Neste guia, nós vamos apresentar as principais boas práticas para e-mail marketing que as melhores marcas varejistas seguem.

Esse conteúdo foi desenvolvido após analisarmos as campanhas que tiveram performances acima da média, dentre os clientes que atendemos.

Portanto, se gostou da proposta, siga a leitura para conferir nossas sugestões.

Boas práticas para e-mail marketing

Organize o cadastro de clientes

Segundo a Nethunt, ao receber um e-mail não personalizado, 94% dos clientes afirmam tomar alguma das seguintes atitudes:

  • 68% excluem o e-mail;
  • 54% cancelam a assinatura;
  • 45% categorizam como lixo eletrônico ou spam;
  • 29% ficam menos dispostos a comprar produtos da empresa;
  • 13% visitam o site da marca com menos frequência;
  • 10% nunca mais visitam o site da marca;

Esses dados evidenciam que, nos dias de hoje, é obrigatório hiperpersonalizar as campanhas de e-mail marketing.

E para cumprir essa regra, é crucial organizar o cadastro de clientes, o “alimentando” com o máximo possível de informações verídicas e atualizadas.

Portanto, vá além do óbvio! 

Ao invés de salvar somente o nome, telefone e e-mail, oriente os seus Personal Shoppers a registrar dados sobre características e comportamentos dos consumidores.

Essa base informacional mais completa servirá de insumo para que a sua marca consiga customizar mais as mensagens. O único ponto de atenção aqui é estar atento às regras da LGPD.

Segmente a base de clientes

Há ainda, infelizmente, varejistas insistindo em enviar campanhas massivas de e-mail marketing.

No entanto, boa parte já percebeu que para obter melhores taxas de abertura, de cliques e de conversão, é fundamental fazer a segmentação da base.

E hoje em dia, segmentações básicas por idade, gênero e localização, por exemplo, já não estão surtindo tanto efeito quanto há alguns anos.

O ideal é criar agrupamentos mais complexos, somando aos dados demográficos, comportamentos e preferências de consumo (categoria favorita, páginas acessadas, loja onde compra mais, dentre várias outras).

Executar esse trabalho manualmente é moroso, todavia, hoje existem ferramentas de CRM com Inteligência Artificial (IA) que fazem esse trabalho em segundos.

Ainda sobre esse ponto, quando configurar os segmentos, verifique se o volume de clientes que serão impactados, bastam para atingir as metas de vendas.

Planejamento de conteúdos e ofertas

Após criar os segmentos e compreender quais perfis de consumidores estão presentes em cada um deles, o passo seguinte é planejar os conteúdos e ofertas que serão enviados para cada grupo.

Para fazer isso, reflita sobre as seguintes questões:

  • Quais grupos estão aptos para receber ofertas e quais precisam apenas de campanhas de awareness ou de pós-venda?
  • Qual será o ‘tom de voz” das mensagens (formal, informal, amigável e etc.)?
  • Em todos os e-mails devem haver imagens ou somente textos simples são suficientes?
  • Em alguma das campanhas será preciso fazer teste a/b?
  • Além de ofertas, algum grupo de consumidores receberá vantagens exclusivas (frete grátis, cashback);
  • A sua equipe tem tempo disponível para produzir conteúdos para todos os segmentos selecionados?
  • Se as metas não estiverem sendo batidas, qual será o seu plano b?

Como pode observar, não é apenas sobre mandar e-mails, mas sim, sobre planejamento e estratégia.

O assunto do e-mail

O assunto do e-mail parece algo banal, mas não é.

Conforme um estudo da OptinMonster, 47% das pessoas abrem um e-mail apenas com base no assunto.

E isso faz total sentido, visto que a caixa de entrada está sempre cheia e o título do e-mail é o primeiro atrativo que nos salta aos olhos.

Assim sendo, “coloque a criatividade para fora” e escreva assuntos personalizados. Confira abaixo alguns exemplos:

  • “Pedro, temos um mimo para a sua filha Laura”;
  • “Marcos, olha essa seleção de camisas da sua marca preferida”;
  • “Você quer ver promoções de fralda, João?”
  • “Ei Carlos, quer ganhar uma capa para o seu celular?”

Faça títulos com até 50 caracteres, contendo de 6 a 10 palavras.

Usar emojis é uma boa ideia. Veja os dados a seguir da SendGrid que ratificam essa sugestão:

  • Durante a Black Friday e Cyber Monday de 2022, em 769 milhões de e-mails continham os emojis 🔥🎁⏰;
  • O copy associado a esses emojis era sempre algo similar a “as ofertas estão quentes e o tempo está acabando, então, compre seus presentes de fim de ano agora!”;
  • Os e-mails com o emoji 🎁 tiveram melhor taxa de abertura;

Lembre-se que é essencial o título ter total correlação com a mensagem principal.

Corpo do e-mail

Se o consumidor abrir o e-mail, teremos a primeira vitória. Entretanto, o campeonato só é ganho se a conversão (venda) acontecer.

Perante esse fato, construa o corpo do e-mail com o mesmo zelo que criou o assunto. Então faça as seguintes análises:

  • O pré-header foi configurado?
  • Todas as imagens estão com textos alternativos?
  • Os links estão “apontando” para as páginas certas do e-commerce?
  • Os CTAS estão bem posicionados?
  • A linguagem dos CTAS é imperativa?
  • O link de descadastro está funcionando?

Para te ajudar com insights e boas ideias, sugerimos se cadastrar para receber as newsletters de marcas como Swarovski, Ricardo Almeida, Chilli Beans, dentre outras.

Essas empresas elaboram campanhas de e-mail marketing com bastante atenção e cuidado, logo, são bons benchmarkings.

O seu e-mail soa natural?

Especialmente no varejo, há a necessidade das campanhas serem atrativas e chamarem a atenção por meio de assuntos e imagens impactantes.

Contudo, nós gostaríamos de propor que você realize uma ação após concluir cada layout de e-mail.

Leia tudo o que foi escrito em voz alta e responda: a mensagem soa natural? Você conversaria com um cliente por telefone desta mesma forma?

Se sim, pode disparar! Do contrário, é sugerido revisar.

Esse “hack” é simples, mas foi sugerido por uma das maiores autoridades da área; a Marina Cordeiro, Gerente de Marketing da Farani Escola de Negócios.

Mensuração e registro do conhecimento

Por fim, uma das boas práticas para e-mail marketing mais importantes é mensurar os resultados das campanhas e registrar o conhecimento obtido.

Para isso, determine um período a ser investigado. Selecione, por exemplo, três e-mails com os melhores resultados e outros três com os piores.

Anote os pontos chave e padrões que podem ter feito as campanhas performarem bem ou mal. Registre esse conhecimento em um local seguro, acessível e replique para a equipe.

Cuidado para não se iludir com taxas elevadas de entrega e de abertura, afinal, no fim do dia, o que a sua Diretoria irá cobrar, provavelmente, será o aumento da receita.

CRM Omnichannel

Para ir além das boas práticas que apresentamos neste texto e ter resultados acima da média com e-mail marketing, é crucial contar com um CRM Omnichannel para automatizar as campanhas pontuais e recorrentes.

Essa plataforma te permitirá conhecer os seus clientes com riqueza de detalhes, além de tornar possível segmentá-los e impactá-los na hora certa com mensagens certeiras.

Se quiser saber mais sobre uma excelente ferramenta de CRM para Varejo, clique neste link, preencha o formulário de contato e agende uma demonstração gratuita.

Até breve!

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Confira 07 boas práticas para e-mail marketing

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Esse conteúdo foi desenvolvido após analisarmos as campanhas que tiveram performances acima da média, dentre os clientes que atendemos.

Portanto, se gostou da proposta, siga a leitura para conferir nossas sugestões.

Boas práticas para e-mail marketing

Organize o cadastro de clientes

Segundo a Nethunt, ao receber um e-mail não personalizado, 94% dos clientes afirmam tomar alguma das seguintes atitudes:

  • 68% excluem o e-mail;
  • 54% cancelam a assinatura;
  • 45% categorizam como lixo eletrônico ou spam;
  • 29% ficam menos dispostos a comprar produtos da empresa;
  • 13% visitam o site da marca com menos frequência;
  • 10% nunca mais visitam o site da marca;

Esses dados evidenciam que, nos dias de hoje, é obrigatório hiperpersonalizar as campanhas de e-mail marketing.

E para cumprir essa regra, é crucial organizar o cadastro de clientes, o “alimentando” com o máximo possível de informações verídicas e atualizadas.

Portanto, vá além do óbvio! 

Ao invés de salvar somente o nome, telefone e e-mail, oriente os seus Personal Shoppers a registrar dados sobre características e comportamentos dos consumidores.

Essa base informacional mais completa servirá de insumo para que a sua marca consiga customizar mais as mensagens. O único ponto de atenção aqui é estar atento às regras da LGPD.

Segmente a base de clientes

Há ainda, infelizmente, varejistas insistindo em enviar campanhas massivas de e-mail marketing.

No entanto, boa parte já percebeu que para obter melhores taxas de abertura, de cliques e de conversão, é fundamental fazer a segmentação da base.

E hoje em dia, segmentações básicas por idade, gênero e localização, por exemplo, já não estão surtindo tanto efeito quanto há alguns anos.

O ideal é criar agrupamentos mais complexos, somando aos dados demográficos, comportamentos e preferências de consumo (categoria favorita, páginas acessadas, loja onde compra mais, dentre várias outras).

Executar esse trabalho manualmente é moroso, todavia, hoje existem ferramentas de CRM com Inteligência Artificial (IA) que fazem esse trabalho em segundos.

Ainda sobre esse ponto, quando configurar os segmentos, verifique se o volume de clientes que serão impactados, bastam para atingir as metas de vendas.

Planejamento de conteúdos e ofertas

Após criar os segmentos e compreender quais perfis de consumidores estão presentes em cada um deles, o passo seguinte é planejar os conteúdos e ofertas que serão enviados para cada grupo.

Para fazer isso, reflita sobre as seguintes questões:

  • Quais grupos estão aptos para receber ofertas e quais precisam apenas de campanhas de awareness ou de pós-venda?
  • Qual será o ‘tom de voz” das mensagens (formal, informal, amigável e etc.)?
  • Em todos os e-mails devem haver imagens ou somente textos simples são suficientes?
  • Em alguma das campanhas será preciso fazer teste a/b?
  • Além de ofertas, algum grupo de consumidores receberá vantagens exclusivas (frete grátis, cashback);
  • A sua equipe tem tempo disponível para produzir conteúdos para todos os segmentos selecionados?
  • Se as metas não estiverem sendo batidas, qual será o seu plano b?

Como pode observar, não é apenas sobre mandar e-mails, mas sim, sobre planejamento e estratégia.

O assunto do e-mail

O assunto do e-mail parece algo banal, mas não é.

Conforme um estudo da OptinMonster, 47% das pessoas abrem um e-mail apenas com base no assunto.

E isso faz total sentido, visto que a caixa de entrada está sempre cheia e o título do e-mail é o primeiro atrativo que nos salta aos olhos.

Assim sendo, “coloque a criatividade para fora” e escreva assuntos personalizados. Confira abaixo alguns exemplos:

  • “Pedro, temos um mimo para a sua filha Laura”;
  • “Marcos, olha essa seleção de camisas da sua marca preferida”;
  • “Você quer ver promoções de fralda, João?”
  • “Ei Carlos, quer ganhar uma capa para o seu celular?”

Faça títulos com até 50 caracteres, contendo de 6 a 10 palavras.

Usar emojis é uma boa ideia. Veja os dados a seguir da SendGrid que ratificam essa sugestão:

  • Durante a Black Friday e Cyber Monday de 2022, em 769 milhões de e-mails continham os emojis 🔥🎁⏰;
  • O copy associado a esses emojis era sempre algo similar a “as ofertas estão quentes e o tempo está acabando, então, compre seus presentes de fim de ano agora!”;
  • Os e-mails com o emoji 🎁 tiveram melhor taxa de abertura;

Lembre-se que é essencial o título ter total correlação com a mensagem principal.

Corpo do e-mail

Se o consumidor abrir o e-mail, teremos a primeira vitória. Entretanto, o campeonato só é ganho se a conversão (venda) acontecer.

Perante esse fato, construa o corpo do e-mail com o mesmo zelo que criou o assunto. Então faça as seguintes análises:

  • O pré-header foi configurado?
  • Todas as imagens estão com textos alternativos?
  • Os links estão “apontando” para as páginas certas do e-commerce?
  • Os CTAS estão bem posicionados?
  • A linguagem dos CTAS é imperativa?
  • O link de descadastro está funcionando?

Para te ajudar com insights e boas ideias, sugerimos se cadastrar para receber as newsletters de marcas como Swarovski, Ricardo Almeida, Chilli Beans, dentre outras.

Essas empresas elaboram campanhas de e-mail marketing com bastante atenção e cuidado, logo, são bons benchmarkings.

O seu e-mail soa natural?

Especialmente no varejo, há a necessidade das campanhas serem atrativas e chamarem a atenção por meio de assuntos e imagens impactantes.

Contudo, nós gostaríamos de propor que você realize uma ação após concluir cada layout de e-mail.

Leia tudo o que foi escrito em voz alta e responda: a mensagem soa natural? Você conversaria com um cliente por telefone desta mesma forma?

Se sim, pode disparar! Do contrário, é sugerido revisar.

Esse “hack” é simples, mas foi sugerido por uma das maiores autoridades da área; a Marina Cordeiro, Gerente de Marketing da Farani Escola de Negócios.

Mensuração e registro do conhecimento

Por fim, uma das boas práticas para e-mail marketing mais importantes é mensurar os resultados das campanhas e registrar o conhecimento obtido.

Para isso, determine um período a ser investigado. Selecione, por exemplo, três e-mails com os melhores resultados e outros três com os piores.

Anote os pontos chave e padrões que podem ter feito as campanhas performarem bem ou mal. Registre esse conhecimento em um local seguro, acessível e replique para a equipe.

Cuidado para não se iludir com taxas elevadas de entrega e de abertura, afinal, no fim do dia, o que a sua Diretoria irá cobrar, provavelmente, será o aumento da receita.

CRM Omnichannel

Para ir além das boas práticas que apresentamos neste texto e ter resultados acima da média com e-mail marketing, é crucial contar com um CRM Omnichannel para automatizar as campanhas pontuais e recorrentes.

Essa plataforma te permitirá conhecer os seus clientes com riqueza de detalhes, além de tornar possível segmentá-los e impactá-los na hora certa com mensagens certeiras.

Se quiser saber mais sobre uma excelente ferramenta de CRM para Varejo, clique neste link, preencha o formulário de contato e agende uma demonstração gratuita.

Até breve!

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