Quem trabalha com e-mail marketing sabe o quanto é importante manter seus e-mails bem longe das caixas de spam e, portanto, das blacklists do servidores de e-mail, especialmente, os mais utilizados como Gmail, Hotmail e Yahoo!. É para ajudar nesse desafio de entregabilidade que o warmup de IP serve.
A prática serve para trabalhar a reputação dos seus endereços de IP junto aos servidores e, desse modo, evitar que eles sejam inseridos em listas de e-mails indesejados, ou até mesmo, bloqueados para envio de correio eletrônico.
Por isso, se você deseja ter uma boa entregabilidade das suas campanhas de e-mail, em plena era phygital, precisa parar agora mesmo e entender o que é o warmup de IP e saber como o colocar em prática para proteger a reputação do seu IP e, consequentemente, da sua marca.
O que é warmup de IP?
O warmup de IP é uma prática utilizada para estabelecer uma reputação dentro dos servidores de e-mail. Ela consiste em começar com pequenos envios, a partir de um IP novo ou que não é utilizado há muito tempo, e ir aumentando a quantidade e estabelecendo uma frequência de envios estável gradativamente.
Qual a sua importância para a entrega de e-mail marketing?
A prática é importante, pois os servidores de e-mail “toleram” o envio de grandes quantidades de e-mail quando isso é identificado como normal no perfil de determinado IP. Ou seja, quando o servidor verifica que aquele volume de envios é habitual a partir daquele endereço específico, ele passa a ser tolerado, mesmo que seja muito alto.
Aplicando o warmup de IP para estabelecer esse padrão de envios massivo, o servidor vai se “acostumando” com a quantidade de envios gradativamente, até que ela alcance o patamar “normal” para aquele IP.
Quando é necessário fazer warmup de IP?
Sempre que há a necessidade de envios massivos de e-mail, especialmente para bases com mais de 10 mil destinatários, a prática do warmup de IP deve ser aplicada. Sempre começando com pequenos envios até se conseguir chegar à quantidade desejada, sem ser considerado spammers pelos servidores e pelos destinatários.
Como criar um Plano de Warmup
– Defina a meta de envios diários que a marca quer atingir.
– Defina uma data para início do aquecimento e avise a empresa que faz o disparo dos seus e-mails, pois algumas delas ativam o modo de warmup para o IP.
– Faça o aquecimento de 1 IP por vez, para evitar a divisão de envios e ter melhor controle da performance dos e-mails.
– Crie uma segmentação de base para o primeiro dia de aquecimento com volume de 50 envios.
– No segundo dia o volume será dobrado e a cada dia aumentará o volume de forma gradual.
– Crie o cronograma de envios de acordo com a sua meta final. Você pode utilizar como referência a tabela recomendada pelo Sendgrid.
Quais cuidados devem ser tomados pela marca ao usar essa prática?
Dentre os detalhes aos quais é preciso ter atenção ao utilizar o warmup de IP, um dos principais dele é segmentar base de endereços de e-mail. Assim, você cuidará para que os destinatários recebam e-mails do seu interesse, evitando que eles os marquem como spam.
Outra boa prática, é dar preferências as listas de endereços opt in, e jamais utilizar essas listas comercializadas na internet, cujos destinatários jamais optaram por receber os e-mails das suas campanhas.
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo o warmup de IP é um excelente modo de construir uma reputação diante dos servidores de e-mail e, desse modo, garantir a entregabilidade das suas campanhas de e-mail marketing, ou mesmo, seus fluxos de nutrição. Tudo isso, sem correr o risco de que seu correio eletrônico vá parar em caixas de spam.
Agora que você já sabe o que é warmup de IP, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada.