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ToggleQue marketing digital para e-commerce funciona, todos nós já sabemos! Mas quais são as melhores estratégias para se investir em 2024?
O objetivo deste artigo é responder essa pergunta, considerando as mais recentes mudanças no algoritmo do Google e boas práticas orientadas pelo contexto do varejo.
Vem com a gente?
Helpful Content
Para iniciar esse tópico, nós gostaríamos que você respondesse com sinceridade às questões abaixo:
- Todos os produtos do seu e-commerce estão, atualmente, com a descrição completa, clara e objetiva?
- A política de compras está atualizada e redigida de forma a não deixar nenhuma dúvida para os clientes?
- Há uma categoria destinada para esclarecer as regras da LGPD?
- O blog da marca tem conteúdo útil que, realmente, apoia a persona?
Se você respondeu “sim” para alguma das perguntas (ou para todas), muito bom! Mas se disse “não” para qualquer uma delas, inicie, imediatamente, a tratativa do problema.
Recentemente, na última atualização de algoritmo, o Google deixou claro que todo o conteúdo dos sites tradicionais e dos e-commerces deve ser útil para o usuário.
Após a implementação desta regra, apenas 20% dos profissionais de SEO disseram que notaram alterações no ranqueamento dos conteúdos já publicados, mas, no longo prazo, acreditamos que este número deve subir.
Isso vai acontecer, pois o Google deseja que todos os internautas tenham boas experiências nas páginas que encontrarem na SERP e, na visão do Buscador, “boa experiência” é sinônimo de conteúdo útil.
Portanto crie um plano de ação para revisar todo o conteúdo do seu e-commerce, afinal, você não vai querer perder tráfego qualificado e indexação de palavras-chave por não cumprir essa nova norma, certo?
SEO (Search Engine Optimization)
A otimização das lojas virtuais para os motores de busca (SEO), nos dias de hoje, é uma das estratégias mais relevantes de marketing digital para e-commerce.
Como ficou claro no tópico sobre conteúdo útil, o Google (e os demais buscadores também) nunca valorizou tanto a experiência do usuário, então, conforme sugerimos anteriormente, tente também responder às perguntas abaixo:
- O seu e-commerce carrega rapidamente quando é acessado?
- Após o carregamento, quanto tempo o usuário leva para conseguir interagir com a página?
- Enquanto a página carrega e o usuário interage, os conteúdos ficam estáveis?
- Há links “quebrados” ou imagens “estouradas”?
- Como é a experiência quando o e-commerce é acessado via dispositivo móvel?
Se você não sabe ou os dados que tem em mãos, a respeito das questões acima, não são motivadores, é hora de priorizar as estratégias de SEO para e-commerce.
Tráfego Pago
Vai ano e vem ano e o tráfego pago não deixa de ser uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce.
Com o aumento da competição pelas primeiras posições do Google e a maior dificuldade para aquisição de tráfego orgânico, investir em ADS é fundamental.
Entretanto, aqui vai um alerta, também vinculado à questão da experiência do usuário. Se você já tinha zelo para escolher imagens, textos e para criar landing Pages, redobre o cuidado.
Atualmente qualquer conteúdo que soe como golpe, fake ou tentativa de ludibriar o consumidor, pode sofrer banimento.
Digital Influencers
Conforme destacado pelo Felipe Dellacqua (Partner & VP Commerce na Adventures) no artigo sobre “Tendências do varejo que você não pode ignorar”, o marketing de influência chegou com tudo!
Assim sendo, estabelecer parcerias tanto com os nano influenciadores quanto com os chamados “Top Celebrity”, é uma excelente estratégia de marketing digital para e-commerces para quem precisa aumentar as vendas.
O E-commerce do Futuro
Agora que você chegou até aqui, vem a melhor parte do artigo!
Para continuar descobrindo novas estratégias e tendências para o e-commerce brasileiro, baixe agora, gratuitamente, o nosso mais novo e-book sobre “O E-commerce do Futuro”.
Neste material, nós reunimos uma série de estudos e pesquisas que apontam como deverá ser o e-commerce no Brasil daqui a 5 anos, então, este conteúdo poderá apoiar fortemente o seu planejamento de marketing digital.
Esperamos que você goste! Até breve.