Sumário
ToggleAqui na Dito nós enviamos, semanalmente, várias campanhas por meio do nosso CRM, então, já notamos alguns padrões de melhores horários para enviar e-mail marketing.
Apesar das conclusões que vamos relatar a seguir, é importante reforçar que no marketing digital não existe “receita de bolo” ou “fórmulas mágicas”.
Portanto, te aconselhamos a usar esse conhecimento de forma inspiracional, o adaptando para a sua estratégia, persona(s) e mercado de atuação.
Como esse levantamento foi realizado?
Para chegar às respostas que vamos apresentar, foram consideradas todas as campanhas de e-mail enviadas em 2022, somente pelo Departamento de Marketing da Dito.
No ano passado nós impactamos mais de 26 mil pessoas, considerando as 123 campanhas de e-mail marketing que disparamos. E aqui já vai um primeiro benchmarking para você.
Com essas ações, nós registramos as seguintes médias:
- Taxa de Entrega: 98,5%
- Taxa de Abertura: 23,3%:
- Taxa de Cliques: 1,7%
- Taxa de Conversão: 1,3%
- Taxa de Rejeição: 1,8%
Vale destacar que a Dito é uma empresa B2B, especialista no varejo de moda, que conversa com Analistas, Gerentes, Coordenadores, Heads, Diretores e C-Levels.
Para chegarmos a esses resultados, nós formatamos as nossas data-driven personas e realizamos uma curadoria cuidadosa dos conteúdos e dos segmentos, visando direcionar apenas o que faz mais sentido para cada grupo do CRM.
Nós também temos o hábito de fazer testes A/B, alternando o assunto dos e-mails e enviando as campanhas, inicialmente, para bases menores a fim de entender o que performa melhor (ou pior).
O recurso do “horário inteligente”
A boa notícia é que a descoberta dos melhores horários para enviar e-mail marketing, nem sempre, é um trabalho manual e demorado.
Dentro do nosso CRM nós temos uma feature de “horário inteligente”. Internamente nós chamamos essa solução de “STO”.
Assista o vídeo abaixo para compreender:
Apesar do STO enviar, automaticamente, as campanhas para o horário que faz mais sentido para cada contato (individualmente falando), algumas vezes nós não usamos esse recurso.
Um exemplo é quando a base que pretendemos impactar não tem histórico prévio registrado, logo, se o STO não sabe como os contatos se comportam, ele não irá funcionar e será preciso enviar os e-mails explorando os métodos tradicionais.
E discorrendo sobre as campanhas encaminhadas sem o STO, nós observamos três melhores horários para enviar e-mail marketing que resultam em taxas mais elevadas.
São eles às 08h, às 11:30h e às 14h. No que tange aos dias da semana, percebemos resultados mais expressivos às segundas, terças e quartas-feiras.
A regra tem exceções
Os dias e horários mencionados acima funcionam bem para o Marketing da Dito, mas, se você é um varejista, por exemplo, pode ser que a regra não se aplique.
Dentre os nossos clientes, muitos deles do varejo inclusive, já foram percebidos outros momentos do dia / semana que o e-mail performa melhor.
O segredo é testar e testar.
E se você estiver usando a feature do STO, os testes serão ainda mais benéficos, afinal, eles servirão para juntar dados de comportamento da sua base e, consequentemente, no curto prazo, passar a impactar cada consumidor com horários personalizados.
Legal, não é!
Se você gostou deste conteúdo e achou interessante usar o STO, clique no banner abaixo para falar com a gente e entender como o CRM da Dito funciona.
Até breve!