Por que o marketing omnichannel é importante para o Varejo? Entenda!
Nos últimos anos um tema vem ganhando cada vez mais relevância no varejo brasileiro; o marketing omnichannel. A omnicanalidade é um caminho sem volta, portanto,…
Omnichannel se trata de um conjunto de estratégias e ações que visam integrar todos os canais de uma empresa, a fim de proporcionar experiências perfeitas aos clientes, com a menor quantidade possível de falhas durante a jornada de compra.
Sumário
Esse tema ganhou muita relevância, especialmente a partir de 2019, quando os consumidores passaram a transitar com mais frequência entre os canais físicos e digitais dos negócios.
No contexto do varejo, que será o foco deste texto, contar com uma plataforma de CRM completa é crucial para implementar estratégias omnichannel.
Mas, antes de falar sobre tecnologias, avance na leitura para entender o conceito de omnichannel, os tópicos essenciais que você precisa saber e, por fim, veja também algumas tecnologias envolvidas no processo.
Vem comigo conferir?
O conceito de omnichannel vem da soma de duas palavras: “omni” (tudo ou todos) e “channel” (canal). Portanto, podemos entender “omnichannel” como “todos os canais”.
Especialmente no varejo, esse termo foi adaptado e, hoje, quando o assunto “omnichannel” surge, saiba que a intenção é falar sobre a integração de todos os canais físicos e digitais de uma empresa, sejam eles de vendas, marketing, atendimento, logística, etc.
Omnicanal é a tradução em português para omnichannel. O uso de qualquer uma dessas palavras é opcional, não há um certo absoluto, e ambas serão entendidas, embora o termo em inglês seja mais comum entre os varejistas.
Por qualquer uma que você optar, com certeza será compreendido sem dificuldades, combinado?
Conforme o conceito, uma empresa omnichannel é aquela que já conseguiu integrar 100% dos seus canais de vendas, marketing, atendimento, logística, entre outros.
Muitos negócios já estão bastante avançados em suas ações omnichannel. No entanto, atualmente, é praticamente impossível encontrar uma empresa que execute tudo com perfeição, principalmente quando se trata dos varejistas que têm operações complexas.
O cliente omnichannel é aquele que transita pelos canais físicos e digitais de uma empresa, sem necessariamente preferir um ou outro; contudo, espera que ambos estejam integrados.
A respeito deste tema, temos outro artigo aqui no blog que fala sobre esse perfil de consumidor. Portanto, já salve esse link entre os seus conteúdos favoritos para aprofundar o seu conhecimento.
O omnichannel traz muitas vantagens para as empresas, como consumidores mais satisfeitos, aumento da retenção de clientes e das vendas, processos otimizados, economia de tempo e de recursos, entre outros.
As marcas de varejo que investem em estratégias de omnichannel também observam a melhora de indicadores chave, como a taxa de recompra, LTV, o ticket médio, o gasto médio anual dos clientes e a receita influenciada por CRM.
Veja ainda mais benefícios:
Para o omnichannel funcionar, é necessário que haja total integração entre os sistemas da empresa (CRM, ERP, plataforma de e-commerce, marketplace, etc.).
Mas não basta somente ter tecnologias integradas. É primordial ter rotinas, processos e estratégias sólidas para garantir que marketing, comercial, atendimento e as demais áreas do negócio estejam na “mesma página”.
As estratégias omnichannel são aquelas que integram todos os canais da empresa, garantindo que o posicionamento, o discurso, os objetivos e benefícios estejam totalmente alinhados e coerentes.
Para tornar essa explicação mais clara, veja a seguir um exemplo prático comumente aplicado nos dias atuais no varejo.
Um exemplo de omnichannel são as empresas que, ao identificarem um carrinho abandonado no e-commerce, acionam um vendedor da loja física para entrar em contato com o cliente.
Veja, um vendedor de um canal físico (loja), graças à integração entre os sistemas, notou que o consumidor não avançou com uma compra em um canal virtual (e-commerce) e se colocou à disposição para ajudá-lo, fazendo com que o pedido fosse fechado mais rapidamente.
Esse é apenas um exemplo básico. Com o apoio das ferramentas de CRM omnichannel, há estratégias muito mais complexas sendo implementadas e já gerando resultados para muitas marcas do varejo.
A melhor e mais completa ferramenta omnichannel do Brasil, especializada no varejo, é a plataforma da Dito CRM. Entretanto, há outras soluções que também prometem a omnicanalidade, como Salesforce, CRMBônus, Insider, entre outras.
Se quiser conhecer a plataforma da Dito, fale conosco aqui. No entanto, se preferir pesquisar outros softwares primeiro, avalie com muita cautela para não tomar uma decisão equivocada.
A palavra multichannel pode ser traduzida como multicanais. Entretanto vamos a um exemplo rápido e fictício para esclarecer melhor esse termo.
Imagine que o varejista “x” possuía uma loja física até o ano de 2018 e nenhum canal de venda online (single channel).
Contudo, em 2019, o proprietário da empresa iniciou a transformação digital da marca e, além da loja que já tinha, também passou a vender seus produtos por meio de um e-commerce e de alguns marketplaces.
Esse movimento de mercado foi bem estratégico para aumentar as vendas, afinal, houve a disponibilização de múltiplos canais de compra para os clientes.
Contudo, como desvantagem, o custo da operação subiu e cresceram as chances dos consumidores vivenciarem experiências negativas, pois, numa estratégia multichannel, os canais físicos e virtuais são independentes e não integrados, ou seja, podem ocorrer situações, como:
Basicamente essa é a ideia do multichannel: vários canais de comercialização, mas que não “dialogam” entre si.
O crosschannel pode ser traduzido como “canais cruzados”. Em outras palavras, o crosschannel é a evolução do multichannel, afinal, nesta estratégia, os canais de venda se cruzam ou se complementam, ainda que não estejam totalmente integrados.
Exemplos:
Essa estratégia é bem relevante, mas nela, ainda existe certa despadronização no formato de atendimento, nas mensagens do marketing para cada canal e etc.
Para que o omnichannel avance dentro da sua empresa, será necessário dispor de várias tecnologias, sendo que um Software de CRM é uma das mais importantes.
Essa plataforma irá integrar todos os seus canais de venda (lojas físicas, e-commerce e APP), garantindo assim, que os principais dados dos clientes estejam centralizados em uma única ferramenta.
A partir desta integração, você descobrirá com riqueza de detalhes as características e comportamentos dos seus consumidores, além de poder segmentá-los de incontáveis maneiras.
Essa segmentação da base contribuirá para que a sua marca hiperpersonalize as campanhas de marketing (E-mail, SMS, WhatsApp, Push) e, consequentemente, aumente as vendas.
No CRM, você poderá ainda configurar pesquisas de opinião (CSAT e NPS) e disponibilizar para o seu público um dos benefícios mais importantes da atualidade: o Cashback.
Visto que um software de CRM é primordial para as empresas que almejam implementar uma estratégia omnichannel, nós gostaríamos de recomendar que você reserve alguns minutos para conhecer a ferramenta da Dito.
A Dito é uma empresa de tecnologia com 17 anos de mercado e atende varejistas renomados como o Grupo Soma, Lojas Zema, Grupo Sacada, Domino’s Pizza, Grupo Lins Ferrão e etc.
Além destes, a tecnologia da Dito é usada atualmente por mais de 350 marcas, sendo que diversos cases de sucesso já foram registrados. A Dito já ajudou centenas de empresas a aplicar o omnichannel no varejo.
Caso você tenha interesse em conversar com a Dito, acesse a página de Fale Conosco, preencha o formulário e aguarde o contato de um especialista em até um hora.
E para concluir, gostaríamos de saber a sua opinião. Esse conteúdo esclareceu as suas dúvidas? Se ainda tiver perguntas em aberto, fique à vontade para registrá-las no campo de comentários abaixo.
Pedro Ivo Martins é professor na Fundação Dom Cabral e sócio da Dito, referência em CRM para Varejo no Brasil. Com mais de 18 anos de carreira, ele é mentor de scale-ups da Endeavor, investidor anjo e limited partner do SaaSholic, atua no ecossistema de tecnologia e inovação. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.
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