A Cyber Monday é uma data comercial muito importante para o Varejo e, neste artigo, nós vamos explicar os motivos.
Sumário
Em 2025, a Cyber Monday será no dia 01/12. E se a sua marca souber aproveitar esta super segunda-feira, o faturamento do seu e-commerce pode aumentar.
Quer saber como fazer isso?
Então siga a leitura e descubra no avançar do texto, três estratégias para vender mais.
Confira!
O termo Cyber Monday (segunda-feira cibernética) nasceu nos Estados Unidos, em 2005.
Naquela altura, a Black Friday (BF) era um evento direcionado para lojas físicas, afinal, o comércio eletrônico não tinha se popularizado ainda.
Apesar disso, já havia consumidores comprando online e como os estoques que sobravam da BF precisavam ser “queimados”, surgiu a ideia de estender o evento em mais um dia.
Daí despontou a Cyber Monday com a promessa de “entregar” aos clientes descontos ainda mais “agressivos”, visto que, teoricamente, os e-commerces disponibilizariam “ofertas das ofertas”.
Como a própria tradução do termo sugere, a Cyber Monday dura apenas 24 horas, ocorrendo sempre na primeira segunda-feira após a Black Friday.
Ainda assim, há varejistas usando termos como “Cyber Week” a fim de fazer o evento durar a semana toda.
Entretanto, é preciso avaliar se essa estratégia faz sentido para o seu negócio.
Quando a Cyber Monday foi criada, ela se diferenciava da Black Friday, basicamente, por duas características principais.
A primeira, como dissemos, é sobre o preço dos produtos. Novamente, em tese, eles deveriam ser mais baixos; mesmo que disponibilizados por um curtíssimo espaço de tempo.
E o segundo ponto, diz respeito ao canal de venda. A Cyber Monday foi idealizada com a proposta de ser um evento exclusivo para os e-commerces.
Contudo, como podemos observar nos dias de hoje, a temática também é explorada em lojas físicas, shoppings, quiosques e etc.
Inclusive, vale esclarecer que para a sequência deste texto, vamos considerar a Cyber Monday no seu contexto original, ou seja, falando sobre estratégias para lojas virtuais, ok?
A preparação para a Cyber Monday demanda atenção e trabalho árduo, afinal, o varejista mal sai da Black Friday e já precisa fazer diversas mudanças na loja virtual.
Dentre as modificações prioritárias, destacam-se a personalização do layout, o reajuste dos preços e a configuração de campanhas de marketing.
Obviamente parte destas ações podem ser planejadas e feitas previamente, mas, de toda forma, as equipes envolvidas precisam ser ágeis.
Isso se faz necessário, pois na virada de 23:59h do domingo (30/11) para 00:00h da segunda-feira (01/12), todo o e-commerce deve ser adequado para a Cyber Monday.
E ao final do dia, tudo necessita ser reajustado outra vez para que, no dia 02/12, talvez, o e-commerce já esteja no clima do Natal.
É fundamental destacar que, devido ao fato da Cyber Monday durar somente 24 horas, as campanhas de marketing precisam ser disparadas nas primeiras horas da segunda-feira.
O cliente precisa ter tempo para ver a mensagem e comprar. E se você demorar para fazer os disparos, perderá o timing.
Nesse sentido, optar por canais de comunicação mais céleres como o SMS é uma boa ideia.
A seguir, vamos aprofundar sobre as melhores estratégias.
O SMS, especialmente na Cyber Monday, funciona muito bem.
Esse canal é ágil, impacta o cliente diretamente e tem forte potencial para estimular as compras por impulso.
Nesse sentido, segmente no seu CRM as pessoas que tem um telefone válido e que não compraram na Black Friday.
Envie para elas um SMS com um link que direciona para as TOP ofertas do e-commerce. Aplique na mensagem gatilhos mentais de urgência e escassez.
Exemplos:
“Carlos, você tem apenas 1 hora para comprar qualquer produto com 70% de desconto”.
“Carlos, restam apenas 50 peças da nossa linha premium! Aproveite agora”.
Caso a sua marca já tenha adotado a cessão de cashback, essa é a hora perfeita para utilizar esse artifício.
Portanto, agrupe no CRM todos os consumidores que têm cashback com vencimento muito próximo (1 semana, no máximo).
Logo pela manhã na segunda-feira, envie para eles uma mensagem de relacionamento no WhatsApp, avisando que o saldo acumulado será perdido se não for consumido.
Aproveite o contexto para informar que o e-commerce está com as melhores promoções do ano.
Outra estratégia que costuma gerar bons resultados é manter os preços da Black em produtos específicos, porém agregando um benefício extra.
Esse tipo de campanha é uma excelente opção, especialmente para quem não bateu as metas de vendas e precisa “queimar” o estoque parado.
Assim sendo, selecione os produtos que tiveram um giro inferior e dispare através do CRM, campanhas de e-mail marketing usando o gatilho da “surpresa”.
Exemplo de assunto para o e-mail:
“Clara, eu separei uma SURPRESA para VOCÊ 😍”
E no corpo do e-mail, apresente cinco ou seis itens que, além de ainda estarem com o mesmo preço da Black, poderão ser adquiridos com frete grátis.
Analise a viabilidade de realizar esse tipo de campanha, afinal, tantos descontos cumulativos podem acabar gerando prejuízo, principalmente, se o frete for para regiões distantes do Brasil.
Lembre-se que na relação entre marcas e consumidores, nem sempre deve-se focar em estratégias que incentivam a recompra.
Em alguns momentos é saudável criar campanhas para ouvir o cliente e captar feedbacks para melhorar a operação.
E, neste sentido, as Pesquisas CSAT e NPS são as melhores ferramentas para cumprir esse fim.
Quando você for configurá-las no CRM, agregue na tela de agradecimento pela resposta, uma mensagem curta dizendo que as ofertas de Cyber Monday já estão rolando no e-commerce.
Os clientes promotores que responderem a pesquisa, com certeza, vão ficar curiosos e querer “dar um pulo” na loja virtual para conferir.
Esse tipo de ação, além de produzir insights valiosos, poderá gerar pedidos extras.
E então, o que achou destas sugestões?
Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Saiba como criar estratégias de recompra pós black friday. Chegamos a novembro e as marcas já estão a mil com ações especiais para a Black…
Se você está em busca de sugestões e estratégias para vender mais na Black Friday de 2025, este guia completo vai te apoiar bastante. A…
Todos os anos, tradicionalmente, nós fazemos questão de reservar um momento da nossa agenda para analisar o desempenho do varejo após as principais datas comemorativas….
Aumentar as vendas durante a Black Friday é muito bom, mas se a sua marca conseguir manter o ritmo de crescimento após esse evento é…
Estamos há pouco menos de dois meses para o dia das mães; uma das datas comerciais mais importantes do ano para os varejistas. Tradicionalmente celebrada…
Em 24 de novembro o Brasil irá estrear na Copa do Mundo do Catar contra a Sérvia e, já no dia seguinte (25), terá início…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.