Sumário
TogglePara você que deseja saber como aumentar as vendas no WhatsApp e como ser um bom vendedor por meio deste canal, nós preparamos esse guia para te orientar.
Nesse artigo, nós vamos apresentar as estratégias que mais tem gerado resultados positivos para os varejistas, portanto, siga na leitura para acompanhar as nossas sugestões.
Vamos lá!
Campanhas com maior conversão
Apesar das estratégias para o varejo estarem se transformado bastante, algumas ações de marketing e de relacionamento nunca saem de moda.
Dentre as que mais se destacam no WhatsApp, no quesito taxa de conversão e receita, estão as campanhas especiais para aniversariantes do mês, aniversariantes do dia, pós-venda e carrinho abandonado.
Pela nossa experiência atendendo mais de 300 marcas varejistas, essas campanhas contribuem muito para que os vendedores consigam vender mais no WhatsApp e bater as metas da loja.
O ideal é que as campanhas de aniversariantes do mês sejam disparadas no último dia, para já começarem a valer no primeiro dia do mês seguinte.
Na mensagem, você pode ofertar algum benefício primário ao cliente, porém, gere curiosidade e deixe claro que, no dia oficial da comemoração, um “presente maior” será liberado.
As campanhas de aniversariantes do dia devem ser visitadas diariamente pelos vendedores, afinal, provavelmente, sempre vai haver um cliente celebrando. Como dissemos acima, nesta ação, algum presente, realmente especial, deve ser cedido ao consumidor.
As campanhas de pós-venda, apesar de terem como foco a retenção e a coleta de feedbacks sobre a compra anterior, podem ser utilizadas para estimular o fechamento de novos pedidos.
Portanto, quando for perguntar ao cliente o que ele achou dos produtos comprados recentemente, aproveite o ensejo para lembrá-lo, por exemplo, que há cashback disponível e/ou comentar que novos produtos chegaram à loja.
Já as campanhas de carrinho abandonado vão atender, especialmente, o consumidor omnichannel. Abordar quem deixou um produto na sacola, pelo WhatsApp, ofertando um cupom e/ou retirando dúvidas, é a fórmula de sucesso para vender mais.
Para que você consiga executar ambas as estratégias acima de forma mais automatizada, é crucial contar com um bom CRM para Varejo, capaz de criar campanhas de WhatsApp Omnichannel.
WhatsApp Business
Nós sabemos que no atual contexto do varejo, ainda há muitos vendedores utilizando seus números pessoais para se relacionar com os clientes. Isso está errado? Não, porém, não é o recomendável.
O WhatsApp Business oferece diversas ferramentas que vão te ajudar a vender mais e passar credibilidade para os consumidores que você atende.
Será possível, por exemplo, criar uma vitrine virtual com informações relevantes para os clientes (logotipo, descrição do negócio, horário de atendimento, site da empresa, dentre outros).
Outra possibilidade é redigir mensagens automáticas e personalizadas de “boas-vindas”, para que os clientes não se sintam “no vácuo”, enquanto você não os responde.
Veja ainda outras configurações que podem ser aplicadas:
- Catálogo: Exiba seus produtos e serviços em uma vitrine móvel e compartilhe links para o seu catálogo no WhatsApp, no Facebook e no Instagram;
- Carrinho: Agilize a experiência de compras de clientes para que possam, facilmente, escolher itens do seu catálogo para envio em uma única mensagem;
- Pedidos: Simplifique o gerenciamento de pedidos criando faturas profissionais para os clientes e rastreando o andamento dos pedidos, tudo isso dentro do próprio app;
- Pagamentos: Aceite cartões de crédito e débito com segurança em seus pedidos, permitindo que os clientes paguem sem sair da conversa.
Para complementar o seu conhecimento sobre o tema, sugerimos assistir o webinar abaixo:
Mantenha atenção no atendimento
Uma das maiores vantagens em fazer uma conta no WhatsApp para a sua empresa é a prestação de um atendimento personalizado e direto com o cliente.
Logo, as marcas devem estar sempre atentas às notificações para não deixar nenhum consumidor sem resposta. Nesse caso, é ideal atribuir essa função a um colaborador, como vendedores de lojas para a execução desse trabalho.
É importante salientar que um atendimento atencioso é crucial para a construção de uma relação de confiança e fidelização com os clientes, que resultará em um aumento expressivo dos resultados.
Utilize a função catálogo
A função catálogo existe no aplicativo desde 2018 e foi desenvolvida com o objetivo de aumentar as vendas das empresas.
Trata-se da possibilidade de divulgação dos itens disponíveis da sua loja, junto ao valor, diretamente no WhatsApp que torna o processo de venda mais rápido.
Além disso, a funcionalidade traz mais facilidade para as pequenas empresas que ainda não conta com site próprio, ajudando a baratear os custos.
Para utilizar é muito simples, basta acessar as configurações e selecionar a opção “Catálogo”. Em seguida, realize o upload das imagens com a descrição e preço.
Automatize os processos
Com o WhatsApp é possível estabelecer a comunicação com diversos clientes de modo automatizado, com a criação de uma lista de transmissão, que possibilita o envio de uma única mensagens para vários usuários.
Apesar da praticidade. Cuidado! Enviar lista de transmissão não é uma boa prática, por não segmentar os clientes de acordo com as suas necessidades e não personalizar a comunicação.
A possibilidade do contato da marca ser bloqueada com essa ação é grande. É importante mencionar que, é preciso, por uma questão de respeito ao consumidor, enviar mensagens relevantes e personalizadas para ele.
É necessário uma autorização prévia para o recebimento das mensagens, uma vez que, ela poderá ser considerada inconveniente por alguns clientes.
Busque integrar ferramentas de CRM para automatizar processos e conversar de forma personalizada com os clientes da sua base.
Integre seu CRM ao WhatsApp
Para potencializar a utilidade do WhatsApp, você pode integrá-lo a sua ferramenta de CRM — Customer Relationship Management, ou Ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Essa prática fornecerá ao seu negócio um maior controle sobre as negociações. Isso porque, o CRM integrado ao WhatsApp promove a estruturação e a padronização, resultando em otimização de processos e um relacionamento mais sólido com os clientes.
E, caso a sua empresa ainda não conte com uma plataforma de CRM, a Dito pode ajudar você, pois é uma empresa com 15 anos de mercado, especializada em gerenciar melhor o relacionamento das marcas com seus clientes.
Para isso, o CRM da Dito integra todos os canais de venda, sejam eles online ou offline, entregando uma visão única da jornada de compra dos consumidores. Entre em contato e saiba mais!