Sumário
Um sistema de CRM com inteligência artificial pode aumentar a conversão, melhorar a retenção de clientes e ainda criar campanhas personalizadas. Combinando o melhor da tecnologia com as informações do seu negócio, você potencializa suas estratégias de marketing e vendas.
Você já se perguntou como algumas empresas conseguem antecipar necessidades dos consumidores com tanta precisão? A soma pode começar assim: unir todos os dados e informações sobre o seu público com ferramentas que geram insights e estratégias para o seu negócio, combinando CRM com Inteligência Artificial.
Mas a verdade é que estamos falando de dois termos em alta, é preciso entender como realmente são colocados em prática. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para otimizar processos e aperfeiçoar a experiência de compra dos usuários.
Continue a leitura e confira como implementar essas duas soluções de um jeito que não atrapalhe a sua operação e melhore os seus resultados!
Um sistema de Customer Relationship Management (CRM) é uma solução que reúne todas as informações dos clientes em um único lugar. Isso permite que as equipes de vendas e marketing enxerguem o histórico de cada indivíduo, segmentem a base e personalizem as interações.
Imagine que você tem uma loja virtual de vestuário esportivos. Com um software de CRM, você pode armazenar dados como compras realizadas, preferências de produtos, e até mesmo hábitos de navegação. Dessa forma, facilita a tomada de decisões sobre promoções e campanhas, por exemplo.
A Inteligência Artificial, por sua vez, engloba métodos e algoritmos que permitem às máquinas executarem tarefas de forma autônoma, aprenderem com experiências passadas e realizarem previsões.
Dentro das plataformas de CRM, a IA faz a diferença ao processar grandes volumes de informações e fornecer insights sobre tendências de consumo e comportamento de cada indivíduo de maneira escalável.
Não é segredo que uma plataforma de CRM torna mais simples o processo de unificação e centralização de dados.
Entretanto, quando essa ferramenta é apoiada por soluções de Inteligência Artificial, a capacidade analítica e de cruzamento de dados é mais que quintuplicada.
Para ilustrar, um CRM tradicional torna possível a segmentação de dados de clientes por características (gênero, idade, localização e etc) e por comportamentos (clicou, comprou, converteu e etc).
Contudo, um software de CRM com IA, além de permitir a criação destes segmentos, “soma” diversos atributos e dados de clientes para identificar quais deles estão mais propensos para a compra em um exato momento.
Esse somatório de informações, em segundos, traz inúmeros benefícios como a hiperpersonalização das campanhas de marketing, o aumento da taxa de recompra, do ticket médio e da fidelização de clientes.
Para entender melhor os benefícios de um CRM com IA, sugerimos assistir abaixo ao nosso podcast no YouTube com o tema “Muito além do ChatGPT. Como a IA deve afetar nossas vidas e o varejo”.
Ainda não entendeu como o uso de Inteligência Artificial pode impactar o resultado do seu CRM e, consequentemente, na experiência dos clientes e também nas suas vendas? Veja as principais vantagens:
A Dito IA utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.
Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e “Sem Propensão”.
Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.
Quando a Inteligência Artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas (e-mails, SMS, WhatsApp) para cada público.
Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.
Já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, a Dito IA, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.
Nas campanhas em que a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.
Portanto, a união entre CRM e Inteligência Artificial não é apenas uma tendência passageira. Pensando no futuro do seu negócio, entender como cada uma dessas tecnologias funcionam é o primeiro passo para obter resultados, mas é essencial desenvolver uma estratégia para otimizar sua operação.
Para isso, é fundamental contar com o parceiro certo. Entre em contato com a Dito e descubra como uma plataforma de CRM integrada com IA pode revolucionar a maneira como você gerencia sua loja ou e-commerce!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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muito bom
Eu vim achando que ia ler sobre chatbots. Fui surpreendido positiviamente!
Boa tarde, Marcio! Muito legal ler o seu feedback. Estamos sempre tentando sair do óbvio e trazer conteúdos que realmente agregam. Continue nos visitando. Forte abraço!