Qual o melhor CRM atualmente? Descubra aqui!

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Carlos Nascimento
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O melhor CRM é aquele que atende às necessidades da sua empresa. Escolher uma ferramenta considerando apenas o quanto ela é conhecida ou o preço baixo, por exemplo, pode ser um grande erro.

Para selecionar a plataforma de CRM mais completa, você deve considerar vários outros fatores, como os módulos disponíveis, o formato de suporte e atendimento, os cases de sucesso já registrados, dentre outros.

Assim sendo, neste artigo vou te mostrar como escolher um CRM, mencionar alguns dos melhores sistemas e provar que contratar esse software é a decisão mais acertada se você precisa vender mais.

Vem comigo aprender tudo sobre CRM e a gestão do relacionamento com os clientes?

Como escolher um bom CRM?

Para escolher um bom CRM, é primordial que você faça uma pesquisa apurada sobre todas as plataformas especializadas no seu setor de atuação. 

Analise avaliações da ferramenta em sites confiáveis, como o Capterra, e peça o feedback de usuários que já utilizam as funcionalidades há mais tempo. Investigue o histórico dos softwares que pesquisou no Reclame Aqui.

Veja quantas pessoas usam a solução, questione ao fornecedor o CSAT da plataforma, o percentual de clientes que pedem cancelamento e, da mesma forma, há quanto tempo os clientes mais antigos utilizam a plataforma.

Lembre-se de que há CRMs que funcionam melhor para o B2B e outros para o B2C. Alguns atendem empresas de menor porte, enquanto outros são mais preparados para grandes marcas com estrutura robusta.

Faça a contratação e a implementação somente após receber demonstrações práticas da plataforma e realizar o estudo de viabilidade técnica, para verificar se ela integra com os demais sistemas da sua empresa. Fique atento se o CRM é fácil de usar.

A soma desses esforços, além dos pontos mencionados na introdução deste texto, vai te ajudar a tomar a decisão mais certeira.

Quais são os melhores sistemas de CRM?

Não existe uma lista oficial, pois alguns sistemas são mais adequados para determinados segmentos de mercado ou portes de empresa. No entanto, confira a seguir algumas das plataformas de CRM mais utilizadas no Brasil:

  • Dito CRM;

  • Agendor;

  • Pipedrive;

  • CRMBônus;

  • Insider CRM;

  • Zoho CRM;

  • Bitrix;

  • Salesforce;

  • OTO CRM;

  • Sellbie;

  • Wake;

Percebe como, diante da variedade de opções, é preciso analisar com calma? Reforçando: não tome decisões precipitadas. Considere múltiplos fatores para determinar qual é a melhor ferramenta para a sua marca.

Quanto custa um bom CRM?

As melhores plataformas de CRM, geralmente, não têm um preço pré-determinado. O custo é personalizado de acordo com os módulos e serviços demandados pelo contratante.

Aqui na Dito, por exemplo, o varejista não é obrigado a contratar tudo. Ele inicia a estratégia apenas com as funcionalidades que fizerem sentido para o seu momento.

Contudo, para sermos totalmente transparentes, o custo médio mensal da nossa ferramenta de CRM parte de R$ 6.000,00.

Mas atenção! Não se guie unicamente pelo preço acima. Fale conosco primeiro, pois podemos customizar uma oferta especial para a sua empresa.

Quem usa CRM vende mais?

Sim. E, para comprovar, leia, por exemplo, o case de sucesso do Grupo Multilaser e a história das Lojas Edmil.

Ou, se preferir, dê o play no vídeo a seguir para descobrir como o Grupo Lins Ferrão gerou mais de 49% de receita influenciada pelo CRM.

Diferenças entre CRM e plataforma de automação de marketing

A confusão entre CRM e plataformas de automação de marketing é comum já que algumas funcionalidades são semelhantes, porém, os objetivos são bastante distintos.

Ter essa clareza é essencial para escolher a solução mais adequada às necessidades da sua empresa.

As plataformas de automação de marketing são projetadas para empresas que desejam escalar ações de marketing e ampliar a aquisição de novos consumidores.

Elas oferecem funcionalidades como a criação de formulários para captura de leads e campanhas segmentadas para nutrir esses contatos de forma eficiente. 

Já os CRMs são indicados para empresas que buscam melhorar o relacionamento com clientes já cadastrados, aumentando a retenção e o tempo de vida do cliente (LTV).

Inclusive, um diferencial dos CRMs é o CDP (Plataforma de Dados de Clientes), uma funcionalidade que permite integrar e unificar dados de clientes de diferentes canais, como lojas físicas, e-commerce e aplicativos.

Com isso, os cadastros são enriquecidos e as duplicidades eliminadas, proporcionando uma visão estratégica da base de clientes. 

O CDP também disponibiliza indicadores importantes, como ticket médio, LTV e receita total, que não estão geralmente disponíveis em plataformas de automação de marketing.

Enquanto as ferramentas de automação de marketing são ideais para atrair novos consumidores, os CRMs têm como foco a gestão e retenção dos clientes existentes.

Comparação de CRM

Agora que você já tem todas essas informações em mãos, é hora de entender qual é o melhor CRM para o seu negócio.

O caminho para isso é conhecer quais são as principais opções do mercado, por isso, separamos dois critérios que podem fundamentar a sua escolha. Vamos lá?

Posicionamento das principais plataformas de CRM

Os sistemas de CRM podem ser classificados em diferentes tipos, cada um atendendo a necessidades específicas das empresas.

Enquanto um CRM para suporte tem como objetivo otimizar o atendimento ao cliente, monitorando falhas, atrasos e históricos de ocorrências, um CRM para vendas auxilia na estruturação de processos, mapeamento do funil de vendas e controle das atividades do time comercial.

Cada tipo de CRM oferece funcionalidades e benefícios distintos e a escolha errada pode levar à subutilização da ferramenta, desperdício de recursos e frustração das equipes. 

Além disso, o alinhamento do CRM com os objetivos do negócio, como melhorar a experiência do cliente, aumentar a retenção ou otimizar o funil de vendas, é fundamental para alcançar resultados eficazes. 

Por isso vamos apresentar, de maneira sucinta, como cada uma das empresas de CRM se posicionam no mercado, ou seja, como “plataforma de automação de marketing”, como “CRM” ou outro modelo de negócio.

Este posicionamento foi extraído diretamente do site de cada uma delas (2025), confira:  

  • Dito CRM: “Plataforma de CRM OmniChannel completa para o Varejo”;
  • OTO CRM: “O CRM da loja física”;
  • Salesforce: “O CRM nº 1 em IA”;
  • Insider CRM: “A plataforma nº 1 para experiências de clientes individualizadas e cross-channel”;
  • Wake: “Ecossistema de soluções integradas com atuação em toda a jornada do cliente”;
  • CRMBônus: “Soluções para a jornada do cliente no varejo”;
  • Zoho CRM: “O Zoho CRM é um software de CRM de vendas on-line”;
  • Bitrix: “Uma plataforma gratuita tudo-em-um para gerenciar sua equipe e executar suas vendas”.

A forma com que uma instituição se posiciona, geralmente, indica em qual tipo de tecnologia e segmento de mercado ela é especialista. 

Contratar, por exemplo, um CRM de um fornecedor especializado em automação de marketing ou outros serviços, pode não ser o melhor caminho.

Da mesma forma, pode ser uma decisão errada optar por um CRM forte no mercado B2B, quando a sua marca atua, exclusivamente, no B2C. Por isso, leve sempre em consideração antes de escolher um software. 

Ano e local de fundação das ferramentas de CRM

É comum considerarmos o tempo de mercado de um fornecedor. Afinal, muitos anos de experiência, pode ser sinônimo de qualidade e segurança, demonstrando que a empresa está consolidada. 

Embora julgamos ser essencial verificar também quais clientes ele já atendeu (ou atende), o local de fundação também é muito relevante.

Até porque, fornecedores fundados em outros países costumam ter mais dificuldade para dar suporte devido às barreiras culturais, estruturais e da própria língua.

Confira abaixo onde e quando as principais empresas de CRM foram fundadas:

  • Dito: Brasil, em 2008;
  • OTO CRM: Brasil, em 2020;
  • Salesforce: Estados Unidos, em 1999;
  • HubSpot: Estados Unidos, em 2006;
  • RD Station: Brasil, em 2011;
  • Insider CRM: Turquia, em 2012;
  • Wake: Brasil, em 2006;
  • CRMBônus: Brasil, em 2018;
  • Zoho: Estados Unidos, em 2005;
  • Bitrix24: Estados Unidos, em 2012. 

E então, você já conhecia essas informações e o posicionamento dessas empresas?

Conheça a Dito CRM

Agora que chegamos à conclusão deste artigo, gostaria de te fazer um convite: conheça a nossa plataforma de CRM assistindo ao vídeo abaixo:

E, quando finalizar, entre em contato conosco para solicitar uma proposta comercial. Estamos à disposição e ansiosos para iniciar essa parceria com você.

Carlos Nascimento

Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.

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