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maio

28, 2014

Utilizando dados Sociais para reduzir seus custos de aquisição de clientes

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O custo de aquisição de clientes é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa. A partir dele é que se descobre se suas campanhas de marketing realmente estão dando o retorno esperado e se sua margem de lucro em cada produto ou serviço será realmente a esperada.

Mais do que isso, há algum tempo se entende que a eficiência de uma empresa reflete no seu custo de aquisição. Ou seja, quanto melhor for sua gestão, menor será o custo de aquisição de usuários. Também se entende que uma das maneiras mais eficientes de se atrair clientes é tirando proveito de segmentação, seja nas suas campanhas de e-mail marketing ou na apresentação de produtos.

Logins sociais para segmentar clientes

O crescimento das redes sociais não favoreceram apenas novas maneiras de comunicação e interação com as empresas, mas também uma eficiente forma de segmentar clientes. Mesmo soluções mais simples, como uma fanpage ou Facebook Ads já oferecem boas formas de segmentação.

Essa segmentação pode ser ainda mais precisa se considerarmos o uso de logins sociais. Esse tipo de cadastro traz inúmeras vantagens para o seu serviço: facilidade de entrada de novos clientes, redução de barreiras, aumento das conversões e criação de uma vasta base de dados sobre seus clientes, desde informações simples como data de nascimento até preferências e tendências de consumo.

Através desse tipo de ferramenta (faça um teste aqui) é possível separar seus clientes por grupos com interesses em comum e oferecer produtos e serviços de acordo com o perfil. Além de demonstrar um cuidado maior com sua base de usuários, sua conversão de vendas aumenta muito.

A redução na prática

Ainda que dados sociais sejam muito indicados para a segmentação de clientes, é fundamental entender como esse processo deve ser construído e como realmente ele irá impactar no custo de aquisição de novos clientes.

O custo de aquisição é calculado somando todos os gastos que sua empresa tem para trazer cada novo cliente. Desde o salário de funcionários de venda até sua verba de marketing. A principal vantagem de se calcular este custo é a possibilidade de entender o que está dando certo na sua estratégia. Por outro lado se prender muito a esses números pode esconder alguns outros acertos, como crescimento de comunidade e valor de marca.

Em ambos os pontos seus dados sociais ditarão o sucesso de suas campanhas. Ao segmentar seu público você aumenta o retorno do seu marketing por acertar o target das campanhas. Isso se alcança criando campanhas específicas para a aquisição de cada público, mesmo que isso signifique mais gastos e mais trabalho. O crescimento da sua base também irá refletir no alcance da sua marca nas redes sociais e na comunidade de consumidores que você está criando ao redor dela. Essa comunidade é uma valiosa fonte de ativações para novos produtos e serviços, pois já contém nela usuários interessados pela sua empresa.

Seja na forma de e-mail marketing mais eficiente ou mesmo de uma linha de produtos destinada a uma parcela dos seus visitantes, a segmentação realmente será eficiente quando você começar a incluir dados sociais nela. Mais do que isso, aos poucos, ao ter sua base segmentada, você terá criado um grande diferencial competitivo.

Alguma dúvida sobre dados sociais? Aproveite os comentários abaixo para entrar em contato.

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