Saiba o que é segmentação de público e qual a sua importância

Segundo uma Pesquisa da Opinion Box, em parceria com a Dito CRM, 73% dos clientes preferem comprar com as marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas, logo, realizar a segmentação de público para cumprir essa vontade é crucial.

Diante disso, neste artigo, nós vamos explicar o que é segmentação de público e falar sobre a sua importância.

Vem com a gente?

O que é segmentação de público?

O conceito de segmentação remete a escolher um alvo. Mas, na verdade, é uma tarefa muito mais aprofundada.

Segmentar a base presente no seu CRM significa compreender que, por detrás de cada comentário, de cada interação nas diversas plataformas e mídias sociais, existe uma pessoa, um indivíduo, que possui hábitos, histórias, necessidades, desejos e opiniões.

O seu produto ou serviço pode e, provavelmente, é consumido pelos indivíduos das gerações X, Y e Z. Cada um possui uma personalidade única, “manias” e preferências singulares. Desta maneira, não podem ser tratados igualmente, não é mesmo? E nem querem.

Hoje os consumidores buscam tratamento personalizado, diferenciado e individualizado. O que isso significa? Eles demandam um relacionamento com transparência, real e duradouro.

Um relacionamento em que a marca identifica suas preferências, onde a marca sabe que ele não é só mais um e não o trata como tal.

Portanto, entender como se dá o comportamento dos consumidores em seu ambiente e enriquecer este conhecimento com os dados sociais é fundamental para entregar campanhas de reengajamento, recompra e fidelização que tenham alto índice de conversão.

Além disso, existem aqueles indivíduos que nunca entraram em contato com a sua marca e você precisa atingi-los também. Sendo assim, eles também possuem um tratamento diferenciado.

As data-driven personas

Na hora de captar novos clientes, é impossível falar em segmentação sem abordar o conceito de data-driven persona.

Uma vez que você possui uma base de clientes é possível traçar algumas características comuns entre grupos de consumidores e, a partir daí, construir, orientado por dados, perfis de consumidores ideais.

Obviamente existem outras pessoas como essas que você já atende. E, tendo um conhecimento profundo sobre sua base atual, pode ajudar a criar mensagens e campanhas que atraiam novos clientes com perfis parecidos com os de seus atuais clientes.

Qual a importância da segmentação de público?

Como afirmamos anteriormente, identificar os desejos e necessidades dos seus consumidores ou possíveis consumidores torna a comunicação com eles muito mais assertiva.

Oferecendo a eles o que eles gostam, encantando-os nos momentos certos e fazendo com que eles sintam que sua empresa conhece e se preocupa com os anseios deles, com certeza construirá um relacionamento duradouro.

Ao utilizar a segmentação – tanto de dados como de grupos – para distribuir o conteúdo de sua marca, você terá muito mais chances de um retorno positivo, interação por parte de seus seguidores e consumidores.

Pessoas diferentes requerem conteúdos diferentes, formas de encantamento diferentes, abordagens diferentes. Isso é a segmentação e ela possibilita que você aumente a taxa de conversão, o que é ótimo, não é mesmo?

Para continuar a sua  jornada de aprendizado sobre esse tema, sugerimos agora, ler esse outro artigo sobre os 4 tipos de segmentação de mercado.

Esperamos ter ver por aqui novamente. Até breve!

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *