Cyber Monday: 03 estratégias para vender mais!

A Cyber Monday é uma data comercial muito importante para o Varejo e, neste artigo, nós vamos explicar os motivos.

Em 2024, a Cyber Monday será no dia 02/12. E se a sua marca souber aproveitar esta super segunda-feira, o faturamento do seu e-commerce pode aumentar.

Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura e descubra no avançar do texto, três estratégias para vender mais.

Confira!

O que é Cyber Monday?

O termo Cyber Monday (segunda-feira cibernética) nasceu nos Estados Unidos, em 2005.

Naquela altura, a Black Friday (BF) era um evento direcionado para lojas físicas, afinal, o comércio eletrônico não tinha se popularizado ainda.

Apesar disso, já havia consumidores comprando online e como os estoques que sobravam da BF precisavam ser “queimados”, surgiu a ideia de estender o evento em mais um dia.

Daí despontou a Cyber Monday com a promessa de “entregar” aos clientes descontos ainda mais “agressivos”, visto que, teoricamente, os e-commerces disponibilizariam “ofertas das ofertas”. 

Quanto tempo dura a Cyber Monday?

Como a própria tradução do termo sugere, a Cyber Monday dura apenas 24 horas, ocorrendo sempre na primeira segunda-feira após a Black Friday.

Ainda assim, há varejistas usando termos como “Cyber Week” a fim de fazer o evento durar a semana toda. 

Entretanto, é preciso avaliar se essa estratégia faz sentido para o seu negócio.

Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?

Quando a Cyber Monday foi criada, ela se diferenciava da Black Friday, basicamente, por duas características principais.

A primeira, como dissemos, é sobre o preço dos produtos. Novamente, em tese, eles deveriam ser mais baixos; mesmo que disponibilizados por um curtíssimo espaço de tempo.

E o segundo ponto, diz respeito ao canal de venda. A Cyber Monday foi idealizada com a proposta de ser um evento exclusivo para os e-commerces.

Contudo, como podemos observar nos dias de hoje, a temática também é explorada em lojas físicas, shoppings, quiosques e etc.

Inclusive, vale esclarecer que para a sequência deste texto, vamos considerar a Cyber Monday no seu contexto original, ou seja, falando sobre estratégias para lojas virtuais, ok?

Como funciona a Cyber Monday?

A preparação para a Cyber Monday demanda atenção e trabalho árduo, afinal, o varejista mal sai da Black Friday e já precisa fazer diversas mudanças na loja virtual.

Dentre as modificações prioritárias, destacam-se a personalização do layout, o reajuste dos preços e a configuração de campanhas de marketing.

Obviamente parte destas ações podem ser planejadas e feitas previamente, mas, de toda forma, as equipes envolvidas precisam ser ágeis.

Isso se faz necessário, pois na virada de 23:59h do domingo (01/12) para 00:00h da segunda-feira (02/12), todo o e-commerce deve ser adequado para a Cyber Monday. 

E ao final do dia, tudo necessita ser reajustado outra vez para que, no dia 03/12, talvez, o e-commerce já esteja no clima do Natal.

É fundamental destacar que, devido ao fato da Cyber Monday durar somente 24 horas, as campanhas de marketing precisam ser disparadas nas primeiras horas da segunda-feira.

O cliente precisa ter tempo para ver a mensagem e comprar. E se você demorar para fazer os disparos, perderá o timing.

Nesse sentido, optar por canais de comunicação mais céleres como o SMS é uma boa ideia. A seguir, vamos aprofundar sobre as melhores estratégias.

Estratégias para vender mais na Cyber Monday

SMS

O SMS, especialmente na Cyber Monday, funciona muito bem. 

Esse canal é ágil, impacta o cliente diretamente e tem forte potencial para estimular as compras por impulso.

Nesse sentido, segmente no seu CRM as pessoas que tem um telefone válido e que não compraram na Black Friday.

Envie para elas um SMS com um link que direciona para as TOP ofertas do e-commerce. Aplique na mensagem gatilhos mentais de urgência e escassez.

Exemplos:

“Carlos, você tem apenas 1 hora para comprar qualquer produto com 70% de desconto”.

“Carlos, restam apenas 50 peças da nossa linha premium! Aproveite agora”.

Cashback

Caso a sua marca já tenha adotado a cessão de cashback, essa é a hora perfeita para utilizar esse artifício.

Portanto, agrupe no CRM todos os consumidores que têm cashback com vencimento muito próximo (1 semana, no máximo).

Logo pela manhã na segunda-feira, envie para eles uma mensagem de relacionamento no WhatsApp, avisando que o saldo acumulado será perdido se não for consumido.

Aproveite o contexto para informar que o e-commerce está com as melhores promoções do ano.

Desconto em produtos específicos

Outra estratégia que costuma gerar bons resultados é manter os preços da Black em produtos específicos, porém agregando um benefício extra.

Esse tipo de campanha é uma excelente opção, especialmente para quem não bateu as metas de vendas e precisa “queimar” o estoque parado.

Assim sendo, selecione os produtos que tiveram um giro inferior e dispare através do CRM, campanhas de e-mail marketing usando o gatilho da “surpresa”.

Exemplo de assunto para o e-mail:

“Clara, eu separei uma SURPRESA para VOCÊ 😍”

E no corpo do e-mail, apresente cinco ou seis itens que, além de ainda estarem com o mesmo preço da Black, poderão ser adquiridos com frete grátis.

Analise a viabilidade de realizar esse tipo de campanha, afinal, tantos descontos cumulativos podem acabar gerando prejuízo, principalmente, se o frete for para regiões distantes do Brasil.

Pós-venda com pesquisa de opinião

Lembre-se que na relação entre marcas e consumidores, nem sempre deve-se focar em estratégias que incentivam a recompra.

Em alguns momentos é saudável criar campanhas para ouvir o cliente e captar feedbacks para melhorar a operação. 

E, neste sentido, as Pesquisas CSAT e NPS são as melhores ferramentas para cumprir esse fim.

Quando você for configurá-las no CRM, agregue na tela de agradecimento pela resposta, uma mensagem curta dizendo que as ofertas de Cyber Monday já estão rolando no e-commerce.

Os clientes promotores que responderem a pesquisa, com certeza, vão ficar curiosos e querer “dar um pulo” na loja virtual para conferir.

Esse tipo de ação, além de produzir insights valiosos, poderá gerar pedidos extras.

E então, o que achou destas sugestões?

Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.

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Cyber Monday

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A Cyber Monday é uma data comercial muito importante para o Varejo e, neste artigo, nós vamos explicar os motivos.

Em 2024, a Cyber Monday será no dia 02/12. E se a sua marca souber aproveitar esta super segunda-feira, o faturamento do seu e-commerce pode aumentar.

Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura e descubra no avançar do texto, três estratégias para vender mais.

Confira!

O que é Cyber Monday?

O termo Cyber Monday (segunda-feira cibernética) nasceu nos Estados Unidos, em 2005.

Naquela altura, a Black Friday (BF) era um evento direcionado para lojas físicas, afinal, o comércio eletrônico não tinha se popularizado ainda.

Apesar disso, já havia consumidores comprando online e como os estoques que sobravam da BF precisavam ser “queimados”, surgiu a ideia de estender o evento em mais um dia.

Daí despontou a Cyber Monday com a promessa de “entregar” aos clientes descontos ainda mais “agressivos”, visto que, teoricamente, os e-commerces disponibilizariam “ofertas das ofertas”. 

Quanto tempo dura a Cyber Monday?

Como a própria tradução do termo sugere, a Cyber Monday dura apenas 24 horas, ocorrendo sempre na primeira segunda-feira após a Black Friday.

Ainda assim, há varejistas usando termos como “Cyber Week” a fim de fazer o evento durar a semana toda. 

Entretanto, é preciso avaliar se essa estratégia faz sentido para o seu negócio.

Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?

Quando a Cyber Monday foi criada, ela se diferenciava da Black Friday, basicamente, por duas características principais.

A primeira, como dissemos, é sobre o preço dos produtos. Novamente, em tese, eles deveriam ser mais baixos; mesmo que disponibilizados por um curtíssimo espaço de tempo.

E o segundo ponto, diz respeito ao canal de venda. A Cyber Monday foi idealizada com a proposta de ser um evento exclusivo para os e-commerces.

Contudo, como podemos observar nos dias de hoje, a temática também é explorada em lojas físicas, shoppings, quiosques e etc.

Inclusive, vale esclarecer que para a sequência deste texto, vamos considerar a Cyber Monday no seu contexto original, ou seja, falando sobre estratégias para lojas virtuais, ok?

Como funciona a Cyber Monday?

A preparação para a Cyber Monday demanda atenção e trabalho árduo, afinal, o varejista mal sai da Black Friday e já precisa fazer diversas mudanças na loja virtual.

Dentre as modificações prioritárias, destacam-se a personalização do layout, o reajuste dos preços e a configuração de campanhas de marketing.

Obviamente parte destas ações podem ser planejadas e feitas previamente, mas, de toda forma, as equipes envolvidas precisam ser ágeis.

Isso se faz necessário, pois na virada de 23:59h do domingo (01/12) para 00:00h da segunda-feira (02/12), todo o e-commerce deve ser adequado para a Cyber Monday. 

E ao final do dia, tudo necessita ser reajustado outra vez para que, no dia 03/12, talvez, o e-commerce já esteja no clima do Natal.

É fundamental destacar que, devido ao fato da Cyber Monday durar somente 24 horas, as campanhas de marketing precisam ser disparadas nas primeiras horas da segunda-feira.

O cliente precisa ter tempo para ver a mensagem e comprar. E se você demorar para fazer os disparos, perderá o timing.

Nesse sentido, optar por canais de comunicação mais céleres como o SMS é uma boa ideia. A seguir, vamos aprofundar sobre as melhores estratégias.

Estratégias para vender mais na Cyber Monday

SMS

O SMS, especialmente na Cyber Monday, funciona muito bem. 

Esse canal é ágil, impacta o cliente diretamente e tem forte potencial para estimular as compras por impulso.

Nesse sentido, segmente no seu CRM as pessoas que tem um telefone válido e que não compraram na Black Friday.

Envie para elas um SMS com um link que direciona para as TOP ofertas do e-commerce. Aplique na mensagem gatilhos mentais de urgência e escassez.

Exemplos:

“Carlos, você tem apenas 1 hora para comprar qualquer produto com 70% de desconto”.

“Carlos, restam apenas 50 peças da nossa linha premium! Aproveite agora”.

Cashback

Caso a sua marca já tenha adotado a cessão de cashback, essa é a hora perfeita para utilizar esse artifício.

Portanto, agrupe no CRM todos os consumidores que têm cashback com vencimento muito próximo (1 semana, no máximo).

Logo pela manhã na segunda-feira, envie para eles uma mensagem de relacionamento no WhatsApp, avisando que o saldo acumulado será perdido se não for consumido.

Aproveite o contexto para informar que o e-commerce está com as melhores promoções do ano.

Desconto em produtos específicos

Outra estratégia que costuma gerar bons resultados é manter os preços da Black em produtos específicos, porém agregando um benefício extra.

Esse tipo de campanha é uma excelente opção, especialmente para quem não bateu as metas de vendas e precisa “queimar” o estoque parado.

Assim sendo, selecione os produtos que tiveram um giro inferior e dispare através do CRM, campanhas de e-mail marketing usando o gatilho da “surpresa”.

Exemplo de assunto para o e-mail:

“Clara, eu separei uma SURPRESA para VOCÊ 😍”

E no corpo do e-mail, apresente cinco ou seis itens que, além de ainda estarem com o mesmo preço da Black, poderão ser adquiridos com frete grátis.

Analise a viabilidade de realizar esse tipo de campanha, afinal, tantos descontos cumulativos podem acabar gerando prejuízo, principalmente, se o frete for para regiões distantes do Brasil.

Pós-venda com pesquisa de opinião

Lembre-se que na relação entre marcas e consumidores, nem sempre deve-se focar em estratégias que incentivam a recompra.

Em alguns momentos é saudável criar campanhas para ouvir o cliente e captar feedbacks para melhorar a operação. 

E, neste sentido, as Pesquisas CSAT e NPS são as melhores ferramentas para cumprir esse fim.

Quando você for configurá-las no CRM, agregue na tela de agradecimento pela resposta, uma mensagem curta dizendo que as ofertas de Cyber Monday já estão rolando no e-commerce.

Os clientes promotores que responderem a pesquisa, com certeza, vão ficar curiosos e querer “dar um pulo” na loja virtual para conferir.

Esse tipo de ação, além de produzir insights valiosos, poderá gerar pedidos extras.

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