Nos dias atuais, é essencial fortalecer a cultura data-driven no varejo online, então, para ajudar nesta tarefa, nós separamos três estatísticas sobre e-commerce que todo gestor deve saber.

Siga a leitura para conferir esses dados!

Formulário de captura de dados

23% dos usuários abandonam o carrinho de compras quando são obrigados a criar uma conta no site.

Algumas lojas virtuais ainda não perceberam que a obrigatoriedade de preencher um formulário extenso, faz com que uma parcela significativa das pessoas desistam da compra.

Nesse sentido, sugerimos, por exemplo, a criação de um pré-cadastro que exija somente o nome e o e-mail do consumidor.

Feito isso, por meio do seu CRM, será possível monitorar o comportamento de navegação de cada pessoa e, por meio de outras campanhas de marketing, enriquecer o cadastro de clientes com mais informações, tal como “educá-los” com conteúdos relevantes, gerar maior interesse e induzir à primeira compra.

Relacionar-se com o potencial cliente antes de pedir algo, neste caso os dados pessoais, é um caminho mais eficaz.

Custos de frete derrubam a conversão

28% dos consumidores abandonam o carrinho de compras caso encontrem um custo de frete inesperado.

Isto não significa necessariamente que as pessoas não aceitam pagar pelo frete.

A grande maioria dos consumidores entende este custo como algo comum nas compras online, mas se mostram muito inclinados a desistir quando se deparam com custos inesperados.

É neste momento que ocorre a frustração e o usuário abandona o site.

Em maior ou menor escala, o abandono de carrinho irá acontecer.

Mas você não pode aceitar o fato de que boa parte dos seus clientes vai desistir da compra, quando você pode fazer algo para contornar a situação.

Quanto representaria no seu faturamento um índice de abandono de carrinho 28% menor? Uma boa quantia, concorda?

principais_razoes_para_abandono_de_carrinho_pesquisa_dito_blog

Para evitar a surpresa do valor do frete, seja claro quanto a isso antes mesmo que o consumidor seja direcionado para o seu funil de vendas.

É verdade que você pode perder alguns cliques neste ponto, mas, considerando que a maioria dos usuários aceita o pagamento do frete e que a surpresa negativa é o principal fator de abandono, parece muito mais lógico deixar claro que haverá custos adicionais para a entrega do produto.

Uma forma prática de fazer isso é incluir a funcionalidade de cálculo de valor do frete e prazo de entrega diretamente na página do produto.

Isso fará com que os usuários que entram no funil estejam mais propensos a finalizar a conversão.

De qualquer forma, seguindo a sugestão do pré-cadastro que apontamos, você terá a oportunidade de tentar recuperar cada consumidor conforme o momento em que ele dispersou.

Descontos para recuperar o cliente

54% dos consumidores irão finalizar a compra de produtos deixados no carrinho se estes forem oferecidos por um preço com desconto.

Consumidores são ávidos por barganhas. Ofertas que pareçam realmente vantajosas têm um enorme potencial para fazê-los efetivar compras.

Ações baseadas em carrinhos abandonados são perfeitas para dar ao cliente a sensação de que aquela é uma oferta que não se pode perder.

chance de recuperar_abandono_de_carrinho_oferecendo_desconto_pesquisa_dito_blog

Neste tipo de situação o consumidor chegou a quase finalizar uma compra. Então, além do manifesto interesse pelo produto, ele foi exposto ao preço original do site.

Se alguns dias (ou horas) depois, ele é abordado por uma oferta do mesmo produto com desconto, efetivamente teremos um consumidor muito mais inclinado à compra.

Se você ainda não sabe quando e onde está perdendo seus clientes, considere começar imediatamente a monitorar o comportamento de navegação e criar notificações automáticas para reduzir dispersão.

Um pequeno desconto, brinde ou mesmo frete grátis podem ser o detalhe que falta para que aquele usuário se torne efetivamente um cliente.

“In God we trust. All others must bring data”

Estes foram alguns insights que extraímos da VWO eCommerce Survey.

O material é bem interessante e vale o download. Certamente você também poderá chegar a diversas conclusões que podem influenciar a sua abordagem de marketing.

O que achou deste conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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23% dos usuários abandonam o carrinho de compras quando são obrigados a criar uma conta no site.

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Nesse sentido, sugerimos, por exemplo, a criação de um pré-cadastro que exija somente o nome e o e-mail do consumidor.

Feito isso, por meio do seu CRM, será possível monitorar o comportamento de navegação de cada pessoa e, por meio de outras campanhas de marketing, enriquecer o cadastro de clientes com mais informações, tal como “educá-los” com conteúdos relevantes, gerar maior interesse e induzir à primeira compra.

Relacionar-se com o potencial cliente antes de pedir algo, neste caso os dados pessoais, é um caminho mais eficaz.

Custos de frete derrubam a conversão

28% dos consumidores abandonam o carrinho de compras caso encontrem um custo de frete inesperado.

Isto não significa necessariamente que as pessoas não aceitam pagar pelo frete.

A grande maioria dos consumidores entende este custo como algo comum nas compras online, mas se mostram muito inclinados a desistir quando se deparam com custos inesperados.

É neste momento que ocorre a frustração e o usuário abandona o site.

Em maior ou menor escala, o abandono de carrinho irá acontecer.

Mas você não pode aceitar o fato de que boa parte dos seus clientes vai desistir da compra, quando você pode fazer algo para contornar a situação.

Quanto representaria no seu faturamento um índice de abandono de carrinho 28% menor? Uma boa quantia, concorda?

principais_razoes_para_abandono_de_carrinho_pesquisa_dito_blog

Para evitar a surpresa do valor do frete, seja claro quanto a isso antes mesmo que o consumidor seja direcionado para o seu funil de vendas.

É verdade que você pode perder alguns cliques neste ponto, mas, considerando que a maioria dos usuários aceita o pagamento do frete e que a surpresa negativa é o principal fator de abandono, parece muito mais lógico deixar claro que haverá custos adicionais para a entrega do produto.

Uma forma prática de fazer isso é incluir a funcionalidade de cálculo de valor do frete e prazo de entrega diretamente na página do produto.

Isso fará com que os usuários que entram no funil estejam mais propensos a finalizar a conversão.

De qualquer forma, seguindo a sugestão do pré-cadastro que apontamos, você terá a oportunidade de tentar recuperar cada consumidor conforme o momento em que ele dispersou.

Descontos para recuperar o cliente

54% dos consumidores irão finalizar a compra de produtos deixados no carrinho se estes forem oferecidos por um preço com desconto.

Consumidores são ávidos por barganhas. Ofertas que pareçam realmente vantajosas têm um enorme potencial para fazê-los efetivar compras.

Ações baseadas em carrinhos abandonados são perfeitas para dar ao cliente a sensação de que aquela é uma oferta que não se pode perder.

chance de recuperar_abandono_de_carrinho_oferecendo_desconto_pesquisa_dito_blog

Neste tipo de situação o consumidor chegou a quase finalizar uma compra. Então, além do manifesto interesse pelo produto, ele foi exposto ao preço original do site.

Se alguns dias (ou horas) depois, ele é abordado por uma oferta do mesmo produto com desconto, efetivamente teremos um consumidor muito mais inclinado à compra.

Se você ainda não sabe quando e onde está perdendo seus clientes, considere começar imediatamente a monitorar o comportamento de navegação e criar notificações automáticas para reduzir dispersão.

Um pequeno desconto, brinde ou mesmo frete grátis podem ser o detalhe que falta para que aquele usuário se torne efetivamente um cliente.

“In God we trust. All others must bring data”

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