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ToggleO Cashback, ou “dinheiro de volta”, é um benefício disponibilizado por algumas empresas com o objetivo de fidelizar os clientes, mas também, de incentivá-los a fazer novas compras o mais breve possível.
Talvez a cessão de Cashback soe para alguns como uma estratégia recente. No entanto, ela foi executada pela primeira vez nos Estados Unidos, no ano de 1986, pela Rede de Varejo Sears.
Naquela época, a Sears já havia desenvolvido o seu próprio cartão de crédito. Porém, com a enorme concorrência dos bancos que ofereciam o mesmo serviço, a varejista entendeu que precisava se diferenciar de alguma maneira.
E assim sendo, a empresa criou o Cashback com uma regra simples. Os utilizadores do cartão ganhavam de volta uma percentagem do que gastavam como crédito na fatura.
Daí em diante, o Cashback se tornou um verdadeiro sucesso. Muitos concorrentes da Sears adotaram variações do programa, inclusive, as próprias instituições financeiras que também trabalhavam com a oferta de cartões de crédito.
Segundo o Portal Valor Econômico, não há uma data exata em que o Cashback tenha chegado ao Brasil. Contudo, estima-se que ele se popularizou por volta do ano de 2007. Os bancos digitais e os grandes varejistas atuantes no comércio eletrônico contribuíram para isso.
Hoje em dia, conceder Cashback no Varejo já virou praticamente uma regra, afinal, os consumidores passaram a observar se as marcas liberam ou não esse benefício para decidir onde farão as suas compras.
Ratificando a afirmação acima, com base em dados do SEBRAE, em torno de 6,4 milhões de empresas brasileiras já oferecem Cashback aos clientes. E segundo a CNDL, 17% dos consumidores preferem comprar de marcas que já disponibilizam a vantagem do “dinheiro de volta”.
Incrível, não é mesmo? Diante da relevância deste assunto, siga a leitura para aprofundar o seu conhecimento sobre o Cashback.
O que é Cashback e como funciona?
O Cashback, ou “dinheiro de volta”, é um benefício cedido ao consumidor logo após ele realizar uma compra; seja em loja física ou no e-commerce. Trata-se de um percentual financeiro sob o valor total do pedido fechado.
Exemplo fictício: a Joana, cliente do Grupo Lins Ferrão, navegou na loja virtual das Lojas Pompeia e concluiu uma compra pelo montante de R$ 250,00. Deste valor, ela recebeu 10% de Cashback, ou seja, R$ 25,00. Essa quantia poderá ser usada como desconto em compras futuras feitas pela Joana.
A porcentagem que é devolvida ao cliente é determinada pela empresa. Entretanto, um dos grandes problemas atuais vividos pelos varejistas são as regras “engessadas” impostas pelas Plataformas de Cashback.
A maioria das ferramentas disponíveis no mercado não permitem, por exemplo, customizar o percentual que é liberado para os consumidores com base no perfil de cada loja.
Contudo, quando a marca dispõe de um CRM como o da Dito, ela poderá criar e configurar inúmeras regras de geração e de resgate de Cashback, personalizando estratégias variadas com base no cenário individual dos canais de venda.
Sobre esse tema, um exemplo real que foi configurado recentemente por um dos nossos clientes do Varejo foi a customização do percentual de Cashback de acordo com a forma de pagamento.
Se o consumidor pagar a compra com o cartão fidelidade da marca, o valor ganho de Cashback será maior em comparação a meios de pagamento com o PIX ou cartão de crédito convencional.
Quem tem direito a receber Cashback?
No contexto do Varejo, qualquer consumidor que concluir uma compra em uma marca que oferece Cashback, estará apto para receber o benefício.
Apesar disso, como dissemos no tópico anterior, com o apoio do nosso CRM, é possível configurar e automatizar regras customizadas para a geração e resgate de Cashback, então, dependendo da estratégia, você poderá determinar quais segmentos de clientes devem (ou não) receber Cashback.
Vale ressaltar que é importante criar normas claras e deixá-las disponíveis para a fácil consulta do público, afinal, você não vai querer criar algum mal entendido, certo?
Como oferecer Cashback para meus clientes?
Para oferecer Cashback aos seus clientes, o recomendado é fazer isso através de um Software de CRM que tenha essa solução integrada.
Se você contratar um sistema de Cashback que tenha somente essa função, provavelmente, irá se deparar com regras “travadas”, além de uma plataforma que “não conversa” com as demais ferramentas da sua empresa.
E do contrário, quando você adquire uma solução completa como o CRM, será possível clusterizar os consumidores, além de hiperpersonalizar estratégias e campanhas de marketing para a cessão de Cashback.
Benefícios
Os varejistas que implementam um Programa de Cashback observam vários ganhos para o negócio. Veja abaixo os principais:
- Aumento da taxa de recompra e de retenção;
- Elevação do LTV (Lifetime Value) e redução do Churn;
- Crescimento do ticket médio e do gasto anual por cliente;
- Notas mais altas no NPS e CSAT;
- Queda no volume de consumidores inativos;
CRM com Cashback
Apresentada a importância da ferramenta de CRM, caso você queira conhecer a melhor opção para o Varejo, nós gostaríamos de te fazer um convite.
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