Como incentivar a recompra pós Black Friday

Saiba como criar estratégias de recompra pós black friday.

Chegamos a novembro e as marcas já estão a mil com ações especiais para a Black Friday. Apesar do dia oficial ser a última sexta-feira do mês (26), a oportunidade comercial muitas vezes é estendida ao longo das semanas, por isso

Leia mais: Estratégias e oportunidades para a Black Friday 2021

Estratégias de pós-venda são essenciais para incentivar a recompra dos consumidores que aproveitam a Black Friday. Neste artigo, elencamos quatro dicas para engajar sua base de clientes após a última grande data comercial do ano antes do Natal. 

Atenção ao timing

Em geral, após a Black Friday é comum que as pessoas não estejam aptas a fazer novas compras. Portanto, o ideal é não comunicar-se com elas para apresentar novas ofertas.

Claro, existem clientes que compram após a Black Friday. Porém, são casos que fogem ao comportamento esperado. A jornada de compra do cliente demanda entendimento e sensibilidade. Neste sentido, compreender cada etapa é importante para construir vínculos duradouros com o consumidor. Destaca-se ainda a importância de conhecer os hábitos de consumo para ser certeiro nas mensagens para seus clientes.

Segmentação como ponto de partida

Como mencionado, conhecer a jornada de compra dos seus clientes e respeitá-la é a chave da retenção. 

A dica aqui é eliminar de suas campanhas clientes que realizaram compras num passado próximo (menos de 20 dias, aproximadamente). Muito raramente esse público estará novamente em um momento de compra no dia ou na semana seguinte.

Evite também as campanhas em massa, especialmente se sua marca oferece um portifólio de produtos muito extenso (como ocorre em segmentos de Móveis e Eletro e Casa e Decoração, por exemplo). 

Mensagens genéricas podem comprometer o objetivo de proximidade com o consumidor. Se o cliente entender que ele é apenas mais um para sua marca, é certo que ele deixará de interagir com as suas comunicações.

Foco no relacionamento

Para clientes que compraram na sua marca na Black Friday, preocupe-se em enviar informações úteis: detalhes sobre entrega e troca, orientações sobre utilização e conservação do produto.

É interessante aproveitar esse momento para oferecer conteúdo relevante, saindo do tom comercial que muitas campanhas de e-mail trazem.

Construa um relacionamento com os novos clientes da Black Friday, de modo que, quando estiverem novamente em um momento de compra, lembrem da sua marca.

Conforme a periodicidade de compra do seu produto, oferte itens complementares aos que o cliente adquiriu, na hora devida. Aqui, vale fazer uma segmentação bem apurada por categorias que o cliente comprou ou navegou.

Exemplo prático: no caso do segmento de Moda, geralmente o ciclo de compra é mais curto. Recomenda-se que 30 dias após a última compra, envie ofertas de blusas para quem comprou calças, por exemplo.

A proposta é manter o cliente engajado. Convidá-lo a voltar para novas compras, com ofertas exclusivas e um timing adequado é uma estratégia ideal para não queimar sua base e manter-se presente na mente do cliente.

Estoques e condições especiais

Se sua marca não conseguir vender a quantidade prevista de produtos na Black Friday, amplie as condições promocionais. Dispare um lembrete segmentado com o prazo estendido do desconto só para aquelas pessoas que visitaram a loja e não concluíram suas compras.

Assim, você pode unir o útil ao agradável: venda seus produtos que precisa para quem ainda não comprou com a sua marca, e, quem sabe, converta-os em clientes.

Faça segmentações a partir do histórico de navegação por categorias. Deste modo, os leads receberão ofertas personalizadas, com produtos que eles já manifestaram interesse em comprar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *