Sumário
ToggleUm modelo de negócio que tem se destacado no varejo é o das Pop-up Stores. Na sequência, nós vamos explicar esse conceito e trazer algumas aplicações.
Vem com a gente conferir?
O que é Pop-up Store?
Uma Pop-up Store é uma loja física temporária, ou seja, um espaço aberto por um curto período de tempo a fim de apresentar melhor uma marca e seus produtos, proporcionar experiências aos consumidores e etc.
Existem Pop-up Stores famosas como a Nike Lab, Chanel Beauty House ou Target Wonderland, no entanto, aqui no Brasil, já temos negócios crescendo e se destacando a partir desta estratégia.
Um exemplo é a loja d’alma. No momento, as fundadoras estão direcionando maiores esforços para o ambiente virtual, porém, o lançamento da empresa foi realizado através de uma Pop-up Store.
Por mais que os produtos do catálogo fossem visualmente atraentes, era notório que tocá-los e senti-los aumentaria a chance de vendê-los, logo, uma loja temporária e personalizada foi aberta no Natal para apresentá-los.
E o resultado foi um sucesso! As sócias relataram que esse foi o momento onde a empresa mais vendeu e, ao mesmo tempo, gerou a confiança necessária nos clientes para seguir comprando pela internet.
Onde abrir uma Pop-up Store?
Para essa pergunta não há uma resposta exata, contudo, o ideal é escolher um lugar onde, com certeza, a sua Persona estará presente.
Geralmente os varejistas optam por locais com grande circulação de pessoas, como os Shoppings e avenidas comerciais, por exemplo.
Entretanto, talvez, um espaço menos frequentado, porém visitado pelo “público certo”, pode fazer mais sentido para a sua estratégia.
Assim sendo, antes de tomar qualquer decisão, estude detalhadamente todas as possibilidades e, preferencialmente, faça benchmarkings com outras marcas que já tiveram essa experiência.
A importância do cadastro
Caso você decida investir em uma Pop-up Store, é crucial estar preparado para cadastrar todas as pessoas que visitarem o estabelecimento, inclusive, aquelas que não comprarem nada.
Essa ação é fundamental, afinal, por meio de campanhas futuras de CRM, você poderá estimular a primeira compra entre quem apenas se cadastrou e a recompra junto a base que fechou o primeiro pedido na Pop-up Store.
Isso irá garantir um equilíbrio entre as estratégias de aquisição e de retenção, portanto, seja por meio de uma planilha ou ERP, não deixe de registrar, no mínimo, o nome completo, CPF, e-mail e telefone dos visitantes.
Mas tenha atenção às regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), pois o público deve estar ciente sobre como, por que e quando seus dados serão utilizados.
O não cumprimento da LGPD poderá resultar em penalizações severas, inclusive, em multas com valores altos.
Para saber mais sobre esse tema, leia outro artigo aqui do Blog sobre a “LGPD na prática”.
E agora que entramos na reta final deste artigo, gostaríamos de saber a sua opinião. Você já tinha ouvido falar sobre as Pop-up Stores? Gostou do tema?
Deixe a sua opinião no campo de comentários abaixo. Até breve!