Como otimizar a Força de Vendas das suas lojas? Confira!

Criar equipes de vendas de alta performance é o sonho de muitos gestores comerciais, não é mesmo? E, para isso, seus profissionais não podem apenas “vender”, mas sim, atuarem de forma estratégica. E nesse contexto, as lideranças possuem um papel essencial para otimizar a força de vendas, seja para potencializar o número de conversões, seja para fidelização do cliente e expansão do negócio.

Por isso, separamos as principais dicas para ajudar nesse processo e motivar seus profissionais. Boa leitura!

Crie metas inteligentes (Smart Goals)

O primeiro passo é estabelecer as smart goals para otimizar a força de vendas da sua loja. Afinal, quando você oferece um ponto de chegada para que seus profissionais alcancem, eles passam a atuar de forma mais engajada no dia a dia e, assim, atingem os resultados esperados mais rapidamente.

As metas podem ser divididas em pequenas partes, oferecendo assim focos diários, semanais ou mensais para serem cumpridos pelos seus times. Esses objetivos precisam ser plausíveis e revisados continuamente para oferecerem os resultados dentro do planejamento traçado previamente.

Acompanhe as métricas adequadas

A falta de resultados positivos pode ser porque você não está observando, de fato, as métricas mais importantes que devem ser analisadas. Sabia disso? Algumas das principais que não podem deixar de ser vistas são:

  • Ticket Médio;
  • Preço dos concorrentes;
  • NPS (Net Promoter Score);
  • Volumes de vendas por localização/loja;
  • Taxa de aquisição de clientes;
  • Taxa de recompra;
  • Custo por aquisição de clientes (CAC), entre outros;

Uma das formas de acompanhar as métricas de forma adequada é por meio de um CRM eficiente, o que permite, também, avaliar a experiência do cliente. Mas vamos falar mais sobre isso posteriormente.

Crie um planejamento de força de vendas

Planejamento é rei! Ele permite que você possa identificar o estágio atual e, assim, traçar cronogramas e objetivos de forma clara para conseguir alcançar os objetivos necessários para o crescimento da empresa. 

O planejamento de vendas deve contemplar alguns pontos, entre eles:

  • Estágio atual;
  • Análise das condições internas e externas;
  • Quais os pontos favoráveis e fraquezas do seu negócio;
  • Quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Quais são os processos que os times de vendas realizam e como eles podem ser otimizados, entre outros.

Utilize soluções que ajudem em todo o processo

As tecnologias são aliadas importantes em todos os processos que listamos acima. Um bom software focado para força de vendas, por exemplo, oferece os dados necessários para otimizar a força de vendas, analisar a situação atual, comparar concorrentes, entre outros pontos que merece atenção no dia a dia.

Com isso, você terá dados em mãos para poder tomar decisões de forma mais acertada, além de conseguir fazer o monitoramento adequado para acompanhar a situação atual da força de vendas e redirecionar rotas quando necessário.

E como você viu, as soluções tecnológicas podem ser aliados fundamentais no processo de otimizar a força de vendas no PDV. Para isso, você precisa ter o que há de melhor hoje ao seu lado.

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