O que esperar do varejo de casa, construção e decoração?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor de casa e construção é o que mais cresceu no mercado brasileiro de franquias desde o ano de 2020.

Outro dado interessante, um pouco mais afunilado, vem da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa).

Num estudo inédito, em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), foi descoberto que o setor de casa e decoração vem crescendo 6,1% desde 2019 e o e-commerce expandindo em 51,7%, representando a 2ª categoria com o maior volume de pedidos (Fonte: Mundo do Marketing).

E trazendo a discussão para “dentro de casa”, se considerarmos todos os varejistas do segmento de “Home” que atendemos, somente em 2023, esse grupo já chegou ao incrível somatório de 5 bilhões de receita total, com a média mensal de 4.5 milhões de consumidores ativos.

O aquecimento destes setores está ligado a diversos fatores, porém, dois se destacam. O primeiro deles é que para 95% dos brasileiros, a casa é o melhor lugar para se estar, então, deixá-la mais confortável e personalizada é fundamental.

E o segundo está relacionado ao perfil da Geração Z.

Os “Genz” estão aumentando o seu poder de consumo cada vez mais e, somado a isso, uma das características desta geração é a preferência por passar mais tempo em casa, logo, o desejo de tornar a moradia um lugar mais aconchegante e que reflita a própria personalidade surge com intensidade.

Quais os desafios destes setores?

A demanda crescente e o mercado aquecido traz motivação para o varejista que opera neste setor, entretanto, vários desafios emergiram nos últimos anos, tornando a vida do empresário mais complexa.

A primeira “batalha” a se superar é o omnichannel.

Uma vez que os clientes passaram a transitar por canais físicos e digitais antes de concluir uma compra, tornou-se crucial integrar ERP, plataforma de e-commerce e CRM, a fim de garantir a unificação de dados e a visão 360º de toda a jornada de compra dos consumidores.

Nos dias de hoje, se essa integração não existe, as chances de proporcionar experiências negativas para os clientes é enorme.

Além disso, se a sua meta é aumentar o ticket médio e o LTV, por exemplo, saiba que será mais difícil alcançá-la com sistemas que não “conversam” entre eles.

Disseminar a cultura do CRM entre gerentes, franqueados e vendedores é outro contratempo a se superar.

Nós sabemos o quão complicado é colocar tantas “cabeças” e personalidades diferentes na “mesma página”, contudo, essa tarefa não é impossível.

O segredo é paciência, mas, sobretudo, aplicar muitos treinamentos e manter uma agenda recorrente para alinhamento das estratégias. 

Pela nossa experiência de mais de 15 anos atendendo diversos varejistas, quando as equipes de CRM e de Marketing dedicam tempo para se aproximar da força de vendas, os resultados são a maximização da receita influenciada, da taxa de recompra e a melhoria das experiências que os clientes têm junto à marca.

Melhorar o cadastro de clientes

A “guerra” diária para melhorar e organizar o cadastro merece destaque especial neste artigo, afinal, nós também sabemos o quão desgastante é convencer os vendedores a cadastrar corretamente e aos clientes a ceder os dados pessoais.

E os impactos disso são a baixa personalização da comunicação com o consumidor e ofertas desalinhadas com a real necessidade dele. Sem falar que, neste contexto, muitas vezes, a LGPD acaba sendo descumprida em algum nível.

Todavia e, novamente, a situação é desafiadora, mas nada que não possa ser contornado. 

Aqui na Dito, com o apoio do Relatório Dedo-Duro e por meio das “corridas” que o time de CS organiza junto aos clientes, nós controlamos de perto a qualidade dos cadastros em todas as lojas e garantimos que as fichas sejam preenchidas, no mínimo, com nome, CPF, e-mail e telefone.

Essa preocupação recorrente em garantir a melhoria dos cadastros, alinhada às premissas da LGPD, proporciona aos varejistas uma compreensão profunda sobre quais são as características e comportamentos dos clientes, facilitando assim, a gestão do relacionamento com eles.

E no caso específico das empresas presentes no segmento de casa, construção e decoração, os benefícios são ainda maiores.

Cadastros completos tornam possível saber em qual momento de compra o cliente está, quais são seus desejos, produtos, cores ou vendedor preferido. Se ele ainda está construindo; se está reformando e/ou já decorando.

Com a posse de tanto conhecimento, as empresas podem se aproximar dos consumidores de forma relevante, em todas as fases da construção, reforma ou decoração, no momento e na hora certa.

Recuperação de orçamentos

Se você quer recuperar aqueles orçamentos que não foram convertidos em pedidos, conquiste esse objetivo com a ajuda de um bom CRM para varejo que tenha referências positivas e experiência com empresas do mesmo setor.

Essa plataforma irá permitir que você segmente quem são os clientes que orçaram, mas não compraram. E, com isso, os vendedores de loja física poderão abordá-los de maneira customizada, com algum benefício especial, a fim de fazê-los retomar a negociação.

A Dito vai te ajudar a vencer todos esses desafios

A Dito CRM é uma empresa de tecnologia com mais de 15 anos de mercado. Nós já atendemos grandes varejistas do segmento de casa, construção e decoração como Lojas Zema, Polishop, Lojas MM, Center Kennedy, Jurunense e etc.

Próximos diariamente dessas marcas e usando produtos como o Dito Agenda (WhatsApp), Relatório Dedo-Duro, Pesquisas CSAT / NPS e Campanhas (SMS, E-mail e e Browser Push), nós já conquistamos resultados impressionantes, como:

  • 5,7% de conversão média entre as melhores marcas;
  • 11% de receita influenciada por CRM;
  • Conversão variando de 2% a 11% entre os vendedores engajados da marca;

Em resumo, nós temos muita experiência com varejistas do setor de casa, construção e decoração e estamos aqui disponíveis para te apoiar.

Caso queira agendar uma consultoria gratuita para falar sobre a implementação de um CRM na sua empresa, basta clicar no banner abaixo e nos chamar no WhatsApp. Aguardamos a sua mensagem. Até breve!

Fale com um especialista da Dito

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Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor de casa e construção é o que mais cresceu no mercado brasileiro de franquias desde o ano de 2020.

Outro dado interessante, um pouco mais afunilado, vem da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa).

Num estudo inédito, em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), foi descoberto que o setor de casa e decoração vem crescendo 6,1% desde 2019 e o e-commerce expandindo em 51,7%, representando a 2ª categoria com o maior volume de pedidos (Fonte: Mundo do Marketing).

E trazendo a discussão para “dentro de casa”, se considerarmos todos os varejistas do segmento de “Home” que atendemos, somente em 2023, esse grupo já chegou ao incrível somatório de 5 bilhões de receita total, com a média mensal de 4.5 milhões de consumidores ativos.

O aquecimento destes setores está ligado a diversos fatores, porém, dois se destacam. O primeiro deles é que para 95% dos brasileiros, a casa é o melhor lugar para se estar, então, deixá-la mais confortável e personalizada é fundamental.

E o segundo está relacionado ao perfil da Geração Z.

Os “Genz” estão aumentando o seu poder de consumo cada vez mais e, somado a isso, uma das características desta geração é a preferência por passar mais tempo em casa, logo, o desejo de tornar a moradia um lugar mais aconchegante e que reflita a própria personalidade surge com intensidade.

Quais os desafios destes setores?

A demanda crescente e o mercado aquecido traz motivação para o varejista que opera neste setor, entretanto, vários desafios emergiram nos últimos anos, tornando a vida do empresário mais complexa.

A primeira “batalha” a se superar é o omnichannel.

Uma vez que os clientes passaram a transitar por canais físicos e digitais antes de concluir uma compra, tornou-se crucial integrar ERP, plataforma de e-commerce e CRM, a fim de garantir a unificação de dados e a visão 360º de toda a jornada de compra dos consumidores.

Nos dias de hoje, se essa integração não existe, as chances de proporcionar experiências negativas para os clientes é enorme.

Além disso, se a sua meta é aumentar o ticket médio e o LTV, por exemplo, saiba que será mais difícil alcançá-la com sistemas que não “conversam” entre eles.

Disseminar a cultura do CRM entre gerentes, franqueados e vendedores é outro contratempo a se superar.

Nós sabemos o quão complicado é colocar tantas “cabeças” e personalidades diferentes na “mesma página”, contudo, essa tarefa não é impossível.

O segredo é paciência, mas, sobretudo, aplicar muitos treinamentos e manter uma agenda recorrente para alinhamento das estratégias. 

Pela nossa experiência de mais de 15 anos atendendo diversos varejistas, quando as equipes de CRM e de Marketing dedicam tempo para se aproximar da força de vendas, os resultados são a maximização da receita influenciada, da taxa de recompra e a melhoria das experiências que os clientes têm junto à marca.

Melhorar o cadastro de clientes

A “guerra” diária para melhorar e organizar o cadastro merece destaque especial neste artigo, afinal, nós também sabemos o quão desgastante é convencer os vendedores a cadastrar corretamente e aos clientes a ceder os dados pessoais.

E os impactos disso são a baixa personalização da comunicação com o consumidor e ofertas desalinhadas com a real necessidade dele. Sem falar que, neste contexto, muitas vezes, a LGPD acaba sendo descumprida em algum nível.

Todavia e, novamente, a situação é desafiadora, mas nada que não possa ser contornado. 

Aqui na Dito, com o apoio do Relatório Dedo-Duro e por meio das “corridas” que o time de CS organiza junto aos clientes, nós controlamos de perto a qualidade dos cadastros em todas as lojas e garantimos que as fichas sejam preenchidas, no mínimo, com nome, CPF, e-mail e telefone.

Essa preocupação recorrente em garantir a melhoria dos cadastros, alinhada às premissas da LGPD, proporciona aos varejistas uma compreensão profunda sobre quais são as características e comportamentos dos clientes, facilitando assim, a gestão do relacionamento com eles.

E no caso específico das empresas presentes no segmento de casa, construção e decoração, os benefícios são ainda maiores.

Cadastros completos tornam possível saber em qual momento de compra o cliente está, quais são seus desejos, produtos, cores ou vendedor preferido. Se ele ainda está construindo; se está reformando e/ou já decorando.

Com a posse de tanto conhecimento, as empresas podem se aproximar dos consumidores de forma relevante, em todas as fases da construção, reforma ou decoração, no momento e na hora certa.

Recuperação de orçamentos

Se você quer recuperar aqueles orçamentos que não foram convertidos em pedidos, conquiste esse objetivo com a ajuda de um bom CRM para varejo que tenha referências positivas e experiência com empresas do mesmo setor.

Essa plataforma irá permitir que você segmente quem são os clientes que orçaram, mas não compraram. E, com isso, os vendedores de loja física poderão abordá-los de maneira customizada, com algum benefício especial, a fim de fazê-los retomar a negociação.

A Dito vai te ajudar a vencer todos esses desafios

A Dito CRM é uma empresa de tecnologia com mais de 15 anos de mercado. Nós já atendemos grandes varejistas do segmento de casa, construção e decoração como Lojas Zema, Polishop, Lojas MM, Center Kennedy, Jurunense e etc.

Próximos diariamente dessas marcas e usando produtos como o Dito Agenda (WhatsApp), Relatório Dedo-Duro, Pesquisas CSAT / NPS e Campanhas (SMS, E-mail e e Browser Push), nós já conquistamos resultados impressionantes, como:

  • 5,7% de conversão média entre as melhores marcas;
  • 11% de receita influenciada por CRM;
  • Conversão variando de 2% a 11% entre os vendedores engajados da marca;

Em resumo, nós temos muita experiência com varejistas do setor de casa, construção e decoração e estamos aqui disponíveis para te apoiar.

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