Veja as expectativas do varejo para 2021
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Uma ferramenta de CRM é crucial para as lojas que precisam fazer a gestão do relacionamento com os clientes, tal como aumentar as vendas e a retenção.
Sumário
No atual contexto do varejo, onde a concorrência está bastante acirrada, reter os consumidores se tornou um desafio. Isso tem acontecido, especialmente, devido a demanda de personalização exigida pelo público.
Para exemplificar, segundo uma pesquisa conduzida pela Opinion Box, 72% dos clientes esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses.
Isso mostra que as pessoas, além de dar atenção para o preço e para a qualidade dos produtos, esperam que as marcas proporcionem experiências ímpares para elas, elevando o relacionamento para outro patamar.
Neste sentido, o CRM para lojas se faz fundamental, afinal, por meio deste software será possível atender essa e outras necessidades dos consumidores.
Portanto, se você está procurando por esse tipo de plataforma, siga a leitura, pois nós vamos te apresentar agora a melhor solução para o varejo.
A sigla CRM significa “Customer Relationship Management”, ou, traduzindo para o português, “Gestão do Relacionamento com o Cliente”.
Adaptando para o cenário das lojas físicas, pode-se deduzir então que a estratégia de CRM visa iniciar ou aprimorar a relação com os consumidores que compram especificamente neste canal de vendas.
Essa gestão até pode ser feita por meio de planilhas, por exemplo. No entanto, o recomendado é dispor de um CRM para lojas, especializado para o varejo.
Dentre as principais vantagens que um Software de CRM traz para o varejista, destacam-se as que seguem abaixo:
Leia mais: Como aumentar o engajamento dos vendedores?
Agora que nós apresentamos conceitos importantes, te convidamos para conhecer o CRM da Dito; a ferramenta mais indicada para lojas varejistas.
Para utilizar o CRM para varejo da Dito, o primeiro passo é realizar a integração da ferramenta com o sistema de gestão da sua loja (ERP).
A Dito, inclusive, integra com os principais ERPs do mercado (TOTVS, Linx, Microvix, dentre vários outros).
A etapa de integração é crucial para que, automaticamente, as fichas e dados dos clientes cheguem ao CRM em tempo real e seja possível usá-los em segmentações estratégicas.
Esse processo demandará um estudo técnico de viabilidade guiado pela Dito. Porém, será preciso que haja na sua equipe um profissional de TI para apoiar.
Quando a integração for finalizada, não restarão cadastros duplicados e você enxergará, por exemplo, quais são os consumidores ativos e inativos, quantos clientes podem ser abordados através do WhatsApp e etc.
Como dissemos, quando os dados dos clientes já estiverem no CRM para loja da Dito, será possível segmentá-los por características e/ou comportamentos.
Nesse sentido, veja abaixo exemplos de agrupamentos que você poderá criar:
Em resumo, são inúmeras as possibilidades de segmentos que podem ser criados.
No atual cenário do varejo, é fundamental separar os clientes por clusters, afinal, essa ação ajudará a personalizar mais as mensagens promocionais e de relacionamento que serão enviadas para eles.
Apesar disso, é importante destacar que a variedade de segmentos irá aumentar ou diminuir de acordo com a qualidade do seu cadastro.
Se houver poucas informações disponíveis, serão menores as chances de diversificar os grupos de consumidores.
Mas se as suas fichas de clientes estão incompletas e/ou incorretas, não crie pânico.
A grande maioria dos varejistas inicia a estratégia de CRM desta forma. No entanto, no decorrer do projeto, promovem “corridas” para a recuperação de cadastros.
Uma vez que os clientes estiverem segmentados, os Personal Shoppers da sua loja poderão abordá-los por meio do WhatsApp.
Cada vendedor da equipe receberá listas individuais com diversos dados disponíveis, para ajudar na customização da conversa com o consumidor.
Se você gostou do CRM para lojas da Dito e deseja solicitar uma demonstração gratuita, preencha este formulário para falar com um dos nossos consultores.
Outra possibilidade que o CRM para Lojas da Dito proporciona é a de ceder cashback para os clientes.
Basta a marca definir as regras do programa e criar as campanhas para que os vendedores abordem os consumidores.
No APP, o vendedor também enxergará quanto o cliente tem de saldo de cashback acumulado e poderá usar essa informação estrategicamente nas negociações.
O CRM da Dito acumula vários cases de sucesso junto a marcas renomadas do varejo, como Lojas Zema, Noha Shoes, Piticas e etc.
Para exemplificar, sugerimos que você dê o play no vídeo abaixo e conheça a histórias do Grupo Lins Ferrão, detentor das marcas Pompéia e Gang.
A Dito é uma empresa com mais de 16 anos de experiência no segmento de tecnologias para o varejo.
Nós atendemos varejistas renomados como FARM, Animale, LIVE!, Grupo Sacada, TACO, Ricardo Almeida, dentre outros.
Por meio do nosso CRM, é possível configurar e automatizar estratégias omnichannel para lojas físicas e e-commerce.
A nossa solução é perfeita para a sua marca. Portanto, fale conosco e solicite uma demonstração da plataforma.
Vamos aguardar a sua mensagem. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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