O papel estratégico da pesquisa no Marketing
Já se sabe que estratégias baseadas em suposições não são sustentáveis. Num mercado cada vez mais competitivo e data driven, informação é poder. Por isso, o assunto hoje é pesquisa.
Investir em pesquisa é essencial quando falamos de marketing orientado a dados. Pesquisas com objetivos claros e roteiros bem estruturados podem trazer uma série de dados estratégicos para as marcas. Os dados, quando trabalhados e transformados em informações, se tornam uma grande vantagem competitiva para as empresas.
Abaixo, elencamos três dos empregos mais comuns e importantes da pesquisa para a estratégia das marcas. Confira:
Pesquisa de mercado
É fundamental entender a dinâmica do ambiente que seu negócio está inserido, enxergar os desafios e as oportunidades inexploradas. Pesquisas de mercado comumente elucidam pontos críticos, influenciando diretamente na tomada de decisão dentro de empresas.
Por sua abrangência, listamos um passo a passo para a elaboração de uma pesquisa de mercado:
1. Defina seu objetivo
O que você pretende descobrir com a sua pesquisa? Conhecer o seu público, saber como seria a adesão a um novo produto da sua marca e qual o melhor momento para ofertá-lo, identificar necessidades no mercado e entender como atua a concorrência são algumas finalidades de uma pesquisa de mercado.
2. Defina seu público
Quem vai responder a sua pesquisa? Clientes? Potenciais clientes? Parceiros e fornecedores? Tenha em mente qual é o perfil dos respondentes, pois isso influencia diretamente na qualidade dos dados que serão coletados.
3. Defina a amostragem
A amostra é a quantidade de respondentes da pesquisa dentro do universo do seu estudo. Se esses conceitos não são claros para você, explicamos:
- Universo é um conjunto abrangente de pessoas que você irá representar com os resultados da sua pesquisa. Por exemplo: mulheres brasileiras que usam salto alto.
- Amostra são as pessoas deste universo que de fato responderão a sua pesquisa. Ou seja, não necessariamente todas as mulheres brasileiras que usam salto alto serão entrevistadas, apenas uma parcela delas que, deverá possuir um perfil que atende a alguns critérios pré determinados (demográficos, comportamental, social, etc).
4. Defina a metodologia
A metodologia indica a forma como a pesquisa será conduzida. Na pesquisa de mercado, os dois principais tipos são:
- Exploratória: visa a geração de insights e o levantamento de informações para a construção de hipóteses. Entrevistas em profundidade, pesquisas qualitativas e grupos de foco são algumas técnicas para estudos exploratórios.
- Descritiva: foco mais voltado para dados quantitativos em cima do tema previamente estudado na pesquisa exploratória, além de análises mais segmentadas considerando mais critérios de perfil no público respondente.
5. Roteiro
Para elaborar o formulário da pesquisa, liste todos os pontos que deseja analisar, desde os mais genéricos até os mais específicos. Defina também se as perguntas serão abertas para que os respondentes possam dissertar com mais detalhes sobre cada tópico ou de múltipla escolha.
6. Aplicação
Defina se a aplicação do roteiro será por meios tradicionais (entrevistas presenciais ou ligação, por exemplo) ou digitais (como disparo de email ou formulário integrado ao site da sua empresa).
Pesquisa de comportamento
Plataformas de CRM reúnem todas as informações de uma determinada base de clientes em um banco de dados. A análise contínua desses dados nos dá uma série de informações sobre o comportamento do seu consumidor.
A pesquisa de comportamento, além de servir como fonte alternativa de confirmação dessas informações, também tem o papel estratégico de descobrir hábitos e ações que não estão necessariamente claros para as marcas.
Aqui conseguimos entender mais sobre o perfil do público pesquisado. Exemplos: quais os meios digitais que mais consomem, formatos de conteúdo mais acessados, a quais portais ou influenciadores recorrem para ter acesso a notícias e novidades do mercado, quais são seus principais assuntos de interesse profissional e pessoal.
Pesquisa de satisfação
Medindo a satisfação do seu cliente, é possível entender quais pontos da sua jornada demandam ajustes ou intervenções. Saber se ele foi bem atendido, se os produtos ou serviços atenderam as expectativas, se voltariam a comprar na sua loja ou recomendá-la são informações muito valiosas para a marca e que também fazem com que o consumidor se sinta especial e ouvido.
O pós-venda é tão importante quanto o processo que antecede a compra. Converse com seus clientes, demonstra abertura e vontade de ouvir seu feedback e comece aqui, por meio de uma pesquisa, a construção de um bom relacionamento.
O Dito Pesquisa é o módulo da nossa plataforma que viabiliza o disparo de pesquisas de satisfação do cliente via SMS e email. Fale com um especialista da Dito para saber mais detalhes!
Empresas que possuem e fomentam a cultura de dados vão se destacar cada vez mais. A melhor forma de saber onde investir seus recursos (pessoas, tempo e dinheiro) é coletando dados e analisando-os para tomar a decisão mais assertiva e estratégica.
A aplicação de pesquisas traz apenas benefícios para as marcas e em um contexto em que o cliente deve ser o centro de qualquer estratégia, essa torna-se uma ferramenta mais poderosa do que nunca.