Sumário
ToggleErroneamente, muitas pessoas acreditam que uma estratégia de conteúdo se resume a postar com regularidade e/ou enviar campanhas recorrentes para a base por meio de um CRM.
Na verdade, o desafio de trabalhar com marketing de conteúdo é bem maior: o objetivo é aproximar-se do público, criar autoridade, contar histórias verdadeiras e tornar-se relevante para os clientes.
Assim sendo, neste artigo, falaremos sobre a aplicação dessa estratégia no varejo e quais resultados as marcas podem conquistar.
Vem com a gente?
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia onde conteúdos relevantes são distribuídos para atrair a atenção do público e, principalmente, fazê-lo tomar uma determinada ação desejada pelo varejista.
Nós negritamos acima a palavra “principalmente”, pois, em alguns setores do varejo, há empresas vendendo produtos mais complexos e, nestes casos, o marketing de conteúdo pode ser aplicado, basicamente, para educar os potenciais clientes sobre o que a marca faz e/ou comercializa.
Para ilustrar, uma marca de roupas tradicionais não precisa ensinar o consumidor a vestir uma camisa, porém, um varejista como a Polishop, talvez necessite elaborar conteúdos somente para que as pessoas operem uma SmartTV com mais facilidade.
É importante ficar claro que, apesar do marketing de conteúdo ser mais utilizado nas mídias digitais (blogs, redes sociais e etc.), essa é uma estratégia que também pode ser desenvolvida para canais offline.
A história de origem do famoso Guia MICHELIN é um exemplo.
Vantagens do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode trazer diversos benefícios para os varejistas. Seguem abaixo os principais:
- Aumento do tráfego no e-commerce;
- Maior geração de cadastros em Newsletters;
- Redução do ciclo de venda;
- Aumento da taxa de compra;
- Maior reconhecimento da marca;
- Redução do investimento em mídia paga;
- Maior conexão com os consumidores e crescimento do engajamento;
Como iniciar uma estratégia de conteúdo?
Como dissemos na introdução deste texto, uma estratégia de conteúdo não se baseia em sair postando ou enviando materiais aleatórios para os clientes. Há alguns passos que precisam ser seguidos. São eles:
Estudo de Mercado
Para que você reduza as suas chances de errar, antes de qualquer ação, faça um benchmark com 2 ou 3 varejistas que já trabalham com marketing de conteúdo.
Busque entender onde eles mais erraram e acertaram, porém, ouça para se inspirar e não para copiar. Em uma estratégia de conteúdo, inovar e ser original é bastante importante.
Data-drive Persona
Desenvolver a(s) sua(s) data-drive persona é outra atividade crucial. O Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa “conversar” com audiências específicas, logo, conhecer os consumidores a fundo, com base em dados, é primordial.
Para criar uma data-drive persona, você pode analisar os dados do seu CRM, ERP e/ou plataforma de e-commerce, entretanto, também pode investigar fontes externas como o IBGE, Sebrae, E-commerce Brasil, CNDL (ou CDL), dentre vários outras.
Calendário de conteúdos e canais de distribuição
Uma vez que você já estudou o seu mercado e sabe com quem irá “dialogar”, é preciso, de fato, criar a estratégia de conteúdo.
Nesse momento, você precisará desenhar um calendário de conteúdos a ser seguido, tal como determinar quais canais (online e/ou offline) serão explorados.
Esteja ciente que, dependendo das suas decisões, será necessário contratar Designers, Social Media, Redatores, Analistas de CRM, dentre outros. Nesse aspecto, veja com calma se vale mais a pena buscar freelancers ou funcionários fixos.
Métricas e KPIs de sucesso
Antes da sua marca iniciar a distribuição de conteúdos, predetermine quais serão as métricas e KPIs que vão indicar se a estratégia está obtendo sucesso ou não.
A seguir, veja algumas perguntas que você pode se fazer para entender se os objetivos do marketing de conteúdo estão sendo cumpridos:
- O volume de novos usuários no e-commerce cresceu?
- A quantidade de leads subiu?
- O engajamento nas redes sociais aumentou?
Recorrência e Regularidade
Tenha em mente que uma estratégia de conteúdos, geralmente, “colhe frutos” a médio-longo prazo. Se a sua marca tem uma presença digital e física mais robusta, exceções podem acontecer, todavia, recomendamos controlar as expectativas.
Nesse sentido, se planeje para ter recorrência e regularidade na sua produção e distribuição conteúdos. Uma estratégia que se inicia forte, mas que, alguns meses depois já começa a ficar de lado, tende a não funcionar.
Revisão da estratégia
E para concluir esse texto, um “último” passo fundamental é, pelo menos a cada seis meses, voltar e revisar toda a estratégia de conteúdo. Em boa parte da vezes, o que faz sentido hoje, não terá tanto valor amanhã, logo, ter a rotina de reavaliar o que está sendo feito é essencial.
E para fechar, continue a sua jornada de aprendizado lendo a série de artigos que publicamos recentemente sobre a NRF, o maior evento de varejo do mundo. Estar por dentro do que é tendência, é bastante importante.
Para acessar esses conteúdos, basta clicar aqui. Esperamos te ver novamente. Até breve!