Descubra quais são os tipos de CRM mais usados

Antes de contratar uma ferramenta para a sua empresa, confira neste artigo quais são os tipos de CRM existentes e, após, faça a escolha certa para o seu negócio.

Vem com a gente conferir?

CRM para Vendas

Focado em vendas B2B, o CRM para vendas tem o objetivo de estruturar processos, mapear o funil e controlar as atividades dos SDRs e Closers.

CRM para Suporte

Sua função é otimizar o atendimento dos clientes, acusar falhas e atrasos, problemas recorrentes, histórico de ocorrências, etc. Atua, como próprio nome já diz, como suporte para o time de Atendimento.

CRM para Marketing

Este é o tipo de CRM para quem deseja comunicar com a base de clientes de forma personalizada.

Através de dados demográficos e de comportamento, é possível entender o perfil do cliente para entregar a mensagem certa para a pessoa certa.

É possível também mensurar os resultados das campanhas e fazer testes para melhorar as taxas de entrega, abertura, conversão, entre outras métricas.

Além disso, o CRM para o varejo também é utilizado para:

  • Incentivar a recompra, isto é, vender mais para sua base de clientes;
  • Trabalhar Branding e engajamento com a marca;
  • Conhecer o perfil e jornada de compra dos clientes;
  • Mensuração de resultados com as principais métricas de marketing digital;

CRM Analítico, Colaborativo, Operacional e Estratégico

Além da divisão anterior, também temos essa nova versão mais atualizada dos modelos anteriores, que trazem as seguintes características:

CRM Analítico

Coleta os dados e gera conclusões sobre eles, avaliando as métricas necessárias. Entrega uma visão analítica que facilita as tomadas de decisão e melhorias dos processos.

CRM Colaborativo

Engloba a colaboração entre diversas áreas e promove a integração entre equipes na tratativa com os clientes.

Todas as etapas da jornada de compra e todas as áreas envolvidas nesse processo são gerenciadas por um mesmo CRM, desde o Marketing, Vendas, Pós-Vendas, entre outras.

CRM Operacional

Voltado para vendas consultivas e complexas, é como o CRM de Suporte, dando apoio para o time de Vendas com informações sobre o cliente, que é essencial para o processo de vendas B2B.

CRM Estratégico

É uma junção dos outros 3 tipos “Analítico, Colaborativo e Operacional” sendo possível fazer a gestão de marketing e vendas e analisar seus KPIs em um só lugar.

Qual é o tipo de CRM indicado para o Varejo?

Uma das dores mais latentes do Varejo é entender o perfil de compra dos seus clientes e estimulá-los a comprar novamente com a sua marca, isto é, fidelizá-los.

Com a tecnologia do CRM é possível fazer isso integrando o seu e-commerce, lojas físicas, app mobile entre outros dispositivos que têm interface com o cliente.

Esse tipo de CRM coleta os dados e os transforma em inteligência para segmentar e disparar mensagens personalizadas por e-mail, SMS, push mobile, entre outros canais, além de dar total apoio à gestão nas tomadas de decisão e mensuração das campanhas.

E aí, o que achou do artigo? Deu para esclarecer suas dúvidas sobre CRM ou ainda ficou alguma? Conte pra gente nos comentários!

Postagens similares

Descubra quais são os tipos de CRM mais usados

Antes de contratar uma ferramenta para a sua empresa, confira neste artigo quais são os tipos de CRM existentes e, após, faça a escolha certa para o seu negócio.

Vem com a gente conferir?

CRM para Vendas

Focado em vendas B2B, o CRM para vendas tem o objetivo de estruturar processos, mapear o funil e controlar as atividades dos SDRs e Closers.

CRM para Suporte

Sua função é otimizar o atendimento dos clientes, acusar falhas e atrasos, problemas recorrentes, histórico de ocorrências, etc. Atua, como próprio nome já diz, como suporte para o time de Atendimento.

CRM para Marketing

Este é o tipo de CRM para quem deseja comunicar com a base de clientes de forma personalizada.

Através de dados demográficos e de comportamento, é possível entender o perfil do cliente para entregar a mensagem certa para a pessoa certa.

É possível também mensurar os resultados das campanhas e fazer testes para melhorar as taxas de entrega, abertura, conversão, entre outras métricas.

Além disso, o CRM para o varejo também é utilizado para:

  • Incentivar a recompra, isto é, vender mais para sua base de clientes;
  • Trabalhar Branding e engajamento com a marca;
  • Conhecer o perfil e jornada de compra dos clientes;
  • Mensuração de resultados com as principais métricas de marketing digital;

CRM Analítico, Colaborativo, Operacional e Estratégico

Além da divisão anterior, também temos essa nova versão mais atualizada dos modelos anteriores, que trazem as seguintes características:

CRM Analítico

Coleta os dados e gera conclusões sobre eles, avaliando as métricas necessárias. Entrega uma visão analítica que facilita as tomadas de decisão e melhorias dos processos.

CRM Colaborativo

Engloba a colaboração entre diversas áreas e promove a integração entre equipes na tratativa com os clientes.

Todas as etapas da jornada de compra e todas as áreas envolvidas nesse processo são gerenciadas por um mesmo CRM, desde o Marketing, Vendas, Pós-Vendas, entre outras.

CRM Operacional

Voltado para vendas consultivas e complexas, é como o CRM de Suporte, dando apoio para o time de Vendas com informações sobre o cliente, que é essencial para o processo de vendas B2B.

CRM Estratégico

É uma junção dos outros 3 tipos “Analítico, Colaborativo e Operacional” sendo possível fazer a gestão de marketing e vendas e analisar seus KPIs em um só lugar.

Qual é o tipo de CRM indicado para o Varejo?

Uma das dores mais latentes do Varejo é entender o perfil de compra dos seus clientes e estimulá-los a comprar novamente com a sua marca, isto é, fidelizá-los.

Com a tecnologia do CRM é possível fazer isso integrando o seu e-commerce, lojas físicas, app mobile entre outros dispositivos que têm interface com o cliente.

Esse tipo de CRM coleta os dados e os transforma em inteligência para segmentar e disparar mensagens personalizadas por e-mail, SMS, push mobile, entre outros canais, além de dar total apoio à gestão nas tomadas de decisão e mensuração das campanhas.

E aí, o que achou do artigo? Deu para esclarecer suas dúvidas sobre CRM ou ainda ficou alguma? Conte pra gente nos comentários!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *