Sumário
ToggleAntes de contratar uma ferramenta para a sua empresa, confira neste artigo quais são os tipos de CRM existentes e, após, faça a escolha certa para o seu negócio.
Vem com a gente conferir?
CRM para Vendas
Focado em vendas B2B, o CRM para vendas tem o objetivo de estruturar processos, mapear o funil e controlar as atividades dos SDRs e Closers.
CRM para Suporte
Sua função é otimizar o atendimento dos clientes, acusar falhas e atrasos, problemas recorrentes, histórico de ocorrências, etc. Atua, como próprio nome já diz, como suporte para o time de Atendimento.
CRM para Marketing
Este é o tipo de CRM para quem deseja comunicar com a base de clientes de forma personalizada.
Através de dados demográficos e de comportamento, é possível entender o perfil do cliente para entregar a mensagem certa para a pessoa certa.
É possível também mensurar os resultados das campanhas e fazer testes para melhorar as taxas de entrega, abertura, conversão, entre outras métricas.
Além disso, o CRM para o varejo também é utilizado para:
- Incentivar a recompra, isto é, vender mais para sua base de clientes;
- Trabalhar Branding e engajamento com a marca;
- Conhecer o perfil e jornada de compra dos clientes;
- Mensuração de resultados com as principais métricas de marketing digital;
CRM Analítico, Colaborativo, Operacional e Estratégico
Além da divisão anterior, também temos essa nova versão mais atualizada dos modelos anteriores, que trazem as seguintes características:
CRM Analítico
Coleta os dados e gera conclusões sobre eles, avaliando as métricas necessárias. Entrega uma visão analítica que facilita as tomadas de decisão e melhorias dos processos.
CRM Colaborativo
Engloba a colaboração entre diversas áreas e promove a integração entre equipes na tratativa com os clientes.
Todas as etapas da jornada de compra e todas as áreas envolvidas nesse processo são gerenciadas por um mesmo CRM, desde o Marketing, Vendas, Pós-Vendas, entre outras.
CRM Operacional
Voltado para vendas consultivas e complexas, é como o CRM de Suporte, dando apoio para o time de Vendas com informações sobre o cliente, que é essencial para o processo de vendas B2B.
CRM Estratégico
É uma junção dos outros 3 tipos “Analítico, Colaborativo e Operacional” sendo possível fazer a gestão de marketing e vendas e analisar seus KPIs em um só lugar.
Qual é o tipo de CRM indicado para o Varejo?
Uma das dores mais latentes do Varejo é entender o perfil de compra dos seus clientes e estimulá-los a comprar novamente com a sua marca, isto é, fidelizá-los.
Com a tecnologia do CRM é possível fazer isso integrando o seu e-commerce, lojas físicas, app mobile entre outros dispositivos que têm interface com o cliente.
Esse tipo de CRM coleta os dados e os transforma em inteligência para segmentar e disparar mensagens personalizadas por e-mail, SMS, push mobile, entre outros canais, além de dar total apoio à gestão nas tomadas de decisão e mensuração das campanhas.
E aí, o que achou do artigo? Deu para esclarecer suas dúvidas sobre CRM ou ainda ficou alguma? Conte pra gente nos comentários!