Você sabia que, em média, as empresas perdem cerca de 20% dos clientes anualmente apenas por não ter um bom atendimento? Portanto, entender como fidelizar clientes é fundamental.

Muitos negócios não dão a devida atenção a fidelização e retenção de clientes.

Contudo, é um fato extremamente conhecido de que o custo de adquirir um novo cliente é muito maior do que de manter um já existente. De acordo com a Bain & Company, esse custo chega a representar de 6 a 7 vezes mais.

Por esse motivo, uma pequena mudança na sua política e metodologia de fidelização e retenção pode acarretar em um efeito cascata de multiplicação e um crescimento e lucro a longo prazo.

Em outras palavras, uma maneira fácil de fazer o seu negócio continuar competitivo é manter seus clientes fiéis.

Neste sentido, no post de hoje, iremos fornecer 4 sugestões para você fidelizar e reter clientes, usando ações bem simples e fáceis para você implementar na sua loja física ou e-commerce.

Vamos lá?

Agradecimento e benefícios

Alguns podem dizer que essa é uma tática óbvia, mas funciona.

Os clientes gostam de sentir que fazem a diferença, que são apreciados, especialmente quando são fiéis.

Mas, não basta apenas dizer um “obrigado”. Há diversas maneiras de fazer isso.

Se for presencialmente, você pode apenas agradecer-lhe de maneira efusiva e solicitar que lhe façam uma visita em breve.

Mas, se for numa loja online, você pode incluir uma nota de agradecimento ao fim do pedido e disponibilizar cashback para que o consumidor regresse mais vezes.

Peça feedbacks

Invista na experiência. Para isso, por meio de pesquisas CSAT e NPS, peça feedbacks sobre seu produto, atendimento, logística e etc.

Um cliente que está envolvido com o seu negócio irá te apresentar maneiras de melhorar ainda mais a satisfação dele e a sua.

Para isso, você pode também estimulá-los a deixar comentários no e-commerce e nas redes sociais.

Apareça na hora certa

Clientes não gostam de marcas que desaparecem por um longo tempo e então, como que por mágica, reaparecem quando querem vender algo.

Você precisa se comunicar com seus clientes constantemente, de maneira regular.

Forneça conteúdo relevante, ofertas segmentadas, incentivos para a compra.

Os clientes querem receber mensagens personalizadas. Por outro lado, aparecer demais pode ser um “tiro no pé”.

Invista no relacionamento

Todo mundo quer atenção. É uma forma de retribuir o tempo que o cliente passou comprando seu produto ou serviço. Por isso, mostre que você se importa com ele.

Mande mensagens de aniversário, pergunte como foi a experiência com o produto, responda aos comentários e tweets a seu respeito e esteja disponível nas redes sociais.

Encante seus clientes e mostre que não é apenas a venda que está em sua cabeça.

E  você? Já faz algo para fidelizar e reter seus clientes? Então conte-nos nos comentários abaixo como começou e quais ações tem o melhor retorno para o seu negócio.

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Como fidelizar clientes? Veja aqui!

Você sabia que, em média, as empresas perdem cerca de 20% dos clientes anualmente apenas por não ter um bom atendimento? Portanto, entender como fidelizar clientes é fundamental.

Muitos negócios não dão a devida atenção a fidelização e retenção de clientes.

Contudo, é um fato extremamente conhecido de que o custo de adquirir um novo cliente é muito maior do que de manter um já existente. De acordo com a Bain & Company, esse custo chega a representar de 6 a 7 vezes mais.

Por esse motivo, uma pequena mudança na sua política e metodologia de fidelização e retenção pode acarretar em um efeito cascata de multiplicação e um crescimento e lucro a longo prazo.

Em outras palavras, uma maneira fácil de fazer o seu negócio continuar competitivo é manter seus clientes fiéis.

Neste sentido, no post de hoje, iremos fornecer 4 sugestões para você fidelizar e reter clientes, usando ações bem simples e fáceis para você implementar na sua loja física ou e-commerce.

Vamos lá?

Agradecimento e benefícios

Alguns podem dizer que essa é uma tática óbvia, mas funciona.

Os clientes gostam de sentir que fazem a diferença, que são apreciados, especialmente quando são fiéis.

Mas, não basta apenas dizer um “obrigado”. Há diversas maneiras de fazer isso.

Se for presencialmente, você pode apenas agradecer-lhe de maneira efusiva e solicitar que lhe façam uma visita em breve.

Mas, se for numa loja online, você pode incluir uma nota de agradecimento ao fim do pedido e disponibilizar cashback para que o consumidor regresse mais vezes.

Peça feedbacks

Invista na experiência. Para isso, por meio de pesquisas CSAT e NPS, peça feedbacks sobre seu produto, atendimento, logística e etc.

Um cliente que está envolvido com o seu negócio irá te apresentar maneiras de melhorar ainda mais a satisfação dele e a sua.

Para isso, você pode também estimulá-los a deixar comentários no e-commerce e nas redes sociais.

Apareça na hora certa

Clientes não gostam de marcas que desaparecem por um longo tempo e então, como que por mágica, reaparecem quando querem vender algo.

Você precisa se comunicar com seus clientes constantemente, de maneira regular.

Forneça conteúdo relevante, ofertas segmentadas, incentivos para a compra.

Os clientes querem receber mensagens personalizadas. Por outro lado, aparecer demais pode ser um “tiro no pé”.

Invista no relacionamento

Todo mundo quer atenção. É uma forma de retribuir o tempo que o cliente passou comprando seu produto ou serviço. Por isso, mostre que você se importa com ele.

Mande mensagens de aniversário, pergunte como foi a experiência com o produto, responda aos comentários e tweets a seu respeito e esteja disponível nas redes sociais.

Encante seus clientes e mostre que não é apenas a venda que está em sua cabeça.

E  você? Já faz algo para fidelizar e reter seus clientes? Então conte-nos nos comentários abaixo como começou e quais ações tem o melhor retorno para o seu negócio.

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