10 estratégias de marketing digital para e-commerce

Considerando a enorme concorrência que se instalou no varejo, nunca foi tão importante investir em marketing digital para e-commerce.

Assim sendo, listamos neste artigo as estratégias que geram os melhores resultados e que mais contribuem para aumentar as vendas.

É importante destacar que todas as ideias que vamos sugerir aqui já estão alinhadas com as recentes mudanças no algoritmo do Google.

Portanto, siga a leitura, pois esse texto é o guia ideal para 2025.

Quais as melhores estratégias de marketing para o e-commerce?

Na sequência, vamos propor estratégias gratuitas e algumas outras que demandam investimento financeiro.

Veja o que se adequa melhor ao seu cenário e inicie o plano de ação.

Vídeos para o TikTok

Segundo dados do próprio TikTok, 77% dos usuários que descobriram uma marca ou produto na plataforma foram buscar mais informações.

Perante esse fato, essa rede social é um excelente local para promover o seu e-commerce, especialmente para gerar tráfego qualificado de novos visitantes.

Portanto, sugerimos que em 2025, você agregue essa rede no seu planejamento de marketing e produza vídeos para esse canal.

Para que você possa se inspirar, é interessante visitar previamente os perfis de marcas como a FARM, Magalu, Animale e/ou Polishop que estão fazendo um ótimo trabalho.

Conteúdos para o Instagram

Com base na pesquisa State of the Search de 2024, o Instagram passou a ser o 2º local preferido dos brasileiros para fazer pesquisas por texto.

Na imagem a seguir da pesquisa, você observará que dentre as principais finalidades das buscas, as tentativas de encontrar informações sobre produtos ou preços estão no topo do gráfico.

Pesquisas feitas no Instagram

Assim sendo, é importante reforçar a divulgação do seu e-commerce nessa rede, apresentando os lançamentos da coleção, as melhores ofertas e etc.

Inclusive, para complementar o seu conhecimento sobre essa estratégia, sugerimos que você leia outros 2 artigos aqui do Blog sobre “Social Commerce” e “Live Commerce”.

E-mail Marketing

Dentre todos os nossos clientes que têm e-commerce, o e-mail marketing ainda é a estratégia mais utilizada para promover a loja virtual.

Aqui na Dito, as campanhas de e-mail configuradas e automatizadas com maior frequência, são as que seguem abaixo:

  • Boas-vindas (5 minutos depois) para quem acabou de se cadastrar no site;
  • Carrinho abandonado (1 hora depois) para quem deixou produtos parados;
  • Congratulações para aniversariantes do mês e do dia;
  • Pós-venda com envio de CSAT;
  • “Navegação confusa” para quem acessou o e-commerce, clicou em categorias e produtos, mas não comprou nada;

Essas são as comunicações mais recorrentes. No entanto, os varejistas também enviam campanhas pontuais para explorar as principais datas comerciais do ano.

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de enxergar com clareza KPIs relevantes como a receita influenciada por CRM e o last click.

WhatsApp Omnichannel

Outra estratégia muito eficaz é o WhatsApp Omnichannel para acelerar pedidos que ainda estão parados no carrinho.

Para clarear, os varejistas que utilizam o nosso CRM para Varejo, conseguem traquear os comportamentos dos clientes que estão navegando na loja virtual.

Quando qualquer um deles chega ao carrinho, mas não avança, um vendedor de loja física o aborda via WhatsApp para apoiar e tentar fechar a compra de maneira mais célere.

Essa ação é excelente, pois além de entregar um atendimento personalizado para o consumidor, ajuda a elevar o ticket médio das transações.

Se você quiser saber mais sobre esse tópico em específico, entre no site da Dito, preencha o formulário de contato e peça uma demonstração gratuita.

SMS

Se você acredita que o SMS “morreu”, saiba que está fortemente enganado. Essa mídia é ótima para gerar compras por impulso. 

Você pode usá-lo para divulgar ofertas relâmpago, especialmente em épocas de “sale”, black friday, cyber monday e outras datas onde o período promocional é mais curto.

E o SMS contribui também para ativar bases de consumidores que têm somente o telefone registrado, ou seja, não há o e-mail disponível para contato.

Se ficar na dúvida quanto a efetividade deste canal, te propomos fazer um teste e, ao fim, analisar o last click e a taxa de conversão em comparação a outras mídias.

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados se trata de selecionar pessoas estratégicas para divulgar o seu e-commerce em canais digitais e comissioná-las por isso.

Essas pessoas, não necessariamente, precisam ser influenciadoras. Contudo, elas devem se comprometer com a divulgação e cumprir todos os requisitos para que o trabalho seja feito da melhor maneira.

Uma vez que houver a seleção, você precisa parametrizar um link do e-commerce para cada um que for promovê-lo, afinal, será esse link que ajudará a identificar quem foi o responsável por influenciar a venda.

Para executar uma estratégia de marketing de afiliados, você pode procurar empresas como a Hotmart que apoia em todo esse processo.

SEO (Search Engine Optimization)

A otimização das lojas virtuais para os motores de busca é uma das estratégias mais relevantes de marketing digital para e-commerce.

No entanto, olhando para os últimos anos, acreditamos que essa atividade nunca foi tão complexa.

Com a ascensão das Core Web Vitals, o Google colocou a experiência do usuário acima de qualquer coisa, e os sites que não fazem o mesmo, passaram a perder posições orgânicas (tráfego).

Diante disso, aplicar as técnicas de SEO com atenção a todos os mínimos detalhes, deixou de ser somente uma sugestão para se transformar em uma obrigação para quem tem e-commerce.

Neste aspecto, para entender se a sua marca está no caminho certo, responda as perguntas que vem na sequência:

  • O seu e-commerce carrega rapidamente quando é acessado?
  • Após o carregamento, quanto tempo o usuário leva para conseguir interagir com a página?
  • Enquanto a página carrega e o usuário interage, os conteúdos ficam estáveis?
  • Há links “quebrados” ou imagens “estouradas”?
  • Como é a experiência quando o e-commerce é acessado via dispositivo móvel?
  • O tempo médio de engajamento por usuário é baixo ou alto?
  • Todos os produtos do seu e-commerce estão com a descrição completa, clara e objetiva?
  • A política de compras está atualizada e redigida de forma a não deixar nenhuma dúvida para os clientes?
  • Há uma categoria destinada para esclarecer as regras da LGPD?

Se você não sabe responder ou os dados que tem em mãos não são motivadores, é hora de priorizar as estratégias de  SEO para E-commerce.

Blog com conteúdos realmente úteis

Mesmo com o “boom” da IA e o alvoroço em torno do Chat GPT, o Google ainda é o maior buscador do mundo. E assim sendo, ter um Blog que ranqueia no topo da sua SERP é excelente para as empresas de varejo.

Isso ocorre, pois boa parte do tráfego que chega ao Blog acaba se direcionando para o e-commerce da marca. E isso, por conseguinte, se transforma em novos pedidos realizados.

Além disso, os Blogs são muito bons para capturar leads qualificados. Então, mesmo que não ocorra uma compra de imediato, ela poderá se concretizar no futuro, por meio do relacionamento nas campanhas de CRM.

A grande questão aqui é que, associado às Core Web Vitals que citamos anteriormente, veio também um update que trata sobre o “Helpful Content”, ou seja, dos “conteúdos úteis, confiáveis e que priorizam as pessoas”.

Há uma página do Google dedicada a esse assunto (Leia Aqui), porém, de forma resumida, se a sua marca tem um Blog, é essencial que ela entregue textos originais, factuais, completos (e etc.) ao público.

Até então, após a implementação desta regra, apenas 20% dos profissionais de SEO disseram que notaram alterações no ranqueamento dos conteúdos já publicados, mas, no longo prazo, acreditamos que este número deve subir.

Isso vai acontecer, pois o Google deseja que todos os internautas tenham boas experiências nas páginas que encontrarem na SERP e, na visão do Buscador, “boa experiência” é sinônimo de conteúdo de valor.

Portanto crie um plano de ação para revisar todo o conteúdo do Blog, afinal, você não vai querer perder tráfego qualificado e indexação de palavras-chave por não cumprir essa norma, certo?

Tráfego pago

Vai ano e vem ano e o tráfego pago não deixa de ser uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce.

Com o aumento da competição pelas primeiras posições do Google e a maior dificuldade para aquisição de tráfego orgânico, investir em ADS é fundamental.

Entretanto, aqui vai um alerta também vinculado à questão da experiência do usuário. 

Se você já tinha zelo para escolher imagens, textos e para criar landing Pages, redobre o cuidado.

Atualmente qualquer conteúdo que soe como golpe, fake ou tentativa de ludibriar o consumidor, pode sofrer banimento.

Marketing de Influência

Conforme destacado pelo Felipe Dellacqua (Partner & VP Commerce na Adventures) no artigo sobre “Tendências para o Varejo”, o marketing de influência chegou com tudo.

Assim sendo, estabelecer parcerias tanto com os nano influenciadores quanto com os chamados “Top Celebrity”, é uma excelente estratégia de marketing digital para e-commerces para quem precisa aumentar as vendas.

O E-commerce do Futuro

Agora que você chegou até aqui, vem a melhor parte do artigo.

Para continuar descobrindo novas estratégias e tendências para o e-commerce brasileiro, baixe agora, gratuitamente, o nosso mais novo e-book sobre “O E-commerce do Futuro”.

Neste material, nós reunimos uma série de estudos e pesquisas que apontam como deverá ser o e-commerce no Brasil daqui a 2 anos, então, este conteúdo poderá apoiar fortemente o seu planejamento de marketing digital.

Esperamos que você goste! Até breve.

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Considerando a enorme concorrência que se instalou no varejo, nunca foi tão importante investir em marketing digital para e-commerce.

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É importante destacar que todas as ideias que vamos sugerir aqui já estão alinhadas com as recentes mudanças no algoritmo do Google.

Portanto, siga a leitura, pois esse texto é o guia ideal para 2025.

Quais as melhores estratégias de marketing para o e-commerce?

Na sequência, vamos propor estratégias gratuitas e algumas outras que demandam investimento financeiro.

Veja o que se adequa melhor ao seu cenário e inicie o plano de ação.

Vídeos para o TikTok

Segundo dados do próprio TikTok, 77% dos usuários que descobriram uma marca ou produto na plataforma foram buscar mais informações.

Perante esse fato, essa rede social é um excelente local para promover o seu e-commerce, especialmente para gerar tráfego qualificado de novos visitantes.

Portanto, sugerimos que em 2025, você agregue essa rede no seu planejamento de marketing e produza vídeos para esse canal.

Para que você possa se inspirar, é interessante visitar previamente os perfis de marcas como a FARM, Magalu, Animale e/ou Polishop que estão fazendo um ótimo trabalho.

Conteúdos para o Instagram

Com base na pesquisa State of the Search de 2024, o Instagram passou a ser o 2º local preferido dos brasileiros para fazer pesquisas por texto.

Na imagem a seguir da pesquisa, você observará que dentre as principais finalidades das buscas, as tentativas de encontrar informações sobre produtos ou preços estão no topo do gráfico.

Pesquisas feitas no Instagram

Assim sendo, é importante reforçar a divulgação do seu e-commerce nessa rede, apresentando os lançamentos da coleção, as melhores ofertas e etc.

Inclusive, para complementar o seu conhecimento sobre essa estratégia, sugerimos que você leia outros 2 artigos aqui do Blog sobre “Social Commerce” e “Live Commerce”.

E-mail Marketing

Dentre todos os nossos clientes que têm e-commerce, o e-mail marketing ainda é a estratégia mais utilizada para promover a loja virtual.

Aqui na Dito, as campanhas de e-mail configuradas e automatizadas com maior frequência, são as que seguem abaixo:

  • Boas-vindas (5 minutos depois) para quem acabou de se cadastrar no site;
  • Carrinho abandonado (1 hora depois) para quem deixou produtos parados;
  • Congratulações para aniversariantes do mês e do dia;
  • Pós-venda com envio de CSAT;
  • “Navegação confusa” para quem acessou o e-commerce, clicou em categorias e produtos, mas não comprou nada;

Essas são as comunicações mais recorrentes. No entanto, os varejistas também enviam campanhas pontuais para explorar as principais datas comerciais do ano.

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de enxergar com clareza KPIs relevantes como a receita influenciada por CRM e o last click.

WhatsApp Omnichannel

Outra estratégia muito eficaz é o WhatsApp Omnichannel para acelerar pedidos que ainda estão parados no carrinho.

Para clarear, os varejistas que utilizam o nosso CRM para Varejo, conseguem traquear os comportamentos dos clientes que estão navegando na loja virtual.

Quando qualquer um deles chega ao carrinho, mas não avança, um vendedor de loja física o aborda via WhatsApp para apoiar e tentar fechar a compra de maneira mais célere.

Essa ação é excelente, pois além de entregar um atendimento personalizado para o consumidor, ajuda a elevar o ticket médio das transações.

Se você quiser saber mais sobre esse tópico em específico, entre no site da Dito, preencha o formulário de contato e peça uma demonstração gratuita.

SMS

Se você acredita que o SMS “morreu”, saiba que está fortemente enganado. Essa mídia é ótima para gerar compras por impulso. 

Você pode usá-lo para divulgar ofertas relâmpago, especialmente em épocas de “sale”, black friday, cyber monday e outras datas onde o período promocional é mais curto.

E o SMS contribui também para ativar bases de consumidores que têm somente o telefone registrado, ou seja, não há o e-mail disponível para contato.

Se ficar na dúvida quanto a efetividade deste canal, te propomos fazer um teste e, ao fim, analisar o last click e a taxa de conversão em comparação a outras mídias.

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados se trata de selecionar pessoas estratégicas para divulgar o seu e-commerce em canais digitais e comissioná-las por isso.

Essas pessoas, não necessariamente, precisam ser influenciadoras. Contudo, elas devem se comprometer com a divulgação e cumprir todos os requisitos para que o trabalho seja feito da melhor maneira.

Uma vez que houver a seleção, você precisa parametrizar um link do e-commerce para cada um que for promovê-lo, afinal, será esse link que ajudará a identificar quem foi o responsável por influenciar a venda.

Para executar uma estratégia de marketing de afiliados, você pode procurar empresas como a Hotmart que apoia em todo esse processo.

SEO (Search Engine Optimization)

A otimização das lojas virtuais para os motores de busca é uma das estratégias mais relevantes de marketing digital para e-commerce.

No entanto, olhando para os últimos anos, acreditamos que essa atividade nunca foi tão complexa.

Com a ascensão das Core Web Vitals, o Google colocou a experiência do usuário acima de qualquer coisa, e os sites que não fazem o mesmo, passaram a perder posições orgânicas (tráfego).

Diante disso, aplicar as técnicas de SEO com atenção a todos os mínimos detalhes, deixou de ser somente uma sugestão para se transformar em uma obrigação para quem tem e-commerce.

Neste aspecto, para entender se a sua marca está no caminho certo, responda as perguntas que vem na sequência:

  • O seu e-commerce carrega rapidamente quando é acessado?
  • Após o carregamento, quanto tempo o usuário leva para conseguir interagir com a página?
  • Enquanto a página carrega e o usuário interage, os conteúdos ficam estáveis?
  • Há links “quebrados” ou imagens “estouradas”?
  • Como é a experiência quando o e-commerce é acessado via dispositivo móvel?
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  • Todos os produtos do seu e-commerce estão com a descrição completa, clara e objetiva?
  • A política de compras está atualizada e redigida de forma a não deixar nenhuma dúvida para os clientes?
  • Há uma categoria destinada para esclarecer as regras da LGPD?

Se você não sabe responder ou os dados que tem em mãos não são motivadores, é hora de priorizar as estratégias de  SEO para E-commerce.

Blog com conteúdos realmente úteis

Mesmo com o “boom” da IA e o alvoroço em torno do Chat GPT, o Google ainda é o maior buscador do mundo. E assim sendo, ter um Blog que ranqueia no topo da sua SERP é excelente para as empresas de varejo.

Isso ocorre, pois boa parte do tráfego que chega ao Blog acaba se direcionando para o e-commerce da marca. E isso, por conseguinte, se transforma em novos pedidos realizados.

Além disso, os Blogs são muito bons para capturar leads qualificados. Então, mesmo que não ocorra uma compra de imediato, ela poderá se concretizar no futuro, por meio do relacionamento nas campanhas de CRM.

A grande questão aqui é que, associado às Core Web Vitals que citamos anteriormente, veio também um update que trata sobre o “Helpful Content”, ou seja, dos “conteúdos úteis, confiáveis e que priorizam as pessoas”.

Há uma página do Google dedicada a esse assunto (Leia Aqui), porém, de forma resumida, se a sua marca tem um Blog, é essencial que ela entregue textos originais, factuais, completos (e etc.) ao público.

Até então, após a implementação desta regra, apenas 20% dos profissionais de SEO disseram que notaram alterações no ranqueamento dos conteúdos já publicados, mas, no longo prazo, acreditamos que este número deve subir.

Isso vai acontecer, pois o Google deseja que todos os internautas tenham boas experiências nas páginas que encontrarem na SERP e, na visão do Buscador, “boa experiência” é sinônimo de conteúdo de valor.

Portanto crie um plano de ação para revisar todo o conteúdo do Blog, afinal, você não vai querer perder tráfego qualificado e indexação de palavras-chave por não cumprir essa norma, certo?

Tráfego pago

Vai ano e vem ano e o tráfego pago não deixa de ser uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce.

Com o aumento da competição pelas primeiras posições do Google e a maior dificuldade para aquisição de tráfego orgânico, investir em ADS é fundamental.

Entretanto, aqui vai um alerta também vinculado à questão da experiência do usuário. 

Se você já tinha zelo para escolher imagens, textos e para criar landing Pages, redobre o cuidado.

Atualmente qualquer conteúdo que soe como golpe, fake ou tentativa de ludibriar o consumidor, pode sofrer banimento.

Marketing de Influência

Conforme destacado pelo Felipe Dellacqua (Partner & VP Commerce na Adventures) no artigo sobre “Tendências para o Varejo”, o marketing de influência chegou com tudo.

Assim sendo, estabelecer parcerias tanto com os nano influenciadores quanto com os chamados “Top Celebrity”, é uma excelente estratégia de marketing digital para e-commerces para quem precisa aumentar as vendas.

O E-commerce do Futuro

Agora que você chegou até aqui, vem a melhor parte do artigo.

Para continuar descobrindo novas estratégias e tendências para o e-commerce brasileiro, baixe agora, gratuitamente, o nosso mais novo e-book sobre “O E-commerce do Futuro”.

Neste material, nós reunimos uma série de estudos e pesquisas que apontam como deverá ser o e-commerce no Brasil daqui a 2 anos, então, este conteúdo poderá apoiar fortemente o seu planejamento de marketing digital.

Esperamos que você goste! Até breve.

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