Como aperfeiçoar a experiência do cliente no varejo?
No atual contexto do varejo brasileiro, é crucial estabelecer e promover rotinas que visam planejar e aplicar ações para aperfeiçoar a experiência do cliente, seja…
Um CRM com inteligência artificial é uma ferramenta que as empresas usam para hiperpersonalizar o relacionamento com os clientes de forma automatizada e com tecnologias avançadas.
Sumário
Esse tipo de plataforma ajuda a aumentar as vendas, melhorar a retenção de clientes e a criar campanhas customizadas de marketing.
Visto a importância do CRM com IA, neste artigo, vou explicar tudo sobre esse assunto, esclarecer os conceitos mais importantes e ajudar você a decidir qual é a melhor ferramenta para o seu negócio.
Vem comigo conferir?
Um CRM com IA é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para cruzar grandes volumes de dados e, em segundos, gerar informações estratégicas que ajudam as empresas a se relacionar com os clientes de forma hiperpersonalizada.
A Inteligência Artificial, por sua vez, engloba métodos e algoritmos que permitem às máquinas executarem tarefas de forma autônoma, aprenderem com experiências passadas e realizarem previsões.
Dentro das plataformas de CRM, a IA faz a diferença ao processar grandes volumes de informações e fornecer insights sobre tendências de consumo e comportamento de cada indivíduo de maneira escalável.
Para que você entenda, na prática, como o CRM e a inteligência artificial se complementam, sugiro que assista o podcast abaixo que gravamos para o canal da Dito no YouTube.
Não existe uma pesquisa que aponte com exatidão quais são os CRMs mais usados no Brasil. No entanto, veja abaixo uma lista com as plataformas que estão entre as mais populares:
É importante destacar que, para escolher um CRM com inteligência artificial, você deve pesquisar bastante e solicitar demonstrações de todas as ferramentas com as quais tiver contato.
Na maioria das vezes, os fornecedores de CRM são especializados em mercados específicos, apresentam diferentes propostas de valor e o preço dos softwares varia bastante, portanto, é crucial avaliar bem antes de fechar a contratação.
Como sugestão extra, verifique as avaliações da ferramenta em sites como o Capterra. As informações presentes neste site vão nortear a sua tomada de decisão.
Esse tipo de CRM funciona integrado a outras bases de dados, como ERPs, plataformas de e-commerce, aplicativos mobile etc.
Nesse sentido, o CRM com IA integra os dados de todos esses canais em fichas unificadas de clientes e permite a segmentação, em segundos, para identificar, por exemplo, quais são os grupos com maior propensão de compra.
As segmentações estratégicas dos consumidores, por consequência, possibilitam a hiperpersonalização das campanhas de marketing (e-mail, SMS, WhatsApp) e o contato mais humanizado entre vendedores e clientes.
A soma desse processo impacta positivamente KPIs de CRM, como a taxa de recompra, o ticket médio, o gasto anual médio dos clientes, a quantidade de clientes ativos e inativos, entre outros.
Veja as principais vantagens de agregar um CRM com inteligência artificial à sua operação:
A Dito IA utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.
Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e “Sem Propensão”.
Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.
Quando a Inteligência Artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas para cada público.
Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.
Já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, a Dito IA, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.
Nas campanhas em que a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.
Portanto, a união entre CRM e Inteligência Artificial não é apenas uma tendência passageira.
Pensando no futuro do seu negócio, entender como cada uma dessas tecnologias funcionam é o primeiro passo para obter resultados, mas é essencial desenvolver uma estratégia para otimizar sua operação.
Para isso, é fundamental contar com o parceiro certo. Entre em contato com a Dito e descubra como uma plataforma de CRM integrada com IA pode revolucionar a maneira como você gerencia sua loja ou e-commerce!
Pedro Ivo Martins é professor na Fundação Dom Cabral e sócio da Dito, referência em CRM para Varejo no Brasil. Com mais de 18 anos de carreira, ele é mentor de scale-ups da Endeavor, investidor anjo e limited partner do SaaSholic, atua no ecossistema de tecnologia e inovação. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.
No atual contexto do varejo brasileiro, é crucial estabelecer e promover rotinas que visam planejar e aplicar ações para aperfeiçoar a experiência do cliente, seja…
O tema Giftback ganhou muita relevância no varejo nos últimos anos. Portanto, vamos destrinchar esse assunto, explicando do que se trata e apresentando aplicações práticas….
O público feminino vem aumentando ano a ano o volume de pedidos feitos no e-commerce, então, criar estratégias de CRM para o Dia da Mulher…
“A transformação digital é uma questão de sobrevivência”. Essa foi uma das primeiras afirmações reforçadas pelos especialistas que convidamos para debater sobre o cenário do…
A VTEX é uma ferramenta direcionada para as empresas que desejam vender online, seja por meio de marketplaces ou de um e-commerce próprio. Assim sendo,…
Enviar campanhas de aniversário para os clientes é de suma importância, tanto para mostrar que a sua marca se importa com eles, quanto para aumentar…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.
Show
muito bom
Eu vim achando que ia ler sobre chatbots. Fui surpreendido positiviamente!
Boa tarde, Marcio! Muito legal ler o seu feedback. Estamos sempre tentando sair do óbvio e trazer conteúdos que realmente agregam. Continue nos visitando. Forte abraço!