Sumário
Um CRM para varejo é uma ferramenta ou software que ajuda a gerenciar o relacionamento com os consumidores de forma automatizada, bem como a configurar campanhas hiperpersonalizadas para fidelização, retenção e aumento da satisfação dos clientes.
Dada a importância desta tecnologia, nos últimos anos, as plataformas de CRM para Varejo se tornaram unanimidade entre as grandes empresas.
No entanto, com a necessidade de criar ou aprimorar as estratégias de retenção de clientes, negócios de todos os portes e setores aderiram à essa solução.
Para exemplificar, aqui na Dito, nós temos clientes variados utilizando a nossa ferramenta e já gerando resultados acima da média em comparação aos varejistas que ainda não têm um CRM.
Diante desse fato, para que você não tenha dúvidas sobre qual plataforma contratar, nós vamos te apresentar agora o Software de CRM da Dito, o mais indicado para o Varejo.
Siga a leitura para conferir.
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, então, um CRM de Varejo é uma ferramenta que serve para gerenciar o relacionamento com os clientes.
Neste tipo de plataforma, o varejista pode, por exemplo, centralizar todos os dados dos consumidores, segmentá-los de diversas formas, enviar campanhas de marketing, aplicar pesquisas de opinião, liberar Cashback, dentre várias outras possibilidades.
Para ter mais clareza sobre esse tipo de CRM, dê o play no vídeo a seguir:
O software de CRM para Varejo da Dito acumula inúmeros cases de sucesso, e mais de 350 marcas varejistas utilizam essa tecnologia.
Portanto, na sequência, nós vamos apresentar a Dito e a sua plataforma.
O CRM para Varejo foi planejado para atender a qualquer empresa do comércio varejista. A plataforma da Dito traz funcionalidades pensadas para os segmentos de moda, alimentício, beleza, decoração, entre outros.
As principais funcionalidades do CRM para varejo da Dito são:
E a funcionalidade mais famosa de todas, o APP Dito Agenda.
O Dito Agenda é um Super APP que permite a comunicação humanizada e hiperpersonalizada entre vendedores e consumidores de marcas varejistas.
De maneira resumida, dentro do APP, o vendedor recebe listas segmentadas de clientes e sugestões de campanhas personalizadas para abordá-los através do WhatsApp.
E não é só isso!
No APP Dito Agenda, o vendedor mensura o próprio desempenho (contatos feitos, quantidade de vendas e receita gerada), tal como o gerente tem acesso à telas específicas para metrificar o trabalho da equipe.
O Dito Agenda funciona tanto em smartphones quanto em computadores.
E a ferramenta já registrou cases de sucesso em marcas renomadas como o Grupo Lins Ferrão, Noha Shoes e Lojas Zema. Assista uma dessas histórias no vídeo abaixo:
Especialmente desde o início de 2024, a Inteligência Artificial passou a ser um dos assuntos mais comentados no varejo.
Isso aconteceu, principalmente, porque começaram a emergir inúmeros cases de aplicação da tecnologia para otimizar a produção de conteúdos, automatizar o atendimento, analisar grandes volumes de dados e etc.
No CRM da Dito, a IA, a principio, foi utilizada para apontar e segmentar os clientes com alta, média, baixa ou sem propensão de compra, no momento em que a análise está sendo feita.
No que tange, por exemplo, à segmentação de clientes com alta propensão de compra, essa informação tem se mostrado muito valiosa, afinal, entre esse grupo de consumidores, tem-se observado taxas de conversão até 275% mais altas.
Entenda como o Dito IA funciona clicando aqui.
Hoje em dia, contar com um CRM Omnichannel é essencial, visto que, conforme matéria do E-commerce Brasil, 60% dos clientes já consomem de forma híbrida.
E, com base em um estudo da Opinion Box & Dito CRM sobre tendências do varejo, 84% dos consumidores gostam que lojas físicas e virtuais estejam integradas.
Assim sendo, novamente, o CRM da Dito é a melhor opção, afinal, como já dissemos, o foco da solução é integrar canais online (E-commerce, Aplicativos) e offline (Loja Física), a fim de proporcionar ao varejista a possibilidade de implementar estratégias omnichannel.
Um exemplo clássico que o Dito Agenda torna possível, é que vendedores de loja física abordem pelo WhatsApp, clientes de e-commerce que deixaram um produto “parado” no carrinho.
Esse tipo de contato, de maneira personalizada, acelera as conversões, aumenta o ticket médio, o same customer sales e etc.
É sabido que o consumidor omnichannel transita pelos canais físicos e digitais dos varejistas, de forma não linear, e anseia que haja integração entre todos os pontos de contato durante a jornada de compra.
Perante esse cenário, o primeiro benefício de um CRM para o varejo é a possibilidade de rastrear e mapear todo o caminho que o cliente omnichannel faz, independentemente de onde, como e quando essa “trilha” começa e termina.
Ter em mãos esses dados de comportamento e de características leva à segunda vantagem do CRM:
A capacidade de segmentar cada perfil de cliente com riqueza de detalhes e criar campanhas hiper personalizadas que vão, de fato, aumentar as vendas.
E uma vez que você passar a customizar as suas ações de marketing, benefícios como a elevação das taxas de recompra e de retenção, serão consequências naturais na sua estratégia de CRM.
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Não é segredo que há no mercado muitos fornecedores de CRM, contudo, seguem abaixo 07 razões que justificam você escolher a Dito:
E aqui está o principal argumento que ratifica o fato da Dito CRM ser a melhor escolha para a sua marca: vários varejistas de grande porte já registraram cases de sucesso utilizando o software.
Veja a seguir alguns exemplos:
O Grupo Lins Ferrão, composto pelas marcas Pompéia e Gang, tem mais de 140 lojas físicas distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de dois e-commerces.
Há alguns anos, o Grupo estava enfrentando um problema sério: a base de clientes das empresas estava crescendo depressa, em sistemas diferentes e não integrados.
Essa situação impede a criação de estratégias efetivas de retenção, afinal, quando essa integração não existe, geralmente, os cadastros de clientes estão duplicados. E, por isso, qualquer tentativa de contato com eles pode ser falha ou desconexa.
Para contornar esse cenário, o Grupo Lins Ferrão adotou uma ferramenta de CRM Omnichannel que, no primeiro momento, foi capaz de unificar, centralizar e desduplicar toda a base de dados dos clientes.
O segundo benefício deste software de CRM para varejo, foi a possibilidade de segmentar essa nova base unificada por características e comportamentos.
Essa ação tornou possível o envio de campanhas personalizadas para cada grupo de consumidores e, consequentemente, a aplicação de melhores estratégias de retenção.
Uma das provas deste case de sucesso é que, trabalhando estratégias de retenção em diversos canais, somente pelo WhatsApp, o Grupo Lins Ferrão gerou 49% a mais de receita influenciada.
Incrível, não é?
A Dress To é uma marca de moda feminina que, atualmente, tem 33 lojas próprias, 14 franquias, 1 e-commerce e está presente em 600 pontos de multimarcas.
Quando a varejista decidiu implementar o CRM da Dito, a maior “dor” naquela altura (2019) era o fato de que a plataforma do e-commerce e das lojas físicas não eram conectadas.
Isso causava um certo transtorno, afinal, a Dress To preza muito pelo relacionamento personalizado e verdadeiro com as clientes, então, sem a integração dos canais, essa missão não era cumprida na totalidade.
No entanto, após integrar os sistemas ao CRM, foi possível, por exemplo, entender quem são as consumidoras que compram mais ou menos, quais produtos são mais procurados, quem compra somente no e-commerce (ou em loja física) e etc.
Outro fator determinante foi a exploração de canais diversificados (E-mail, SMS, WhatsApp), notadamente do Dito Agenda.
A soma destes esforços fez com que a Dress To conquistasse 83% de taxa média de recompra e 48% de receita influenciada pelo CRM.
E por fim, mas não menos importante, caminho para finalizar esse artigo com o case de retenção de clientes da Polishop; empresa liderada pelo Shark João Appolinário.
A Polishop foi fundada em 1999 e, até então, acumulou uma base com mais de 8 milhões de consumidores.
Antes de implementar o CRM, a empresa era focada nas estratégias de aquisição e pouco nas de retenção. Isso eleva bastante o CAC, além de não gerar fidelidade dos clientes para com a marca.
Todavia, a partir de 2019, a Polishop “virou a chave” no que se refere ao redirecionamento do budget de marketing.
A empresa começou a focar em estratégias para reter a base e a consequência atual é que, somente pelo relacionamento próximo com os clientes por meio do WhatsApp, as vendas neste canal passaram a representar 10% das vendas das lojas físicas.
A Dito é uma empresa de tecnologia, fundada no ano de 2008 e, atualmente, é gerida pelo CEO André Fonseca, pelo COO Bruno Andrade e pelo diretor Pedro Ivo Martins.
A sede da Dito fica em Belo Horizonte, na Savassi, mas há também um escritório no Cubo Itaú, em São Paulo.
Além disso, o time de Customer Success está sempre visitando os clientes para garantir a evolução da estratégia de CRM e o fortalecimento do relacionamento, então, distância e localização não são problemas.
Mais de 15.000 usuários, entre vendedores, gerentes e analistas já utilizam a plataforma da Dito.
O foco da solução é integrar canais online (E-commerce, Aplicativos) e offline (Loja Física), facilitando assim a criação das estratégias de marketing omnichannel.
O quadro de colaboradores da empresa é composto por mais de 160 pessoas, divididas nas áreas de Atendimento, Sucesso do Cliente, Integração, Marketing, Financeiro, Produto, Segurança da Informação, dentre outras.
A Dito já recebeu vários prêmios GPTW (Great Place to Work), sendo considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais.
Se você gostou do que leu até aqui e quer saber mais, é super fácil agendar uma conversa, sem compromisso, com a Dito.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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