você pode também estimulá-los a deixar comentários no e-commerce e nas redes sociais.
Clientes não gostam de marcas que desaparecem por um longo tempo e então, como que por mágica, reaparecem quando querem vender algo.
Você precisa se comunicar com seus clientes constantemente, de maneira regular.
Forneça conteúdo relevante, ofertas segmentadas, incentivos para a compra.
Os clientes querem receber mensagens personalizadas. Por outro lado, aparecer demais pode ser um “tiro no pé”.
Todo mundo quer atenção. É uma forma de retribuir o tempo que o cliente passou comprando seu produto ou serviço. Por isso, mostre que você se importa com ele.
Mande mensagens de aniversário, pergunte como foi a experiência com o produto, responda aos comentários e tweets a seu respeito e esteja disponível nas redes sociais.
Encante seus clientes e mostre que não é apenas a venda que está em sua cabeça.
E você? Já faz algo para fidelizar e reter seus clientes? Então conte-nos nos comentários abaixo como começou e quais ações tem o melhor retorno para o seu negócio.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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