Como melhorar a entregabilidade do e-mail marketing? Veja!

Entregabilidade é quando a maior parte dos e-mails enviados chegam até a caixa de entrada dos destinatários.

Uma taxa de entrega saudável está sempre acima de 95%, mas o ideal é que ela fique entre 98 a 99%.

Se a sua taxa de entrega estiver menor que esse valor, você pode estar enviando e-mail marketing para uma base desatualizada, com vários contatos com erros (hard ou soft bounce) ou pode ser que os provedores não estão entregando a sua mensagem ao destinatário final.

Outra métrica que você precisa ter cuidado é com a taxa de abertura. Se for muito baixa ela pode indicar que os seus e-mails estão sendo entregues, mas na caixa de Spam, sendo considerado também um problema de entregabilidade.

É muito frustrante quando é enviada uma campanha por e-mail, em que o analista de CRM se esforçou para criar um conteúdo interessante, e, no final, as taxas de engajamento ficam baixas.

Se você não quer correr este risco e quer melhorar a entregabilidade dos seus e-mails, leia este artigo até o final e confira nossas dicas!

Como saber se a entregabilidade dos seus e-mails é boa?

Como citado acima, você pode identificar a performance dos seus e-mails de várias formas, mas dois indicadores são importantes para revelar se os seus e-mails estão sendo entregues corretamente na caixa de entrega dos usuários da marca: taxa de abertura e taxa de entrega. 

Taxa de abertura

Quando o e-mail é enviado ao destinatário, a mensagem pode ser posicionada em 3 lugares: caixa principal, aba de promoções ou na caixa de spam.

Quando uma notificação é entregue na caixa de entrada principal, geralmente são vistos de forma mais rápida e com mais destaque pelos leitores, obtendo melhores taxas de abertura.

Se cair na aba de promoções, não é necessariamente algo ruim, mas pode ter um impacto negativo nas taxas de abertura dos e-mails.

Segundo uma pesquisa da ReturnPath, as mensagens que caem direto na caixa principal têm 22% de abertura, as que estão na aba promoções têm uma taxa de 19,2%.

O grande desafio é quando os e-mails caem nas caixa de spam. Os leitores não gostam de acessar essa aba e não confiam nas notificações que lá estão. Então se os seus e-mails estão indo para spam, provavelmente a sua taxa de abertura está baixa. 

Se manter envios de notificações constantemente desta forma é arriscado, pois pode atrapalhar a reputação do seu domínio e IP, podendo agravar a situação para o bloqueio das mensagens pelos provedores de e-mails, não chegando nem na caixa de spam. 

Quando isso acontece, você identifica uma baixa taxa de entrega.

Taxa de entrega

De forma resumida, quando você envia um e-mail para um destinatário o provedor de e-mail dele (Gmail, Yahoo, Hotmail…) faz algumas avaliações do e-mail para realizar a entrega.

Ele verifica a autenticidade do remetente (SPF, DKIM, DMARC) para evitar a falsificação e phishing scams.

É verificado também a reputação do domínio e IP (score, histórico, engajamento do público com os e-mails, spam trap, etc).

Se as suas mensagens não passarem nas verificações, não serão entregues ao destinatário. Isso vai depender dos filtros de cada provedor, então a sua mensagem pode ser entregue para o usuários de Gmail, por exemplo, mas não para os usuários de Yahoo. 

Fique atento a sua taxa de entrega, que pode até zerar nestes casos, e também conte com a ajuda de ferramentas de e-mail marketing para identificar esses problemas de entregabilidade.

Lembre-se! Uma taxa de entrega saudável está sempre acima de 95%, mas o ideal é que ela fique entre 98 a 99%. 

Um outro ponto importante nesta análise também é a proporção da taxa de entrega com a taxa de rejeição. Se a taxa de entrega estiver baixa, mas a taxa de rejeição alta, pode ser um erro de entrega.

Muitas vezes, pode estar tudo certo por parte do remetente, mas não está por parte do destinatário, isso pode ser por causa de um e-mail errado (hard bounce) ou caixa de entrada cheia (soft bounce). 

O bounce (erro de entrega) pode ser dividido em dois tipos: hard e soft.

O hard bounce ocorre quando um e-mail não pode ser entregue por razões permanentes. Esse erro ocorre por diversos motivos, mas os principais são:

  • O endereço de e-mail do destinatário é inexistente;
  • O domínio usado é inexistente;
  • O servidor de e-mail do destinatário bloqueou os recebimentos.

O soft bounce ocorre quando o e-mail não foi entregue por razões temporárias, ou seja, em algum momento, os clientes podem receber novamente suas notificações. Os motivos mais frequentes são:

  • A caixa de entrada do destinatário está cheia;
  • O conteúdo do e-mail pode ser muito longo ou conter arquivos pesados;
  • O servidor de e-mail do destinatário está offline ou apresentando problemas técnicos temporários.

Além desses indicadores, você pode analisar algumas ferramentas que podem auxiliar na identificação de problemas de entrega. 

Ferramentas para identificar problemas de entregabilidade

Em resumo, você pode utilizar as seguintes ferramentas:

Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma dessas ferramentas.

Google Postmaster

O Google Postmaster monitora a entregabilidade dos e-mails no Gmail (que geralmente tem uma grande parcela na base de clientes.

Essa ferramenta vai revelar, principalmente, a reputação do seu domínio. Quanto mais alta, mais e- mails serão direcionados para a caixa de entrada e melhor será a taxa de abertura. 

Ele também revela o contrário. Se a reputação estiver muito baixa, tem uma grande probabilidade de e-mails caírem em spam ou até mesmo não serem entregues ao destinatário.

O Postmaster também informa a reputação dos IPS se está baixa ou alta e as autenticações de SPF, DKIM e DMARC. Se algum deles estiver com problema, vai impactar na reputação do domínio e performance de entrega dos e-mails.

GlockAPPs

Uma outra ferramenta que pode ajudá-lo é o GlockAPPs. Não é gratuito, mas tem muitas funcionalidades que valem ouro para a sua estratégia. 

Essa ferramenta simula o envio do seu e-mail para os provedores e vê o retorno. Qual a taxa de e-mails que caem na caixa de entrega principal, aba de promoções e spam. Te avisa sobre o score dos IPs, a qualidade dos seus e-mails e autenticação SPF e DKIM.

Sender Score

É uma ferramenta gratuita e vai mostrar o score de reputação de um IP que você deseja verificar. De 0 a 100, um IP deve ter  pontuações acima de 90. Caso contrário pode interferir na entregabilidade dos e-mails.   

Mail Tester

O teste do Mail Tester verifica se as configurações de domínio, como DKIM e SPF estão corretas, além de checar também se o domínio caiu em Blacklist. Ele faz uma verificação no conteúdo do e-mail para verificar se pode ser considerado um e-mail spam.

Fatores que podem gerar problemas de entregabilidade

Esses são alguns fatores que podem estar fazendo você ter problemas de entregabilidade:

  • Não ter as configurações técnicas em dia;
  • Não ter envolvimento dos usuários com seu e-mail;
  • Enviar para usuários desengajados;
  • Enviar o mesmo conteúdo com frequência;
  • Não seguir as boas práticas de construção de e-mail;
  • Enviar para bases antigas e cair em spam trap;
  • Aumentar o volume de e-mails de forma repentina;
  • Ter alto volume de descadastro ou reclamações de spam;
  • Usar IPs compartilhados com empresas que não seguem boas práticas

Recomendações para melhorar a entregabilidade

Agora que você sabe como identificar se os seus e-mails estão com problemas de entregabilidade, confira nossas dicas para melhorar a performance deles:

  • Ter as configurações técnicas em dia: Verifique as configurações de SPF e DKIM nas ferramentas sugeridas neste post;
  • Buscar envolvimento dos usuários com seu e-mail: Segmente a base de usuários no CRM. Quanto mais as pessoas abrirem, clicarem, responderem e/ou encaminharem suas mensagens, maior o nível de engajamento delas. Isso mostra que ele é relevante, aumentando a reputação do domínio. Caso contrário, se enviar e-mails sempre para desengajados, o engajamento pode ser menor e consequentemente os provedores podem achar que é um conteúdo menos relevante diminuindo a reputação e impactando a entregabilidade;
  • Para os disparos do dia a dia, envie apenas para usuários que clicaram, abriram ou se cadastraram nos últimos 30 dias;
  • Se houver a necessidade de reengajar usuários, existem 2 opções:
    1. Uma vez por semana você pode aumentar o segmento e enviar para usuários engajados nos últimos 90 dias;
    2. Ativar réguas de inativos que percorrem a base lentamente tentando reengajar os usuários;
  • Não faça repick com frequência;
  • Rodar o Mail Tester para cada e-mail para validar boas práticas de construção de e-mail;
  • Envie e-mails para usuários engajados, evite enviar para bases antigas constantemente para não cair em spam trap;
  • Não envie o mesmo conteúdo com frequência;
  • Não aumente o volume de envios de e-mails de forma repentina;

O desafio de muitas marcas de varejo é criar e-mails que sejam realmente relevantes e que façam os clientes abrirem e engajarem. Um outro desafio também é seguir as boas práticas para que os e-mails não sejam barrados pelos provedores de e-mails.

Utilize plataformas de disparos de e-mails que possibilitem o monitoramento dos principais indicadores das campanhas, além de possibilitar a segmentação de usuários engajados, desengajados, que tiveram algum erro de envio.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *