O Dia das Crianças, ano após ano, tem ganhado cada vez mais relevância para o varejo brasileiro.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, comparando 2023 e 2022, as vendas das lojas físicas aumentaram 0,7% na semana do Dia das Crianças.

Números positivos também foram conquistados no e-commerce, visto que, realizando a mesma comparação, observou-se o crescimento de 5,5%.

Ainda no que tange ao comércio eletrônico, de 2022 para 2023, o faturamento saltou de R$ 5.5 para R$ 5.9 bilhões (+8%). E o ticket médio evoluiu de R$ 460,25 para R$ 468,50 (Fonte: Abcomm).

Vê o potencial da semana e do Dia das Crianças para os varejistas?

Para te ajudar a maximizar a receita neste período, nós vamos sugerir a seguir algumas estratégias de CRM e Marketing com maior potencial de conversão.

Essas sugestões são embasadas pela nossa experiência prática, atendendo marcas como a Fábula. Vem conferir?

Comprou na 1ª quinzena de outubro/23

Como ficou explícito na introdução, as compras para o Dia das Crianças começam a ser feitas em torno de uma semana antes do dia 12/10.

Diante deste fato, a primeira estratégia que você pode aplicar é localizar no seu CRM os clientes que fizeram compras exatamente na 1ª quinzena de outubro/23.

O simples fato deles terem comprado nesta época pode ser um indicativo que o objetivo era presentear uma criança, então é interessante mostrar para esse grupo de consumidores os principais lançamentos da sua linha kids.

Mas antes de abordar essas pessoas, veja se é possível cruzar o comportamento de compra descrito acima com outros dados, como por exemplo, qual foi (ou quais foram) o produto adquirido.

Dessa forma, você irá retirar do segmento quem comprou produtos para adultos e manter apenas quem consumiu da linha infantil.

Esse afunilamento vai te ajudar a criar campanhas mais personalizadas.

Inclusive, visto que você irá apresentar a nova coleção, sugerimos dialogar com essa base via e-mail marketing para ter mais espaço na mensagem.

Graus de Parentesco

Quando se pensa no Dia das Crianças, talvez, seja mais comum vislumbrarmos o contexto dos pais presenteando os filhos.

No entanto, nós aprendemos com um dos nossos clientes que vários tios e avós, por exemplo, compram em outubro para mimar os sobrinhos e netos.

Nesse sentido, reflita: como você pode localizar os diferentes graus de parentesco na base do seu CRM?

Quando os encontrar, envie uma mensagem no WhatsApp como a que segue:

“Oi, Fulano! Aqui é a “Beltrana” da “Loja X”. Eu notei que no Dia das Crianças do ano passado, você comprou uma camisa linda para o seu sobrinho. Posso te enviar algumas sugestões de presentes para esse ano?

Conteúdo lúdico e marketing de nostalgia

Serão os pais ou responsáveis os impactados pelas suas ações de marketing, entretanto, não se esqueça que eles podem mostrar o conteúdo para as crianças a fim de deixá-las escolher o presente.

Nesse sentido, coloque o lado lúdico da sua marca para fora e capriche nas cores, imagens e fontes.

É interessante também conhecer algumas técnicas relacionadas ao marketing de nostalgia, afinal, “apelar” para a memória afetiva da infância dos pais, pode ser o “gatilho” que despertará a vontade de comprar.

O poder dos eletrônicos

Não é segredo que os “Pequenos” dos dias atuais amam os smartphones, tablets, videogames e etc.

Assim sendo, e se a sua loja oferecer algum tipo de experiência neste sentido?

Que tal deixar disponível alguns aparelhos com jogos ou acesso ao YouTube Kids?

Essa pode ser uma forma de atrair as crianças e, consequentemente, induzir os responsáveis a comprar.

Oportunidade imperdível

Outro estímulo que funciona muito bem no dia Dia das Crianças é o da “oportunidade imperdível”.

Ou seja, é estratégico trazer para as suas campanhas a ideia que, somente neste período, vão haver determinadas condições de compra que não estarão disponíveis em nenhum outro momento.

Exemplo

Considerando que os filhos crescem rápido, você pode segmentar pais de bebês com até 1 ano e propor a aquisição de peças para crianças um pouco mais velhas, porém, com uma condição excelente que, mesmo daqui a 1 ano, vai valer a pena.

Essa estratégia performa bem, por exemplo, para a oferta de roupas e alguns brinquedos que “nunca” saem de linha (velotrol, bicicletas, personagens famosos, heróis, bonecas e etc.).

Quais outras ações você sugere?

Para concluir este artigo, nós gostaríamos de ouvir a sua experiência prática sobre esse tema.

Quais outras estratégias você realiza para vender mais no Dia das Crianças?

Conta pra gente no campo de comentários deste artigo. Até breve!

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Números positivos também foram conquistados no e-commerce, visto que, realizando a mesma comparação, observou-se o crescimento de 5,5%.

Ainda no que tange ao comércio eletrônico, de 2022 para 2023, o faturamento saltou de R$ 5.5 para R$ 5.9 bilhões (+8%). E o ticket médio evoluiu de R$ 460,25 para R$ 468,50 (Fonte: Abcomm).

Vê o potencial da semana e do Dia das Crianças para os varejistas?

Para te ajudar a maximizar a receita neste período, nós vamos sugerir a seguir algumas estratégias de CRM e Marketing com maior potencial de conversão.

Essas sugestões são embasadas pela nossa experiência prática, atendendo marcas como a Fábula. Vem conferir?

Comprou na 1ª quinzena de outubro/23

Como ficou explícito na introdução, as compras para o Dia das Crianças começam a ser feitas em torno de uma semana antes do dia 12/10.

Diante deste fato, a primeira estratégia que você pode aplicar é localizar no seu CRM os clientes que fizeram compras exatamente na 1ª quinzena de outubro/23.

O simples fato deles terem comprado nesta época pode ser um indicativo que o objetivo era presentear uma criança, então é interessante mostrar para esse grupo de consumidores os principais lançamentos da sua linha kids.

Mas antes de abordar essas pessoas, veja se é possível cruzar o comportamento de compra descrito acima com outros dados, como por exemplo, qual foi (ou quais foram) o produto adquirido.

Dessa forma, você irá retirar do segmento quem comprou produtos para adultos e manter apenas quem consumiu da linha infantil.

Esse afunilamento vai te ajudar a criar campanhas mais personalizadas.

Inclusive, visto que você irá apresentar a nova coleção, sugerimos dialogar com essa base via e-mail marketing para ter mais espaço na mensagem.

Graus de Parentesco

Quando se pensa no Dia das Crianças, talvez, seja mais comum vislumbrarmos o contexto dos pais presenteando os filhos.

No entanto, nós aprendemos com um dos nossos clientes que vários tios e avós, por exemplo, compram em outubro para mimar os sobrinhos e netos.

Nesse sentido, reflita: como você pode localizar os diferentes graus de parentesco na base do seu CRM?

Quando os encontrar, envie uma mensagem no WhatsApp como a que segue:

“Oi, Fulano! Aqui é a “Beltrana” da “Loja X”. Eu notei que no Dia das Crianças do ano passado, você comprou uma camisa linda para o seu sobrinho. Posso te enviar algumas sugestões de presentes para esse ano?

Conteúdo lúdico e marketing de nostalgia

Serão os pais ou responsáveis os impactados pelas suas ações de marketing, entretanto, não se esqueça que eles podem mostrar o conteúdo para as crianças a fim de deixá-las escolher o presente.

Nesse sentido, coloque o lado lúdico da sua marca para fora e capriche nas cores, imagens e fontes.

É interessante também conhecer algumas técnicas relacionadas ao marketing de nostalgia, afinal, “apelar” para a memória afetiva da infância dos pais, pode ser o “gatilho” que despertará a vontade de comprar.

O poder dos eletrônicos

Não é segredo que os “Pequenos” dos dias atuais amam os smartphones, tablets, videogames e etc.

Assim sendo, e se a sua loja oferecer algum tipo de experiência neste sentido?

Que tal deixar disponível alguns aparelhos com jogos ou acesso ao YouTube Kids?

Essa pode ser uma forma de atrair as crianças e, consequentemente, induzir os responsáveis a comprar.

Oportunidade imperdível

Outro estímulo que funciona muito bem no dia Dia das Crianças é o da “oportunidade imperdível”.

Ou seja, é estratégico trazer para as suas campanhas a ideia que, somente neste período, vão haver determinadas condições de compra que não estarão disponíveis em nenhum outro momento.

Exemplo

Considerando que os filhos crescem rápido, você pode segmentar pais de bebês com até 1 ano e propor a aquisição de peças para crianças um pouco mais velhas, porém, com uma condição excelente que, mesmo daqui a 1 ano, vai valer a pena.

Essa estratégia performa bem, por exemplo, para a oferta de roupas e alguns brinquedos que “nunca” saem de linha (velotrol, bicicletas, personagens famosos, heróis, bonecas e etc.).

Quais outras ações você sugere?

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Quais outras estratégias você realiza para vender mais no Dia das Crianças?

Conta pra gente no campo de comentários deste artigo. Até breve!

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