Sumário
ToggleSe você é varejista e precisa criar estratégias para aumentar a lealdade dos seus clientes, é natural que esteja pesquisando e se questionando: o que é cashback.
Confira a resposta na sequência.
O que é cashback?
O cashback ou “dinheiro de volta” é um prêmio cedido ao consumidor, imediatamente após ele realizar uma compra. Esse benefício trata-se de um percentual financeiro sob o valor total do pedido fechado.
Exemplo fictício: a cliente Joana entrou no e-commerce da Chilli Beans e comprou um óculos de sol por R$ 250,00. Deste valor, ela recebeu 10% de cashback, ou seja, R$ 25,00.
Conforme uma matéria publicada pela Forbes, o cashback tem se mostrado uma estratégia excelente no varejo, afinal, 82% dos consumidores priorizam programas de fidelidade que oferecem promoções especiais, descontos ou cashback.
E, ainda, segundo a CNDL, 17,5% dos brasileiros preferem comprar de marcas que já oferecem a vantagem do “dinheiro de volta”.
Tipos de cashback
Existem, basicamente, 5 tipos de cashback. São eles:
- Cashback direto: o valor recebido de volta após fazer uma compra, só poderá ser usado pelo cliente na loja que o cedeu;
- Cashback indireto: o valor recebido de volta após fazer uma compra, poderá ser usado em qualquer outro estabelecimento e para fins diversos;
- Cashback livre: além de poder usar o valor recebido para abater em compras de qualquer loja, o cliente poderá transferir a quantia via PIX ou sacá-la;
- Cashback social: o valor que seria recebido de volta pelo cliente é destinado para apoiar causas sociais;
Cashback e Giftback são a mesma coisa?
Cashback e Giftback são relativamente parecidos, porém, não são a mesma coisa.
O Giftback é um prêmio que pode ser utilizado, geralmente, apenas na marca que o disponibilizou.
Já o cashback, como vimos no tópico anterior, é mais flexível, podendo ser usufruído em lugares variados e de outras maneiras.
Se você quiser saber mais, especificamente, sobre o “presente de volta”, te sugerimos ler esse outro artigo do nosso blog sobre “O que é giftback”.
CRM com Cashback
Se você estiver cogitando implementar o programa de cashback na sua empresa, o ideal é que haja um CRM disponível para segmentar a base de clientes e customizar as campanhas de marketing.
A estratégia de cashback, apesar de parecer simplória, pode gerar prejuízos se explorada de maneira incorreta.
Portanto, tenha certeza de que você tem em mãos as ferramentas certas e que conta com os parceiros especializados.
E agora que chegamos aqui, gostaríamos de saber: restaram dúvidas sobre o que é cashback?
Fique à vontade para registrar as suas perguntas nos comentários ou para deixar feedbacks sobre esse tema.
Esperamos vê-lo por aqui novamente! Até breve!