Como fazer a gestão remota de equipes de vendas?
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O modelo de vendas D2C (direct to consumer) tem se consolidado cada vez mais no nosso país. Segundo o E-commerce Brasil, cerca de 5% das empresas já estão aplicando essa estratégia.
Sumário
Para exemplificar, grandes marcas como AVON, Samsung e Nike já romperam a barreira do B2B / B2C e, por meio do comércio eletrônico, estão vendendo diretamente para o consumidor final, sem a necessidade de intermediários.
A tendência é que mais indústrias façam a adesão a esse formato de vendas.
Conforme texto publicado pela Rock Content, citando uma pesquisa da Bringg, “87% dos fabricantes acreditam que o modelo de negócios D2C é fortemente relevante”.
Dado esse cenário positivista, nós vamos detalhar neste artigo como a Dito pode apoiar as empresas que pretendem expandir o seu market share e aumentar o faturamento por meio da atuação no mercado D2C.
Vem com a gente?
As marcas que aderem ao modelo de vendas D2C estabelecem a operação através de loja virtual, afinal, isso possibilita, por exemplo, a comercialização de produtos mais baratos, sem a margem de lucro do intermediário.
Essa vantagem competitiva é de suma importância, porém, se ela não vier acompanhada de outras estratégias de CRM para reter e fidelizar os clientes, dificilmente eles esquecerão das lojas físicas que já estão habituados a comprar.
Perante tal fato, integrar o seu e-commerce a um CRM robusto é essencial para compreender a fundo quem são os seus consumidores e, principalmente, explorar métodos diversos, além do preço da mercadoria, para encantá-los.
E nesse sentido, a Dito surge como uma excelente solução para fazer a completa gestão do relacionamento com os clientes.
Atualmente a nossa ferramenta integra facilmente com as principais plataformas de e-commerce (VTEX, Tray, Shopify, Magento e etc.), sendo que o onboarding técnico dura, em média, 45 dias.
E concluída a integração, o CRM passará a rastrear, em tempo real, as páginas acessadas, produtos clicados, carrinhos de compra abandonados, pedidos fechados, categorias preferidas, dentre outros.
Além de mapear os comportamentos mencionadas acima, o CRM da Dito também registra características dos clientes (nome, sexo, idade, endereço) e permite segmentá-los para que você customize mais as suas ações de marketing digital para e-commerce.
Uma vez que o seu e-commerce estiver integrado ao CRM, com os dados de clientes chegando e sendo possível criar clusters a partir deles, o passo seguinte é impactar a sua base de maneira personalizada.
E nesse aspecto, o nosso CRM não deixa a desejar.
Dentre os canais de comunicação disponíveis para criação de campanhas, você poderá enviar E-mail Marketing, SMS, Mobile Push e mensagens no WhatsApp.
As campanhas podem ser pontuais ou recorrentes (automáticas).
Para os canais de E-mail, WhatsApp e Mobile Push não há limites de campanhas que podem ser disparadas.
Toda a gestão das campanhas é feita no próprio CRM por meio de dashboards que vão exibir métricas de marketing (entrega, abertura, cliques, rejeição) e de negócios (LTV, receita influenciada, ticket médio e etc.).
Uma empresa que nasce B2B, provavelmente, tem pouco conhecimento sobre o consumidor final já que o seu target são outras empresas.
Entretanto, quando essa mesma empresa B2B mergulha no universo D2C, o contexto muda, afinal, ela passa a estar mais próxima de quem, antes, ela só “observava à distância”.
Esse conhecimento “raso” sobre o consumidor final pode trazer algumas dores de cabeça, mas, novamente, o CRM da Dito é o “remédio” para esse problema.
Também através da nossa solução, você poderá enviar para a sua base, de forma recorrente e ilimitada, pesquisas de opinião CSAT e NPS.
Essas pesquisas vão contribuir para que você entenda a real percepção dos consumidores em relação à sua marca, produtos, atendimento, navegabilidade no e-commerce, logística e muitas outras.
Essas são algumas formas que o CRM da Dito pode apoiar empresas com modelo de vendas D2C.
Existem várias outras maneiras! E se você quiser conhecê-las, fale com um dos nossos consultores e agende uma demonstração e projeção de resultados.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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