Confira estratégias para maximizar as vendas no carnaval

Entre os dias 20 e 21 de fevereiro de 2023 o brasileiro voltará a cair na folia e, para aproveitar este período ao máximo, os varejistas já estão planejando (e executando) estratégias para maximizar as vendas no carnaval.

Para que você tenha a dimensão do poder financeiro desta data, apenas no Rio de Janeiro, o carnaval movimenta R$ 4 bilhões na economia, enquanto em São Paulo, somente em 2020, esse número chegou à casa de R$ 3 bilhões.

E vale lembrar que esse ano promete faturamentos mais elevados, afinal, já não temos mais medidas restritivas de circulação devido ao Covid-19, logo, os foliões devem lotar as ruas do Brasil.

Setores beneficiados pelo carnaval

Muitos setores varejistas, naturalmente, registram o crescimento das vendas no carnaval.

Para ilustrar, segundo o Sebrae, empresas que comercializam acessórios e maquiagem chegam a vender até 50% a mais nessa época.

Outro segmento beneficiado é o farmacêutico. Conforme descrito nesta matéria do G1, o carnaval faz aumentar a venda de analgésicos e antiácidos em 15%.

E para concluir os exemplos, podemos citar ainda os varejistas que vendem roupas de banho, pois estes, percebem o aumento de 30% nas vendas na véspera do carnaval.

Como maximizar as vendas no carnaval

O primeiro passo é não deixar para criar as estratégias na última hora.

Como pode ser notado, há produtos que são comprados antes do início das festas, então, dependendo do seu segmento e considerando que já passamos da metade de janeiro, “coloque a mão na massa” e inicie as ações de marketing.

Se a sua marca está no mercado de fashion, por exemplo, comece a apresentar para o público sugestões de looks leves tanto para o dia quanto para a noite, e ofereça condições especiais para a compra antecipada.

Neste sentido, explore bastante os gatilhos mentais da “escassez” e da “urgência”, cruzando canais diversificados de venda como o e-mail, o WhatsApp e até mesmo o SMS.

Não se esqueça que o consumidor é “omni”, logo, ofertar experiências incríveis que integram loja física e e-commerce é o segredo para sobressair à concorrência.

Revise as campanhas automatizadas

É comum no comércio eletrônico haver campanhas automáticas de boas-vindas, carrinho abandonado e de pós-venda, por exemplo. Mas elas estão realmente funcionando?

copy das mensagens e as fotos ilustrativas tem contexto com as cores do carnaval?

Os links presentes nos e-mails estão indo para as páginas corretas? O tempo e o momento de disparo destas campanhas faz sentido para o período do carnaval?

Com base na nossa experiência aqui na Dito, as campanhas recorrentes são aquelas com maior poder de conversão, então, é fundamental garantir que elas estão operando corretamente não só durante a folia, mas todos os dias do ano.

Retome o contato com bases inativas

Uma ação interessante é segmentar no seu CRM somente os clientes que compraram pela última vez no carnaval de 2022 e buscar retomar o contato com eles.

Feito isso, mostre as suas melhores ofertas, promoções e novidades, tal como disponibilize vantagens imperdíveis para a recompra.

Se sobrar espaço na mensagem e você julgar viável, peça a essa base de contatos para responder uma pesquisa de NPS e/ou CSAT, afinal, é importante tentar entender por que houve um espaço de tempo tão grande sem novas aquisições.

Surpreenda os clientes de loja física

Não há novidade em dizer que, no varejo, é essencial criar estratégias de diferenciação e realizar um atendimento perfeito para os clientes de loja física.

Assim sendo, vá além do óbvio! Uma vez que o carnaval ocorre em pleno verão, não deixe que os clientes sintam calor e/ou sede dentro do seu estabelecimento.

Como o movimento deve aumentar, se necessário, traga atendentes temporários para o time e abasteça os estoques antecipadamente.

Reserve espaços para quem precisa aguardar sentado. Pense que os adultos podem estar acompanhados de crianças, então, crie maneiras para entreter “os pequenos” durante o contato.

A sua loja física é pet friendly? Atualmente parte dos consumidores não dispensam a companhia de um bichinho; alguns até os fantasiam para o carnaval. Diante disso, como a sua marca pode atrair e surpreender estas pessoas?

Hoje em dia, enfeitar a loja é o mínimo! Será o atendimento ao cliente que determinará o seu sucesso.

Fique de olho nas tendências

Após tomar todas estas medidas para maximizar as vendas no carnaval, não deixe de estar atento às demais tendências do varejo para 2023, pois o ano está só iniciando e muitas outras datas comemorativas ainda vem por aí.

E se você possui uma loja virtual é indispensável saber qual é o futuro do e-commerce no Brasil para não ser pego de surpresa. Muitas transformações estão a caminho e o varejista que não se adaptar, pode “sair do jogo”.

E então, gostou deste artigo? Esperamos que sim. Por isso, não deixe de compartilhá-lo com os seus parceiros de trabalho que também precisam ler estas sugestões. Até breve!

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