Para que um cliente efetue uma compra, ele geralmente passa por cerca de 3 canais de comunicação. Alguns deles são mais econômicos do que outros, como e-mail, SMS e WhatsApp. Seja como for, é importante adotar a estratégia Journey Builder, o Construtor de Jornadas.
Isto é, a jornada do cliente consiste na interação ocorrida entre o público e uma empresa. Para que esse contato seja satisfatório e estimule o consumidor a comprar, o papel da Journey Builder é essencial. Afinal, ele possibilita interações multicanais, personalizadas e muito mais.
Quer entender mais sobre Journey Builder? Continue a leitura e fique por dentro da temática!
O que é Journey Builder?
Conforme mencionado, Journey Builder quer dizer Construtor de Jornadas e é voltado para o gerenciamento do ciclo de vida do cliente. Este corresponde as etapas que um consumidor passa para ser atraído, considerar uma compra, comprar e se fidelizar a uma marca.
Logo, o Journey Builder deve realizar suas funções no setor de vendas, marketing e atendimento para conduzir o cliente na jornada. Essa estratégia faz isso personalizadamente e de forma multicanal, seja com ações simples ou complexas.
Por exemplo, o envio de um e-mail após uma compra é uma maneira de construir jornadas. O mesmo é válido para o desenvolvimento de campanhas de retargeting, que levam os visitantes de volta ao site para estimular a fidelização.
Qual é a importância de usar múltiplos canais no Journey Builder?
Ao longo da leitura, você percebeu que uma das ações do Journey Builder é possibilitar que os clientes interajam por múltiplos canais. Isso é importante porque os usuários têm diversos meios de contato como opções para interagir com uma marca.
Além disso, não é necessário que eles repitam uma informação em cada plataforma. Afinal, a empresa passa a ter acesso ao histórico do contato e entende quais são as demandas do público. Em outras palavras, é mais fácil garantir o alinhamento das mensagens trocadas.
Outro ponto positivo é que cada canal atua como uma poderosa ferramenta de venda. Desse modo, diferentes públicos podem ser abordados com estratégias diferenciadas, conforme as particularidades de cada rede.
Isso também é útil por favorecer a fidelização de clientes, que tem à disposição diferentes meios para se conectar e engajar com uma marca. Seja para acompanhar novidades ou até mesmo efetuar compras.
Quais são os tipos de jornada do cliente?
Para maior compreensão sobre Journey Builder e a importância de usar múltiplos canais, é válido conhecer os tipos de jornada do cliente. Acompanhe:
- descoberta – é o primeiro contato do consumidor com a marca, o que pode causar uma boa ou má impressão;
- entendimento – o cliente busca entender com mais profundidade a sua marca;
- consideração – é o momento de o público considerar as opções de compra conforme os interesses de cada um;
- decisão – o cliente já percebeu como a sua marca pode ajudá-lo, só precisa de incentivos para concretizar a compra;
- avaliação – é a hora de compreender se o consumidor teve as expectativas atingidas.
Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre Journey Builder, jornada do cliente e multicanal? Esse entendimento ajuda no desenvolvimento de estratégias mais eficientes para o público. Portanto, saiba usar o conhecimento absorvido.
Para um maior aprofundamento no assunto, confira nosso post e descubra como usar a Dito para entender a jornada do cliente!