O Dito Agenda é um aplicativo completo e intuitivo que ajuda os vendedores a se relacionarem com os consumidores de forma personalizada e humanizada, visando aumentar a retenção e as vendas, assim como aproveitar melhor o tempo ocioso na loja.
Sumário
Essa tecnologia é parte do Software de CRM da Dito e, no Varejo, além de acumular vários cases de sucesso é usada diariamente por centenas de marcas.
Apesar das vantagens que o Dito Agenda traz para os varejistas, alguns vendedores de loja física costumam apresentar objeções para agregar essa ferramenta à rotina, especialmente no começo do projeto.
No entanto, como sabemos que essa resistência inicial é comum, nós vamos trazer aqui os melhores argumentos e soluções para que você possa vencê-la e, consequentemente, consiga engajar toda a sua força de vendas.
Avance a leitura para conferir!
No Dito Agenda, o canal mais recorrente usado pelos vendedores para iniciar conversas com os consumidores é o WhatsApp. E obviamente, para isso, é necessário um número de telefone habilitado e funcionando.
Neste instante, surge a primeira objeção: “não vou passar o meu número pessoal para os clientes. Além disso, não quero gastar o meu pacote de dados”.
Apesar de algumas lideranças insistirem para que assim seja feito, essa não é uma boa prática recomendada pela própria Meta; detentora do WhatsApp.
O correto é que as marcas criem quantas contas forem necessárias no WhatsApp Business e disponibilizem para que os vendedores possam trabalhar.
Essa ação evita que os funcionários tenham seus números pessoais bloqueados, por infringir políticas de uso da rede social, tal como resolve o problema do pacote de dados, afinal, qualquer gasto com internet será por conta da empresa.
Aprenda mais sobre “Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp”.
Quando é determinada a obrigatoriedade de uso do Dito Agenda, parte dos vendedores reclamam que o acréscimo desta tarefa no dia a dia irá interferir no atendimento dentro da loja.
Para contornar essa objeção é bem simples! Estabeleça metas de contatos diários e reforce que eles devem ser feitos unicamente quando não houver nenhum consumidor no estabelecimento, ou seja, naqueles momentos ociosos.
A maioria dos nossos clientes mais experientes, configura a meta de apenas 30 contatos por dia e cria esquemas de revezamento onde, se um vendedor está trabalhando no Dito Agenda, outro deve cobri-lo e vice-versa.
Outra prática interessante é promover cursos sobre gestão do tempo para todo o time. Além disso, evidencie que graças a facilidade de uso do APP, o período investido para dialogar com os clientes será curto.
Qual vendedor não quer ganhar comissões maiores? Todos querem. E já que é assim, mostre para a sua equipe que o Dito Agenda é a melhor forma de dar um “up” no salário ao final do mês.
Para isso, sugerimos que realize benchmarks com vendedores experientes de outras marcas que usam a ferramenta há mais tempo.
Os convide para apresentar seus cases pessoais de sucesso e a porcentagem que conseguiram ganhar a mais devido ao uso do aplicativo. Esse tipo de depoimento serve como prova social e motiva quem ainda está resistente.
Caso tenha dificuldades para fazer benchs como esse, entre em contato com um dos nossos especialistas e peça apoio para esse fim.
Para te inspirar, assista no YouTube a história incrível das Lojas Zema.
Se ganhar comissão é bom, prêmios valiosos são ainda melhores!
E neste sentido, alguns varejistas costumam promover “corridas” onde, ao final, as lojas e vendedores que mais se destacarem recebem presentes especiais.
Essas corridas devem ter datas fixas para iniciar e acabar. Podem ser oferecidas, por exemplo, premiações para quem fizer um número superior de contatos e/ou para quem vender mais (R$) no período.
É interessante estabelecer um podium com 1º, 2º e 3º lugares. A competição instiga as pessoas desde sempre, e incentivá-las a chegar em primeiro lugar pode ser o gatilho perfeito para engajar de vez os vendedores a usar o Dito Agenda.
Um dos maiores aprendizados que tivemos nos últimos anos é que para dar certo, o projeto de CRM precisa ser suportado e incentivado pela Diretoria da marca.
Por mais que o Dito Agenda seja um aplicativo com resultados comprovados, se a alta gestão não declarar explicitamente apoio ao uso, a adesão tende a ser baixa ou lenta.
Portanto, se você for um Diretor, fale sobre CRM nas convenções, deixe clara a importância do projeto para a empresa, mostre dados e projeções de resultados que podem ser conquistados.
Inclusive a própria Diretoria da Dito pode te ajudar realizando palestras.
Assim como a Diretoria exerce um papel fundamental para propagar a cultura do CRM e motivar o uso das ferramentas, o Gerente de loja também é uma peça-chave.
Como é ele quem lida diretamente com os vendedores, é crucial que esse profissional tenha “na ponta da língua” todos os benefícios que o Dito Agenda irá trazer para a operação.
O Gerente deve ser um dos primeiros a receber treinamentos e a delegação de confiança da alta gestão para que a implementação do aplicativo aconteça com a máxima eficiência e celeridade.
As ideias que apresentamos neste conteúdo são apenas um “aperitivo”. Existem várias outras estratégias que podem ser aplicadas para aumentar o engajamento dos vendedores no uso do Dito Agenda.
Se quiser saber quais são, clique aqui e chame um especialista no WhatsApp. Vamos aguardar a sua mensagem. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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