Criar equipes de alta performance é o sonho de muitos gestores comerciais, não é mesmo?
E, para isso, seus profissionais não podem apenas “vender”, mas sim, atuarem de forma estratégica.
E, nesse contexto, as lideranças possuem um papel crucial para otimizar a força de vendas, seja para potencializar o número de conversões, reter os clientes e/ou expandir do negócio.
Por isso, separamos algumas sugestões para apoiar nesse processo e motivar o seu time.
Boa leitura!
O primeiro passo é estabelecer as famosas SMART GOALS a fim de otimizar a força de vendas da sua loja.
Afinal, quando é oferecido um “ponto de chegada” para que os profissionais alcancem, eles passam a atuar de forma mais engajada no dia a dia e, assim, atingem os resultados esperados mais rapidamente.
As metas podem ser divididas em pequenas partes, oferecendo assim focos diários, semanais ou mensais para serem cumpridos pelos seus times.
Esses objetivos precisam ser plausíveis e revisados continuamente para oferecerem os resultados dentro do planejamento traçado previamente.
A falta de resultados positivos pode ser porque você não está observando, de fato, as métricas mais importantes que devem ser analisadas. Sabia disso?
Algumas das principais que não podem deixar de ser vistas são:
Uma das formas de acompanhar as métricas de forma adequada é por meio de um CRM eficiente, o que permite, também, avaliar a experiência do cliente.
Mas vamos falar mais sobre isso posteriormente.
Planejamento é Rei!
Ele permite que você possa identificar o estágio atual e, assim, traçar cronogramas e objetivos de forma clara para conseguir alcançar os objetivos necessários para o crescimento da empresa.
O planejamento de vendas deve contemplar alguns pontos, entre eles:
As tecnologias são aliadas importantes em todos os processos que listamos acima.
Um bom software focado para força de vendas, por exemplo, oferece os dados necessários para otimizar a força de vendas, analisar a situação atual, comparar concorrentes, entre outros pontos que merece atenção no dia a dia.
Com isso, você terá dados em mãos para poder tomar decisões de forma mais acertada, além de conseguir fazer o monitoramento adequado para acompanhar a situação atual da força de vendas e redirecionar rotas quando necessário.
E como você viu, as soluções tecnológicas podem ser aliados fundamentais no processo de otimizar a força de vendas no PDV. Para isso, você precisa ter o que há de melhor hoje ao seu lado.
E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.
Publicitária e especialista em performance de canais digitais, Natielly Libanhia é pós-graduada em Gestão de Marketing pela PUC-MG. Com ampla experiência em e-commerce, mídia paga, redes sociais e web analytics, atua no desenvolvimento de estratégias orientadas a dados para impulsionar conversões e maximizar o retorno sobre investimento (ROI) no ambiente digital.
O consumidor omnichannel transita por canais online e offline, então, integrar loja física e virtual se tornou uma obrigatoriedade entre os varejistas. Para ratificar essa…
“A transformação digital é uma questão de sobrevivência”. Essa foi uma das primeiras afirmações reforçadas pelos especialistas que convidamos para debater sobre o cenário do…
Os gestores de e-commerces, responsáveis por aumentar o faturamento através das vendas digitais, têm uma questão importante em mente: como gerar tráfego qualificado? Este desafio…
Estamos a pouco mais de um mês do Natal e queremos saber: seu negócio já está com todas as ações planejadas? Para ajudar nesse desafio,…
O varejo de móveis e eletrodomésticos obteve um crescimento de 47% durante a pandemia – a segunda maior alta do período. Em Julho nós promovemos…
As pesquisas NPS e CSAT são ferramentas essenciais para as empresas entenderem como os clientes as avaliam e se estão satisfeitos com as experiências de…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.