Desafios da gestão remota de um time de vendas

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O que fazer quando um departamento que tradicionalmente demanda abordagens presenciais (o famoso “olho no olho”) é obrigado a ser reestruturado e funcionar apenas à distância? Neste artigo, vamos falar sobre os desafios da gestão remota de um time de vendas. 

O setor Comercial sempre demandou um perfil profissional muito específico. Profissionais que trabalham com Vendas, em geral, devem ser bem informados, dinâmicos, carismáticos, multidisciplinares, atentos e ágeis. Naturalmente, as competências mencionadas tornam-se mais aplicáveis no trabalho presencial. Afinal, neste cenário, o vendedor está em constante contato com o público e com demais colegas. 

Porém, conforme a pandemia do coronavírus avança e o home office vai se consolidando como o novo modelo de trabalho adotado pela maioria das empresas, é normal que desafios surjam inclusive em termos de produtividade. 

Com este conteúdo, nosso objetivo é auxiliar você, gestor de um time Comercial, com boas práticas para motivar seus liderados e manter bons resultados no cenário à distância em que vivemos.

Gerenciamento à distância: 5 boas práticas

1 – Alinhamento de processos

É essencial que os processos internos estejam totalmente alinhados em um momento em que a produtividade, de forma geral, está ameaçada. Padronize seu processo de vendas: seja claro nas tarefas demandadas e no passo a passo a ser executado em cada uma delas. 

2- Definição de metas

Estabelecer objetivos é importante para saber onde chegar. As metas devem ser instituídas de forma objetiva e transparente, de forma que todo o time esteja devidamente ciente. 

3- Acompanhamento de resultados

Manter a clareza dos resultados para toda a equipe é muito recomendado. O objetivo não é fomentar uma competitividade tóxica entre os colegas. É importante ser transparente em relação às entregas que o time, como um todo, está conseguindo realizar. 

Nesse acompanhamento também é possível identificar pontos positivos e a melhorar em diversas etapas do processo de vendas. Essa troca é importante e pode gerar melhorias para todos os envolvidos.

4 – Forneça ferramentas 

Com a impossibilidade do contato físico e as restrições impostas em várias cidades em relação ao fechamento do comércio, o varejo sofreu bastante. Os vendedores de lojas físicas precisaram reinventar sua forma de trabalhar. O próprio WhatsApp é um exemplo de ferramenta que tornou-se um canal de vendas essencial.

O papel do gestor aqui é investigar ferramentas e processos que auxiliem o trabalho remoto desses profissionais. Como eles poderão se conectar com sua carteira de clientes neste momento? A Dito conta com uma solução ideal para esses casos, que tem rendido ótimos resultados aos nossos clientes. Clique aqui e conheça o Dito PDV Agenda.   

Além de ferramentas, é importante disponibilizar treinamentos periódicos que sirvam para atualizar seus vendedores em relação à comunicação, gestão, abordagem comercial e planejamento.

5 – Motivação e clima

A exaustão emocional proveniente dos tempos de clausura em que nos encontramos é uma realidade para todas as pessoas, em maior ou menor grau. Isso significa que o gestor, na posição de líder do time de vendas, precisa estimular um clima positivo entre a equipe. 

Entenda o perfil de seus liderados para criar momentos de interação e descontração que façam sentido. Mostre de forma prática que você se importa com o bem-estar físico e mental de seus liderados. A humanização das marcas passa, inclusive, pelo cuidado com seus colaboradores.  

3 dicas para a rotina do gestor

No papel de gestor, esteja atento a alguns cuidados que farão toda a diferença no acompanhamento remoto de seu time de vendedores.

1 – Seja organizado(a)

Em tempos de gestão à distância, o cuidado com documentos, relatórios e emails deve ser redobrado. Concentre todos os arquivos importantes em um mesmo lugar para evitar que alguma informação se perca.

2 – Melhor pecar pelo excesso

Ao escrever orientações ou instruir o time em alguma chamada de vídeo, seja bastante detalhista. O objetivo é evitar ruídos na comunicação com o time e deixar as diretrizes sempre bem claras, sem margens para interpretações incorretas.

3 – Mantenha o foco

Trabalhar de casa implica estar em contato constante com muitas distrações, principalmente se o espaço é compartilhado com outras pessoas.

Organize seu ambiente de trabalho, opte por um local mais tranquilo e identifique suas tarefas prioritárias para aquela semana ou dia. Incentive a mesma rotina por parte dos seus liderados.

O momento é bastante sensível, mas estamos confiantes e otimistas de que dias melhores estão por vir. Enquanto atravessamos esse período mais delicado, siga essas dicas e esteja sempre aberto a implementar melhorias na sua equipe. Afinal, o resultado é de todos.

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