A implementação de CRM não se resume ao aspecto técnico: ela envolve treinamento do time, adaptação de processos internos e, sobretudo, alinhamento das estratégias de marketing e relacionamento, garantindo que você tenha uma ferramenta realmente eficiente para o seu negócio.
Sumário
Mais do que buscar a aquisição de novos compradores, é preciso manter e fidelizar quem já comprou com o seu negócio. E um dos caminhos mais eficientes para se fazer isso passa pelo processo de implementação de CRM.
Afinal, a capacidade de encantar o público que já conhece a marca é ainda mais relevante, uma vez que a jornada de compra tende a ser recorrente: quem gostou de uma peça ou da qualidade do produto costuma voltar e recomprar.
O que acha, então, de entender mais sobre o assunto? Continue a leitura para nutrir relacionamentos com quem já demonstrou interesse, sempre de forma segmentada e personalizada. Confira!
A implementação de um CRM (sistema de gestão de relacionamento com o cliente) passa por integrar diferentes fontes de dados em uma plataforma unificada.
O propósito é otimizar a forma como a empresa se comunica com seus consumidores, garantindo que cada ação de marketing ou campanha voltada para o relacionamento seja customizada e eficiente.
Para que tudo funcione, portanto, é importante seguir algumas etapas na hora de adicionar um software de CRM ao fluxo de trabalho do seu negócio.
O primeiro passo é verificar a possibilidade real de integrar o CRM às atuais ferramentas da empresa, como o ERP ou a plataforma de e-commerce.
Nesse momento, a Dito faz uma análise aprofundada para entender se há compatibilidade técnica e quais dados podem ser importados.
Em geral, é possível integrar informações cadastrais, histórico de pedidos, interações anteriores, comportamentos de navegação, dentre vários outros.
Essa investigação inicial ajuda a mapear, por exemplo, a quantidade de cadastros incompletos, incorretos ou duplicados.
Por isso, o estudo de viabilidade técnica é crucial para antecipar soluções e evitar surpresas ao longo do projeto.
Após a verificação da viabilidade, tem início a fase da integração em si. Nessa etapa, ocorrem novos alinhamentos entre o time da Dito e o profissional (ou equipe) de tecnologia da marca contratante.
A ideia é configurar os conectores necessários para que o fluxo de informações seja estabelecido corretamente.
Um exemplo prático no contexto de moda poderia ser a configuração para que, sempre que um comprador finalizar um pedido na loja virtual, seus dados sejam enviados automaticamente para a plataforma de CRM.
Dessa forma, a empresa passa a ter uma base única, onde é possível segmentar quem comprou anteriormente, por exemplo, e oferecer descontos ou recomendações específicas.
Esse processo envolve a troca de chaves de API, configuração de webhooks, validação de tokens de acesso e outras ações técnicas.
Embora possa parecer complexo, a Dito oferece suporte próximo para orientar cada passo, garantindo que o varejista não fique sobrecarregado com detalhes específicos de programação.
Nenhum projeto de implementação está completo sem uma rodada de testes. Nessa fase, a equipe responsável realiza simulações de compra, atualização de cadastro e outras operações que acontecem no dia a dia de um e-commerce, loja física ou APP mobile.
O objetivo é confirmar se tudo ocorreu como planejado: se o cadastro de um novo pedido é importado corretamente, se os dados de comportamento dos compradores são registrados sem falhas, entre outros pontos.
Por exemplo, no varejo de moda, a equipe pode testar se, ao finalizar uma compra de um vestido na cor X e tamanho Y, o CRM consegue localizar o consumidor em um segmento para quem prefere vestidos.
Essas segmentações de clientes são estratégicas para o envio de campanhas mais específicas e envolventes.
Caso apareçam problemas, essa é a oportunidade para ajustá-los antes de qualquer lançamento oficial da marca.
Não se esqueça, é sempre mais eficaz resolver as inconsistências nesta etapa do que tentar corrigir erros depois que as campanhas estão rodando a todo vapor.
Com tudo integrado e testado, chega o momento de capacitar a equipe que vai operar a ferramenta.
Aqui entram os treinamentos, normalmente conduzidos pela Dito, onde se explica desde os recursos básicos, até a criação de campanhas e análise dos resultados.
É fundamental que o varejista participe ativamente dessas sessões, pois a configuração das campanhas e réguas de relacionamento fica sob sua responsabilidade.
A Dito fornece orientação e suporte, mas quem conhece a fundo o público-alvo, o estilo das peças e as preferências de quem compra é o time interno da marca. Por isso, a colaboração entre as duas partes é determinante para o sucesso.
No fim desse período de treinamentos, a ideia é que o varejista se sinta confortável para criar campanhas — por exemplo, um disparo de e-mail para quem comprou uma determinada coleção há 90 dias, oferecendo um cupom promocional ou uma automação de recuperação de carrinho abandonado.
Depois de conhecer as etapas, é importante abordar algumas práticas que vão garantir a implementação mais eficiente desse sistema de CRM.
Pouco é efetivo uma empresa de tecnologia oferecer suporte se o varejista não estiver realmente comprometido com o projeto.
Por isso, é fundamental que os times envolvidos dediquem tempo e esforço para realizar as atividades acordadas.
Esse é um processo que inclui disponibilizar as informações necessárias, participar das reuniões de alinhamento e fazer as configurações iniciais dentro dos prazos estabelecidos.
Definir e seguir um planejamento claro é essencial para que tudo aconteça no tempo previsto.
No início da implementação, a Dito elabora um roteiro, indicando o que as partes precisam fazer a cada semana.
Esse cronograma normalmente engloba checklists de integração, testes, treinamentos e criação das primeiras estratégias de relacionamento.
A proposta é finalizar a integração em até 40 dias, portanto, é crucial respeitar esse prazo, garantindo que tudo esteja em ordem antes de começar a formatação das campanhas.
Apesar de todo o suporte fornecido pela Dito, é a equipe interna que vai assumir o uso diário da ferramenta. Um processo que inclui criar novas campanhas, analisar relatórios, ajustar segmentos, experimentar diferentes abordagens de comunicação e etc.
Portanto, é essencial que o time participe dos treinamentos não só como ouvinte, mas como agente ativo, fazendo perguntas e testando recursos.
A presença em cada sessão de capacitação e a dedicação para entender como funcionam as réguas de relacionamento evitam a “síndrome da gaveta”: quando a plataforma fica instalada, mas não é explorada em todo seu potencial.
Uma prática muitas vezes subestimada é a verificação constante da qualidade das informações que entram na plataforma de relacionamento. Erros de digitação, e-mails inválidos e endereços incompletos podem comprometer as ações de marketing.
Isso pode significar o envio de campanhas para segmentações equivocadas, resultando em perdas de oportunidades e até em um aumento na taxa de descadastramento, caso as mensagens não façam sentido para o público.
Além disso, alinhe com a equipe de vendas e atendimento para que os cadastros sejam preenchidos da forma mais precisa possível, pois isso impacta diretamente as campanhas criadas na solução de relacionamento.
Por fim, uma boa prática é entender que a implementação de uma solução de relacionamento não é um projeto “estático”.
Monitore métricas como taxa de abertura de e-mails, cliques, conversões, a taxa de recompra, dentre outras.
Se notar que campanhas para um determinado público (por exemplo, mulheres que compraram vestidos de verão nos últimos 60 dias) não estão tendo o engajamento esperado, revise o conteúdo, o layout e a oferta.
Em muitos casos, pequenas modificações — como o momento do disparo ou o uso de recomendações personalizadas — podem melhorar significativamente a performance.
Na Dito, é comum apoiar o varejista nesses ajustes contínuos, trocando insights e sugerindo caminhos para melhorar as estratégias de retenção e fidelização.
A implementação de uma plataforma de relacionamento focada na base de clientes já existente é um passo decisivo para varejistas que querem se destacar no mercado digital. Afinal, não basta ter a melhor ferramenta, mas também garantir que essa solução seja integrada de maneira eficiente nesse fluxo.
O que acha de dar o próximo passo? Fale agora com um especialista e descubra como o seu negócio pode vender mais com o Software de CRM da Dito.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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