O que é warm-up de IP e como realizar? Veja!

Quem dispara campanhas de e-mail marketing sabe o quanto é importante manter os e-mails bem longe das caixas de spam, logo, realizar o warm-up de IP é fundamental.

Essa prática serve para trabalhar a reputação dos seus endereços de IP junto aos servidores e, desse modo, evitar que eles sejam inseridos em listas de e-mails indesejados, ou até mesmo, bloqueados para envio de correio eletrônico.

Por isso, se você deseja ter uma boa entregabilidade das suas campanhas de e-mail, deve parar e entender o que é o warm-up de IP e saber como o colocá-lo em prática para proteger a reputação do seu IP e, consequentemente, da sua marca.

O que é warm-up de IP?

O warm-up de IP é uma prática utilizada para estabelecer uma reputação dentro dos servidores de e-mail.

Ela consiste em começar com pequenos envios, a partir de um IP novo ou que não é utilizado há muito tempo, e ir aumentando a quantidade e estabelecendo uma frequência de envios estável gradativamente.

Qual a importância do warm-up de IP?

A prática é importante, pois os servidores de e-mail “toleram” o envio de grandes quantidades de e-mail quando isso é identificado como normal no perfil de determinado IP. Ou seja, quando o servidor verifica que aquele volume de envios é habitual a partir daquele endereço específico, ele passa a ser tolerado, mesmo que seja muito alto.

Aplicando o warm-up de IP para estabelecer esse padrão de envios massivo, o servidor vai se “acostumando” com a quantidade de envios gradativamente, até que ela alcance o patamar “normal” para aquele IP.

Quando é necessário fazer warm-up de IP?

Sempre que há a necessidade de envios massivos de e-mail, especialmente para bases com mais de 10 mil destinatários, a prática do warm-up de IP deve ser aplicada.

Sempre começando com pequenos envios até se conseguir chegar à quantidade desejada, sem ser considerado spammers pelos servidores e pelos destinatários.

Como criar um Plano de Warm-up?

– Defina a meta de envios diários que a marca quer atingir.

– Defina uma data para início do aquecimento e avise a empresa que faz o disparo dos seus e-mails, pois algumas delas ativam o modo de warm-up para o IP.

– Faça o aquecimento de 1 IP por vez, para evitar a divisão de envios e ter melhor controle da performance dos e-mails.

– Crie uma segmentação de base para o primeiro dia de aquecimento com volume de 50 envios.

– No segundo dia o volume será dobrado e a cada dia aumentará o volume de forma gradual.

– Crie o cronograma de envios de acordo com a sua meta final. Você pode utilizar como referência a tabela recomendada pelo Sendgrid:

Quais cuidados devem ser tomados?

Dentre os detalhes aos quais é preciso ter atenção ao utilizar o warm-up de IP, um dos principais dele é segmentar base de endereços de e-mail.

Assim, você cuidará para que os destinatários recebam e-mails do seu interesse, evitando que eles os marquem como spam.

Outra boa prática, é dar preferências as listas de endereços opt in, e jamais utilizar essas listas comercializadas na internet, cujos destinatários jamais optaram por receber os e-mails das suas campanhas.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo o warm-up de IP é um excelente modo de construir uma reputação diante dos servidores de e-mail e, desse modo, garantir a entregabilidade das suas campanhas de e-mail marketing, ou mesmo, seus fluxos de nutrição. Tudo isso, sem correr o risco de que seu correio eletrônico vá parar em caixas de spam.

Agora que você já sabe o que é warm-up de IP, compartilhe esse conteúdo no Linkedin, marque a Dito e conte pra gente a sua opinião sobre esse assunto.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *