Como usar a Dito para criar campanhas de email marketing segmentadas?

Ao contrário do que afirmam alguns profetas do apocalipse digital, o email marketing ainda é uma das principais ferramentas para empresas que trabalham retenção de clientes e geração de vendas recorrentes.

É fato que existem diversos canais para que essas estratégias sejam desenvolvidas, mas o email chama a atenção pelo seu poder de conversão e baixo custo.

No entanto, não basta pegar sua lista e começar a disparar mensagens genéricas para todos os seus clientes, dia sim, dia não. A base de consumidores é um dos ativos mais valiosos de uma empresa.

Essas pessoas poderão ser responsáveis por 80% de sua receita futura de acordo com dados do Gartner Group. Portanto, é preciso cuidar para que essa base esteja sempre disposta a receber suas mensagens e interagir com a sua marca.

Para isso, é fundamental que suas campanhas tenham o discurso, o momento e o perfil certos de maneira a criar momentos encantadores para seus clientes. E é por isso que a segmentação se torna fundamental para ter campanhas de email marketing bem sucedidas.

Conhecer o seu público para segmentar:

Scientia potentia est”. A frase em latin, vista pela primeira vez na obra Leviatã, de Thomas Hobbes, pode ser traduzida como “conhecimento é poder”. Essa ideia pode ser aplicada perfeitamente a este caso, ou seja, quanto mais você conhece sobre seu público, mais você pode fazer para tê-lo por perto.

Quando você consegue combinar dados demográficos com comportamento de navegação e histórico de consumo, você consegue ter o panorama completo de como o seu cliente se comporta nos ambientes da sua marca, aliado com os anseios, necessidades e possíveis desejos dele.

Desta maneira, o conhecimento sobre a jornada desses consumidores se torna a principal arma na hora de pensar em mensagens segmentadas para seus públicos.

Na Plataforma da Dito, é possível reunir todo esse conhecimento em um único ambiente intuitivo e dinâmico, para que seja fácil visualizar e criar segmentos inteligentes para suas campanhas de email marketing. É possível ter reunido dentro do perfil do consumidor (imagem abaixo) todas as características e ações que ele realizou no seu ambiente:

como criar campanhas de email marketing segmentadas

Ainda visualizando perfis de usuários, também é possível monitorar todo o histórico de compras desses consumidores, além de seu comportamento de navegação, seja na sua loja, no seu blog ou no seu app mobile.

Uma vez que a Dito pode ser integrada com todos esses ambientes. As informações de consumo e de navegação são agrupadas em uma timeline de fácil visualização e interpretação, sendo possível inclusive entender os detalhes de cada conversão do usuário.

como criar campanhas de email marketing usando a dito

Todas essas informações coletadas em cada perfil de consumidor se tornam possíveis filtros para suas campanhas de email marketing segmentadas. A seguir você vai poder ver como criar esses filtros antes de disparar suas campanhas.

Criando clusters na sua base de usuários:

Uma das maneiras mais inteligentes de se segmentar campanhas é a criação de Clusters dentro da sua própria base de usuários. Tudo isso baseado em dados variáveis de comportamento ou características pessoais. Assim, sempre que um usuário fizer ou (deixar de fazer) alguma ação, ele automaticamente cairá dentro do filtro.

Na Plataforma da Dito, dentro da nossa tela de pessoas, basta clicar no botão “Filtrar pessoas”, um botão azul que se localiza no canto superior direito da tela para abrir as possibilidades de segmentação que a Dito traz.

Todas as ações que fizerem parte do plano de tracking da sua empresa estarão disponíveis na parte de “Evento” e todas as características demográficas capturadas por formulários de inscrição, ou social login, estarão disponíveis na parte de “Característica”.

Para cada uma dessas características ou comportamentos, é possível selecionar entre “possuem/não possuem” ou “fizeram/não fizeram”. O que deixa o seu filtro ainda mais certeiro.

Como criar clusters de usuários segmentados para campanhas de email marketing

Com dados de comportamento e características demográficas, já é possível fazer um excelente trabalho com campanhas de email marketing. Mas ainda dá para fazer um pouco mais. Já pensou em mandar a mensagem certa, para a pessoa certa, só que no momento certo? É para isso que servem as notificações recorrentes e condicionais.

O email certo no momento certo

Escolher o momento de conversar com as pessoas também é um fator fundamental para o sucesso de suas campanhas de email marketing. Para transformar uma simples conversa em um momento de encantamento, basta acertar o timming da sua campanha.

Na nossa tela de notificações, você responde algumas perguntas enquanto cria sua campanha. A primeira é “Onde?”, a nossa plataforma dispara campanhas em diferentes canais como SMS, Push Mobile e Email. Depois de definidos os canais, você responde “Quem?” baseado em todos esses dados de segmentação que já mostramos anteriormente.

E aí é hora de escolher o “Quando?”, ou seja, o momento certo para disparar esta mensagem. Você pode disparar imediatamente, no caso de ser uma campanha mais simples de promoção, newsletter etc. Você pode agendar uma recorrência, por exemplo para tentar recuperar um abandono de carrinho ou dar parabéns aos aniversariantes do dia.

Ou ainda um configurar uma mensagem transacional quando algum evento ocorrer. Esses emails são excelentes para dar boas-vindas a novos consumidores, parabenizar por compras etc.

como segmentar seus emails usando a dito

Mensagens Dinâmicas:

Agora é hora da cereja do bolo. Para dar o toque final de personalização para sua mensagem, use os dados variáveis. Como você viu neste post, tudo que é característica do usuário pode ser usado para deixar a mensagem ainda mais pessoal. Estes dados ficam armazenados na Dito para que você dê o toque final de personalização às suas mensagens.

Utilizando pequenos códigos no corpo do seu email, eles serão substituídos por dados referentes àquele usuário que está recebendo a mensagem. No caso do exemplo abaixo, a variável utilizada é o Primeiro Nome (First Name), mas existem diversas outras para encaixar perfeitamente na sua mensagem.

como criar campanhas segmentadas de email com a dito

Considerações Finais

A maneira como você segmenta suas campanhas de email marketing está diretamente relacionada com o sucesso de suas ações. Ninguém gosta de receber 3, 4 emails por semana com as mesmas ofertas sempre. E muitas vezes ofertas de produtos que você não deseja ou não tem afinidade, e em alguns casos até o absurdo de oferecer produtos repetidos.

O email marketing ainda é uma ferramenta fundamental de engajamento, relacionamento e recompra para seus consumidores. Mas apenas se você souber usá-lo com inteligência. Caso contrário, ele será o principal motivo para que você perca os clientes que custou tanto para adquirir.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *