melhores horários para enviar e-mail marketing

Confira os melhores horários para enviar e-mail marketing

Aqui na Dito nós enviamos, semanalmente, várias campanhas por meio do nosso CRM, então, já notamos alguns padrões de melhores horários para enviar e-mail marketing.

Apesar das conclusões que vamos relatar a seguir, é importante reforçar que no marketing digital não existe “receita de bolo” ou “fórmulas mágicas”.

Portanto, te aconselhamos a usar esse conhecimento de forma inspiracional, o adaptando para a sua estratégia, persona(s) e mercado de atuação.

Como esse levantamento foi realizado?

Para chegar às respostas que vamos apresentar, foram consideradas todas as campanhas de e-mail enviadas em 2022, somente pelo Departamento de Marketing da Dito.

No ano passado nós impactamos mais de 26 mil pessoas, considerando as 123 campanhas de e-mail marketing que disparamos. E aqui já vai um primeiro benchmarking para você.

Com essas ações, nós registramos as seguintes médias:

  • Taxa de Entrega: 98,5%
  • Taxa de Abertura: 23,3%:
  • Taxa de Cliques: 1,7%
  • Taxa de Conversão: 1,3%
  • Taxa de Rejeição: 1,8%

Vale destacar que a Dito é uma empresa B2B, especialista no varejo de moda, que conversa com Analistas, Gerentes, Coordenadores, Heads, Diretores e C-Levels.

Para chegarmos a esses resultados, nós formatamos as nossas data-driven personas e realizamos uma curadoria cuidadosa dos conteúdos e dos segmentos, visando direcionar apenas o que faz mais sentido para cada grupo do CRM.

Nós também temos o hábito de fazer testes A/B, alternando o assunto dos e-mails e enviando as campanhas, inicialmente, para bases menores a fim de entender o que performa melhor (ou pior).

O recurso do “horário inteligente”

A boa notícia é que a descoberta dos melhores horários para enviar e-mail marketing, nem sempre, é um trabalho manual e demorado.

Dentro do nosso CRM nós temos uma feature de “horário inteligente”. Internamente nós chamamos essa solução de “STO”.

Assista o vídeo abaixo para compreender:

Apesar do STO enviar, automaticamente, as campanhas para o horário que faz mais sentido para cada contato (individualmente falando), algumas vezes nós não usamos esse recurso.

Um exemplo é quando a base que pretendemos impactar não tem histórico prévio registrado, logo, se o STO não sabe como os contatos se comportam, ele não irá funcionar e será preciso enviar os e-mails explorando os métodos tradicionais.

E discorrendo sobre as campanhas encaminhadas sem o STO, nós observamos três melhores horários para enviar e-mail marketing que resultam em taxas mais elevadas.

São eles às 08h, às 11:30h e às 14h. No que tange aos dias da semana, percebemos resultados mais expressivos às segundas, terças e quartas-feiras.

A regra tem exceções

Os dias e horários mencionados acima funcionam bem para o Marketing da Dito, mas, se você é um varejista, por exemplo, pode ser que a regra não se aplique.

Dentre os nossos clientes, muitos deles do varejo inclusive, já foram percebidos outros momentos do dia  / semana que o e-mail performa melhor.

O segredo é testar e testar.

E se você estiver usando a feature do STO, os testes serão ainda mais benéficos, afinal, eles servirão para juntar dados de comportamento da sua base e, consequentemente, no curto prazo, passar a impactar cada consumidor com  horários personalizados.

Legal, não é!

Se você gostou deste conteúdo e achou interessante usar o STO, clique no banner abaixo para falar com a gente e entender como o CRM da Dito funciona.

Até breve!

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