A rotina das empresas mudou radicalmente por causa do COVID-19 e, devido à chegada do “novo normal”, surgiu na mente das lideranças comerciais uma questão relevante: como fazer a gestão remota de equipes de vendas?
Antes da pandemia, boa parte das pessoas saía de casa e ia até o escritório; hoje isso se inverteu. Em algumas empresas, todos os funcionários estão trabalhando de casa.
Com essa mudança de cenário, tornou-se necessário adaptar os processos, afinal, palavras como “remoto”, “home office” e “teletrabalho” já são corriqueiras no cotidiano. E para que tudo dê certo, os times também precisam se adequar a essa nova realidade.
Por isso, abaixo, eu vou descrever algumas sugestões que nos ajudaram a criar uma rotina eficiente aqui na Dito CRM, com pessoas entregando resultados, produtividade e performance.
Antes de seguir é importante esclarecer que quando se fala em equipes diversas e multidisciplinares, pode ser que algum dos meus conselhos não se aplique.
Portanto, pegue o que funciona para a sua realidade e descarte o restante.
Forneça um suporte operacional de qualidade e proporcione conforto para o time realizar o trabalho. Itens como uma plataforma de sales enablement, um monitor extra, suporte para o notebook, apoio para os pés e mousepad devem estar no checklist.
Proponha ao seu colaborador que ele separe um espaço reservado para trabalhar. Não sendo possível, o oriente a conversar com quem divide o local sobre a necessidade de não ocorrerem interrupções.
Mesmo estando em casa, estimule o time a resistir à vontade de ficar de pijama. A bermuda ou a calça de academia estão perdoadas, mas, estar com a camisa da empresa ou outra bacana que gere bem estar, faz a diferença para focar no trabalho.
Vale também sugerir a customização do ambiente, colocando fotos de familiares e dos amigos, personagens dos filmes e séries favoritas, aromatizantes e etc.
Falando agora sobre a rotina em si, as reuniões virtuais vão aparecer a cada segundo na agenda. Diante disso, é essencial considerar algumas regras básicas:
Por fim, peça ao seu time para fazer intervalos de trabalho estruturados. Essas pausas são necessárias para retomar a concentração, o humor, a energia e o bem-estar.
Um pequeno intervalo pela manhã (Sugestão: pausa de 15min às 10:00 am), a reserva para o horário do almoço (Sugestão: pausa de 60min às 12:00 am) e o lanche da tarde (Sugestão: pausa de 15min às 3:00pm) vão manter o grupo descansado e produtivo.
Lembre-se de pedir a todos para bloquear a agenda quando estes intervalos forem acontecer. Estimule o consumo de alimentos leves e o alongamento do corpo.
Para garantir a eficácia, eu te sugiro estabelecer ritos fixos na agenda. Exemplos:
Já no segundo momento, o objetivo é avaliar algumas calls gravadas pelos times (Vendas, Prospecção, CS e etc.). A cada semana, uma pessoa compartilha uma call que realizou e todos escutam para apresentar feedbacks.
Essas rotinas ajudam muito a “nivelar” o time, tal como facilitam o apoio mútuo e a equiparação do conhecimento técnico.
Defina metas objetivas e claras! É importante que todas as pessoas saibam seu papel dentro do time e o que é esperado delas; transparência é essencial.
Nesse sentido, as reuniões de equipes devem ser orientadas e guiadas por essas metas para que o foco não se perca.
Com as metas estipuladas e os processos estruturados, confie no time, delegue tarefas para cada squad e divida as responsabilidades. Isso trará fluidez na comunicação e manterá a evolução constante.
As rotinas de acompanhamento são essenciais para entender o andamento das tarefas (reunião semanal) e passar feedbacks, garantindo assim que todos os colaboradores estão alinhados e cientes de quais caminhos devem seguir (1a1).
Para que todo esse ecossistema funcione bem, precisamos garantir que as pessoas que fazem parte dele estejam extremamente alinhadas com a cultura da empresa.
Ter um processo de contratação e de desenvolvimento baseado no pilar de “Cultura” é um bom caminho para o sucesso.
Como líderes, devemos garantir que a equipe se sinta parte do todo, que exista a sensação de pertencimento e que haja um propósito claro.
Esse propósito deve ser fruto do alinhamento dos objetivos do liderado com as metas da área e a visão e missão da empresa.
É crucial destacar também que o líder deve ser rápido para notar pessoas que estão “destoando” e criar planos de ação sobre isso. Da mesma forma, para enxergar quem está se destacando e merece receber reconhecimento e promoção.
Para ter essas visões, você pode se orientar pelos seguintes atributos comportamentais e técnicos:
Por fim, concluo resumindo que a “receita” para gerenciar um time remoto de vendas segue os seguintes “ingredientes”:
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Sales Growth Manager e Partner na Dito CRM, Daniel Ribeiro possui MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance (PUCRS) e especialização em Gestão de Relacionamento com Clientes (ESPM). Com mais de 10 anos de experiência em gestão comercial, CRM e automação de marketing, ajuda marcas do varejo a fortalecer a retenção e personalizar o relacionamento omnichannel.
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