Que marketing digital para e-commerce funciona, todos nós já sabemos! Mas quais são as melhores estratégias para se investir em 2024?

O objetivo deste artigo é responder essa pergunta, considerando as mais recentes mudanças no algoritmo do Google e boas práticas orientadas pelo contexto do varejo.

Vem com a gente?

Helpful Content

Para iniciar esse tópico, nós gostaríamos que você respondesse com sinceridade às questões abaixo:

  • Todos os produtos do seu e-commerce estão, atualmente, com a descrição completa, clara e objetiva?
  • A política de compras está atualizada e redigida de forma a não deixar nenhuma dúvida para os clientes?
  • Há uma categoria destinada para esclarecer as regras da LGPD?

Se você respondeu “sim” para alguma das perguntas (ou para todas), muito bom! Mas se disse “não” para qualquer uma delas, inicie, imediatamente, a tratativa do problema.

Recentemente, na última atualização de algoritmo, o Google deixou claro que todo o conteúdo dos sites tradicionais e dos e-commerces deve ser útil para o usuário.

Após a implementação desta regra, apenas 20% dos profissionais de SEO disseram que notaram alterações no ranqueamento dos conteúdos já publicados, mas, no longo prazo, acreditamos que este número deve subir.

Isso vai acontecer, pois o Google deseja que todos os internautas tenham boas experiências nas páginas que encontrarem na SERP e, na visão do Buscador, “boa experiência” é sinônimo de conteúdo útil.

Portanto crie um plano de ação para revisar todo o conteúdo do seu e-commerce, afinal, você não vai querer perder tráfego qualificado e indexação de palavras-chave por não cumprir essa nova norma, certo?

SEO (Search Engine Optimization)

A otimização das lojas virtuais para os motores de busca (SEO), nos dias de hoje, é uma das estratégias mais relevantes de marketing digital para e-commerce.

Como ficou claro no tópico sobre conteúdo útil, o Google (e os demais buscadores também) nunca valorizou tanto a experiência do usuário, então, conforme sugerimos anteriormente, tente também responder às perguntas abaixo:

  • O seu e-commerce carrega rapidamente quando é acessado?
  • Após o carregamento, quanto tempo o usuário leva para conseguir interagir com a página?
  • Enquanto a página carrega e o usuário interage, os conteúdos ficam estáveis?
  • Há links “quebrados” ou imagens “estouradas”?
  • Como é a experiência quando o e-commerce é acessado via dispositivo móvel?

Se você não sabe ou os dados que tem em mãos, a respeito das questões acima, não são motivadores, é hora de priorizar as estratégias de SEO para e-commerce.

Tráfego Pago

Vai ano e vem ano e o tráfego pago não deixa de ser uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce.

Com o aumento da competição pelas primeiras posições do Google e a maior dificuldade para aquisição de tráfego orgânico, investir em ADS é fundamental.

Entretanto, aqui vai um alerta, também vinculado à questão da experiência do usuário. Se você já tinha zelo para escolher imagens, textos e para criar landing Pages, redobre o cuidado.

Atualmente qualquer conteúdo que soe como golpe, fake ou tentativa de ludibriar o consumidor, pode sofrer banimento.

Digital Influencers

Conforme destacado pelo Felipe Dellacqua (Partner & VP Commerce na Adventures) no artigo sobre “Tendências do varejo que você não pode ignorar”, o marketing de influência chegou com tudo!

Assim sendo, estabelecer parcerias tanto com os nano influenciadores quanto com os chamados “Top Celebrity”, é uma excelente estratégia de marketing digital para e-commerces para quem precisa aumentar as vendas.

O E-commerce do Futuro

Agora que você chegou até aqui, vem a melhor parte do artigo!

Para continuar descobrindo novas estratégias e tendências para o e-commerce brasileiro, baixe agora, gratuitamente, o nosso mais novo e-book sobre “O E-commerce do Futuro”.

Neste material, nós reunimos uma série de estudos e pesquisas que apontam como deverá ser o e-commerce no Brasil daqui a 5 anos, então, este conteúdo poderá apoiar fortemente o seu planejamento de marketing digital.

Esperamos que você goste! Até breve.

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Que marketing digital para e-commerce funciona, todos nós já sabemos! Mas quais são as melhores estratégias para se investir em 2024?

O objetivo deste artigo é responder essa pergunta, considerando as mais recentes mudanças no algoritmo do Google e boas práticas orientadas pelo contexto do varejo.

Vem com a gente?

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  • Todos os produtos do seu e-commerce estão, atualmente, com a descrição completa, clara e objetiva?
  • A política de compras está atualizada e redigida de forma a não deixar nenhuma dúvida para os clientes?
  • Há uma categoria destinada para esclarecer as regras da LGPD?

Se você respondeu “sim” para alguma das perguntas (ou para todas), muito bom! Mas se disse “não” para qualquer uma delas, inicie, imediatamente, a tratativa do problema.

Recentemente, na última atualização de algoritmo, o Google deixou claro que todo o conteúdo dos sites tradicionais e dos e-commerces deve ser útil para o usuário.

Após a implementação desta regra, apenas 20% dos profissionais de SEO disseram que notaram alterações no ranqueamento dos conteúdos já publicados, mas, no longo prazo, acreditamos que este número deve subir.

Isso vai acontecer, pois o Google deseja que todos os internautas tenham boas experiências nas páginas que encontrarem na SERP e, na visão do Buscador, “boa experiência” é sinônimo de conteúdo útil.

Portanto crie um plano de ação para revisar todo o conteúdo do seu e-commerce, afinal, você não vai querer perder tráfego qualificado e indexação de palavras-chave por não cumprir essa nova norma, certo?

SEO (Search Engine Optimization)

A otimização das lojas virtuais para os motores de busca (SEO), nos dias de hoje, é uma das estratégias mais relevantes de marketing digital para e-commerce.

Como ficou claro no tópico sobre conteúdo útil, o Google (e os demais buscadores também) nunca valorizou tanto a experiência do usuário, então, conforme sugerimos anteriormente, tente também responder às perguntas abaixo:

  • O seu e-commerce carrega rapidamente quando é acessado?
  • Após o carregamento, quanto tempo o usuário leva para conseguir interagir com a página?
  • Enquanto a página carrega e o usuário interage, os conteúdos ficam estáveis?
  • Há links “quebrados” ou imagens “estouradas”?
  • Como é a experiência quando o e-commerce é acessado via dispositivo móvel?

Se você não sabe ou os dados que tem em mãos, a respeito das questões acima, não são motivadores, é hora de priorizar as estratégias de SEO para e-commerce.

Tráfego Pago

Vai ano e vem ano e o tráfego pago não deixa de ser uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce.

Com o aumento da competição pelas primeiras posições do Google e a maior dificuldade para aquisição de tráfego orgânico, investir em ADS é fundamental.

Entretanto, aqui vai um alerta, também vinculado à questão da experiência do usuário. Se você já tinha zelo para escolher imagens, textos e para criar landing Pages, redobre o cuidado.

Atualmente qualquer conteúdo que soe como golpe, fake ou tentativa de ludibriar o consumidor, pode sofrer banimento.

Digital Influencers

Conforme destacado pelo Felipe Dellacqua (Partner & VP Commerce na Adventures) no artigo sobre “Tendências do varejo que você não pode ignorar”, o marketing de influência chegou com tudo!

Assim sendo, estabelecer parcerias tanto com os nano influenciadores quanto com os chamados “Top Celebrity”, é uma excelente estratégia de marketing digital para e-commerces para quem precisa aumentar as vendas.

O E-commerce do Futuro

Agora que você chegou até aqui, vem a melhor parte do artigo!

Para continuar descobrindo novas estratégias e tendências para o e-commerce brasileiro, baixe agora, gratuitamente, o nosso mais novo e-book sobre “O E-commerce do Futuro”.

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Esperamos que você goste! Até breve.

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