Dito, OTO, Salesforce, Hubspot, RD Station, Insider ou All iN? Qual ferramenta escolher?

Qual o melhor CRM hoje e qual escolher? Veja!

Se você chegou até aqui, provavelmente, está na dúvida sobre qual é o melhor CRM da atualidade e como escolher a ferramenta mais adequada para a sua marca.

Para te auxiliar nessas questões, nós apresentaremos aqui um comparativo entre as principais plataformas do mercado; a Dito CRM, a OTO CRM, a Salesforce, a HubSpot, a RD Station, a Insider e a All iN.

É importante esclarecer que o objetivo deste texto não é falar bem ou mal de qualquer um desses softwares, mas sim, elencar diferenças e semelhanças para te ajudar a entender qual supre melhor a sua demanda.

Mas antes de avançar para a comparação, é crucial responder a seguinte pergunta:

Qual a diferença entre CRM e plataforma de automação de marketing?

Estas duas ferramentas possuem muitas features similares e elas até se complementam, entretanto, o objetivo delas é diferente, então, é fundamental ter isso em mente antes de definir o parceiro.

Uma plataforma de automação de marketing tem como foco primário fazer a gestão de leads, desde a captação até o instante onde a primeira compra é efetuada.

Já o CRM objetiva, principalmente, fortalecer o relacionamento com os clientes da base, a fim de retê-los por mais tempo e estimular a recompra recorrente.

Tentando resumir, a plataforma de automação de marketing tem mais valor para quem precisa solidificar a estratégia de aquisição, enquanto o CRM para aqueles que necessitam melhorar a retenção e o relacionamento.

Vale destacar que diante do atual cenário político-econômico do Brasil e, claro, considerando também as bases do marketing, os varejistas têm optado pelas estratégias de retenção, afinal, como já disse o PhD, Philip Kotler:

“Atrair um novo cliente pode custar 5 vezes mais do que manter um já existente”.

E sem falar que o foco em reter contribui para o aumento do LTV, das taxas de recompra e de conversão e do ticket médio.

Como os fornecedores das plataformas se posicionam no mercado?

Abaixo nós mostraremos, de maneira sucinta, como cada uma das empresas citadas acima se posicionam no mercado, ou seja, como “plataforma de automação de marketing”, como “CRM” ou outro modelo de negócio.

Este posicionamento foi extraído diretamente do site de cada uma delas:

  • Dito: CRM para o varejo omnichannel;
  • HubSpot: Plataforma de CRM;
  • Salesforce: Plataforma de CRM;
  • OTO: CRM feito para unir online e offline;
  • RD Station: Ferramenta de automação de marketing;
  • Insider: Plataforma para experiências individualizadas e multicanais;
  • All iN: Plataforma de Experiência Digital;

Apesar da informação acima parecer simplória, ela não é, pois, a forma como uma instituição se posiciona, geralmente, indica em qual tipo de tecnologia e segmento de mercado ela é especialista.

Contratar, por exemplo, um CRM de um fornecedor especializado em automação de marketing, pode não ser o melhor caminho.

Tal como pode ser uma decisão errada optar por um CRM forte no mercado B2B, quando a sua marca atua, exclusivamente, no B2C.

Fale com um especialista da Dito

Onde e quando elas foram fundadas?

Confira abaixo onde e quando a Dito CRM, a OTO CRM, a Salesforce, a HubSpot, a RD Station, a Insider e a All iN foram fundadas:

  • Dito: Brasil, ano de 2008;
  • HubSpot: Estados Unidos, ano de 2006;
  • Salesforce: Estados Unidos, ano de 1999;
  • OTO: Brasil, ano de 2020;
  • RD Station: Brasil, ano de 2011;
  • Insider: Turquia, ano de 2012;
  • All iN: Brasil, ano de 2006;

É comum considerarmos o tempo de mercado que um fornecedor tem, afinal, muitos anos de experiência, pode ser sinônimo de qualidade. Embora julgamos ser essencial verificar também quais clientes ele já atendeu (ou atende).

O local de fundação também é muito relevante! Fornecedores que nasceram em outros países costumam ter mais dificuldade para dar suporte devido às barreiras culturais, estruturais e da própria língua.

Quanto custa um sistema de CRM?

Apesar do preço ser uma informação indispensável, nós te aconselhamos a não guiar a sua escolha baseado unicamente nisso, mas sim, na capacidade da plataforma em gerar ROI e nos cases de sucesso que ela já acumula.

Outro ponto crucial é se atentar bastante aos produtos e features disponíveis em cada um dos planos que o fornecedor irá te apresentar.

Linkando os dois parágrafos anteriores, muitas vezes, você irá encontrar planos gratuitos e/ou com preços extremamente baixos, contudo, com poucos recursos e, consequentemente, com limitações para trazer retorno sobre o investimento.

No mais é complexo definir quem tem preços baixos ou altos, pois, neste mercado de automação de marketing e de CRM, existe a rotina de customização da ferramenta com base nas necessidades e estrutura do contratante, então, o seu cenário atual irá influenciar no quanto irá pagar.

Qual é a hora certa de contratar um CRM / plataforma de automação de marketing?

Segundo a Capterra, 65% das empresas adotam a tecnologia CRM nos primeiros 5 anos de lançamento. Mas, obviamente, isso irá variar de acordo, por exemplo, com a velocidade de crescimento da sua base de contatos, objetivos de negócio e etc.

Já uma plataforma de automação de marketing, em boa parte das vezes, passa a ser usada desde o momento onde a marca decide investir em marketing digital, afinal, como já foi dito, essa solução ajudará a gerir os novos leads que chegarem.

Um ponto importante a se evidenciar é que por meio de um CRM você conseguirá realizar várias automações disponíveis numa plataforma de marketing, porém, o oposto, nem sempre irá ocorrer.

No CRM da Dito, por exemplo, você pode segmentar clientes utilizando a metodologia de RFV (ou RFM). Enquanto isso, em algumas plataformas de automação de marketing, essa função não está disponível.

Em suma, são muitas as diferenças entre cada uma destas soluções e é preciso ser cauteloso para não tomar decisões precipitadas. Porém, para que você se sinta seguro, nós queremos te apoiar mais. 

Está disponível neste link (clique aqui) um WhatsApp onde é possível conversar com o nosso time de especialistas sobre o tema deste artigo e retirar dúvidas.

Mas fique tranquilo porque essa consultoria é gratuita e sem compromisso. Aguardamos o seu contato. Até breve!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *