O Brasil está vivendo uma época bastante complicada no varejo, então, criar um bom plano de retenção de clientes é primordial.
Nos últimos tempos, várias empresas reduziram o número de funcionários, outras estão procurando linhas de crédito e há aquelas que já até pediram recuperação judicial.
Neste sentido, quando o assunto é reter clientes, é preciso ter em mente que a manutenção da clientela ativa não é somente questão de planejamento estratégico, mas também, um aspecto que deve ser considerado quando falamos de gestão de marca e relações públicas.
Como Kotler disse certa vez, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.
Ou seja, se sua empresa não está focando em retenção de clientes neste momento, você pode estar nadando contra a maré.
Um dos principais diferenciais das organizações é sua capacidade de conseguir reter, com facilidade, os seus clientes.
No entanto, para que isso aconteça, é preciso esforços das mais diversas áreas na formulação de um plano global de retenção de consumidores.
Afinal, um bom atendimento, boa comunicação com os consumidores, produtos idôneos e de qualidade, profissionais aptos a esclarecer dúvidas e foco no público-alvo são as principais formas de conquistar clientes, mas é necessário nutrir esse relacionamento, para que eles continuem comprando da sua empresa.
Outro ponto importante para aumentar a retenção de clientes é a inovação na hora de se relacionar com os consumidores.
Fazer promoções, pedir sugestões, investir em sorteios, são ideias bacanas, contudo, não podem ser mais considerados diferenciais competitivos.
A Dell, empresa da área de tecnologia, consegue captar um fluxo abundante de ideias mantendo uma boa relação com os seus consumidores.
Um dos mecanismos para isso é a realização de brainstorms virtuais com os clientes. As ideias vencedoras são colocadas em prática nos novos produtos da marca.
O tratamento da informação é um importante meio de retenção de clientes.
É cada vez mais evidente a utilização de procedimentos estatísticos na hora de lidar com informações colhidas em feedbacks espontâneos e pesquisas de opinião.
A compreensão dos dados estatísticos possibilita um melhor entendimento das necessidades dos clientes e, além disso, permite que a empresa saiba o que os clientes esperam da mesma.
Se as métricas permitem o entendimento de vários aspectos em relação aos clientes, é importante entender que individualmente elas não conseguem bons resultados.
Para conseguir manter os clientes em um relacionamento íntimo com a marca da sua empresa é preciso integrar as informações e buscar criar inteligentes perfis de consumidores.
Manter clientes satisfeitos é uma missão que demanda comprometimento.
A sensação de estar adquirindo produtos ou contratando serviços confiáveis e efetivos é fundamental para que as pessoas continuem apostando na sua marca.
E, quando se fala em satisfação, estamos falando daquele sentimento que o consumidor experimenta quando sente segurança na compra, entende os benefícios dos produtos e serviços, considera a superioridade da marca e prioriza a aquisição dos produtos/serviços da sua empresa.
E você? Está focando em retenção ou aquisição de novos clientes? Conte para a gente nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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