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Confira 07 boas práticas para e-mail marketing!

As campanhas de e-mail marketing ainda são super efetivas para os varejistas. Porém, existem diversos fatores que podem impactar na qualidade e nos resultados delas.

Assim sendo, neste artigo, nós vamos te apresentar 07 boas práticas para e-mail marketing que vão melhorar bastante a taxa de abertura, de entrega, de rejeição e, até mesmo, a receita influenciada por CRM.

Seja pessoal

Utilize o seu nome, ou de um dos seus consultores, ao invés de assinar como “a empresa”.

Utilize também uma foto na assinatura e configure o perfil para o e-mail remetente, para que apareça foto e nome quando o usuário abrir o e-mail. Essa ação pode ajudar a aumentar ainda mais a taxa de resposta.

Personalize

Sempre que possível utilize variáveis personalizadas como nome, última compra, ou qualquer atributo que cause uma sensação de proximidade com o usuário, relembrando sempre as últimas ações do mesmo no seu site.

Provoque a sensação de que a empresa conhece o usuário, seus interesses e desejos. Diversas ferramentas de disparo oferecem a possibilidade de inserir dados variáveis no seu e-mail.

Capriche no título

Na maioria das vezes, é lendo o assunto do e-mail que o usuário decide se irá ou não abri-lo.

Portanto, sempre que possível, tente criar uma urgência no seu interlocutor, informando o tempo que ele tem para aproveitar o que está sendo ofertado.

Invista tempo e bastante criatividade nesse processo e o mais importante, tenha empatia, pense como o usuário.

  • Por exemplo, você clicaria em qual dos 2 assuntos abaixo?

     – “(Nome da loja) – 50% de desconto em toda loja até amanhã”;

     – “Promoção em nossa Loja – Veja!”;

Dica Extra: Tente sempre manter o assunto do e-mail dentro de um  limite de 70 caracteres, evitando assim a quebra da leitura.

Seja direto

Atualmente a falta de tempo tem sido a reclamação mais recorrente das pessoas. Ao enviar um e-mail tente ser o mais objetivo e direto possível, evitando usar informações demais no corpo da mensagem ou utilizar uma estratégia no título que não deixe claro o seu conteúdo ou benefício.

Segmente

Evite enviar e-mails diariamente para os mesmo usuários ou com conteúdos e novidades que você não tenha certeza que seja relevante para aquele cliente.


A frequência exagerada de e-mail e mensagens com conteúdo fora de contexto são os principais motivos para o opt-out e marcações por spam dos usuários do seu mailing.

Conheça sua base por meio de dados demográficos, comportamento de navegação e histórico de compras. Desta maneira você vai parar de enviar e-mails genéricos que não convertem e passar a enviar mensagens que trazem de fato receita para sua empresa.

Mensure o comportamento dos usuários

Jamais envie um e-mail sem monitorar os links existentes. Ao monitorar os links você ganha mais uma grande aliado nas análises, podendo entender o que chamou mais a atenção dos usuários e até mesmo criar segmentos dentro do seu público baseados nas suas ações posteriores ao recebimento do e-mail.

Chame o usuário para a ação

Veja, Clique aqui, compre, conheça, saiba mais.

O imperativo reina no mundo da internet, guiando o usuário para o final do funil de vendas. Sempre que enviar um e-mail marketing pense sempre no objetivo final do funil. Inclua um botão chamando o usuário para ação, reforçando a comunicação e facilitando a conclusão do caminho pelo usuário.

Teste, teste, teste

Quando falamos de pessoas e seus comportamentos nada é definitivo. Teste o que funciona melhor para o seu público ou segmento específico.

Analise e refaça até encontrar o layout, título, mensagem e tipo de conteúdo que funciona para cada tipo de consumidor. Tenha sempre o foco em melhorar suas taxas de conversão, por isso crie alterações e valide seus resultados.

E você? Tem alguma dica sobre boas práticas de e-mail marketing? Conta pra gente nos comentários.

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