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ToggleUm dos objetivos das lideranças do varejo é saber como reduzir o custo de aquisição do cliente. Trabalhar a retenção e a fidelização, criar campanhas personalizadas e fazer segmentações inteligentes são algumas das estratégias para reduzir o CAC.
Em lojas físicas ou virtuais, uma dúvida sempre ronda a mente dos empresários: como reduzir o custo de aquisição do cliente? Esse é um dos principais desafios do varejo, porque os gastos com a atração de novos compradores são muito elevados.
Essa situação é potencializada pela grande concorrência, saturação do mercado e mudanças nos algoritmos das plataformas. Nesse cenário, uma experiência de compra satisfatória é uma das chaves para diminuir o custo de aquisição de clientes, segundo o estudo Tendências de Consumo 2025, da Ecglobal.
O levantamento indica que 34% dos consumidores esperam um atendimento personalizado. Além disso, dos 88%% que acreditam que a tecnologia é útil no processo de compra, 48% usam a ferramenta para planejar a compra e ter uma experiência customizada.
Esses dados evidenciam que as estratégias para reduzir o CAC precisam passar por esses critérios. Ao longo desse conteúdo, vamos tratar de algumas boas práticas para você focar na retenção e fidelização de clientes e alcançar melhores resultados. Continue a leitura!
O que é custo de aquisição de cliente?
O custo de aquisição de cliente (CAC) é um indicador que verifica o total de investimentos feitos em vendas e marketing, dividido pelo total de compradores obtidos em determinado período. Ao reduzir essa métrica, você otimiza o uso dos recursos e aumenta a rentabilidade do negócio, porque gasta menos para atrair consumidores.
O CAC é um dos KPIs de varejo mais importantes, porque influencia diretamente no bom resultado financeiro do negócio. Ou seja, ao reduzir o CAC, é possível melhorar a margem de lucro e a lucratividade da empresa a longo prazo.
Por que é importante reduzir o custo de aquisição do cliente no varejo?
Diminuir o custo de aquisição no varejo é fundamental para garantir que o negócio tenha um crescimento sustentável e melhor gestão financeira. Afinal, a construção de um relacionamento de longo prazo permite aumentar o lifetime value (LTV).
Assim, é uma abordagem lucrativa, que cria fidelidade e lealdade, e gera promotores para sua marca. Em outras palavras: quando você fideliza clientes, aumenta a chance deles comprarem seus produtos ou serviços novamente.
Se houver a percepção de valor agregado, eles se tornam leais, isto é, aquele cliente que, sempre que possível, irá optar pela sua marca. Como resultado, indicam para amigos, familiares e conhecidos.
Dessa forma, sua empresa não precisa fazer grandes investimentos para fechar vendas. Quando precisarem de algum produto, os compradores procurarão seu negócio naturalmente.
É claro que você ainda pode adotar estratégias, como programas de fidelidade e cashback, porque isso ajuda em todo esse processo.
Segundo o Panorama da Fidelização no Brasil 2023, 85,2% das pessoas preferem comprar de empresas com programas de fidelidade ou benefícios. Das ações mais desejadas, as principais são cashback (33%), cupons de desconto (31,5%) e somar pontos (31,4%).
Então, vale a pena investir nessas estratégias. O objetivo é manter a base de clientes ativa e criar ações que estimulem a decisão de compra dos consumidores.
Quais fatores mais impactam no aumento do CAC?
O CAC aumenta quanto mais investimentos você aplica no seu negócio visando atrair clientes. Portanto, se a concorrência do mercado e a complexidade aumentarem, a tendência é que você gaste mais, caso a sua base de clientes não esteja ativa nem nutrida.
Nesse sentido, os fatores que mais impactam o aumento do CAC são:
- Pouco aproveitamento de dados comportamentais para otimizar campanhas;
- Investimento em canais que não conversam com os hábitos do público-alvo;
- Ofertas com baixo valor percebido, que exigem mais esforço para gerar conversão;
- Jornada de compra longa e desarticulada entre os canais;
- Falta de integração entre loja física, e-commerce e canais de atendimento;
- Comunicação sem relevância ou com timing inadequado;
- Campanhas genéricas, com baixa personalização e pouco alinhadas ao perfil real da base;
- Estratégias mal segmentadas, que impactam consumidores com baixa intenção de compra.
Perceba que todas essas medidas se direcionam para a atração de clientes. É por isso que é importante saber como reduzir o custo de aquisição do cliente e adotar boas práticas do marketing de relacionamento.
Ao nutrir a base de clientes, você cria ações mais acertadas, porque utiliza os dados do CRM para reduzir o CAC.
Ou seja, com a plataforma de CRM, todas as informações sobre as interações entre marca e consumidores estão disponíveis e você faz campanhas personalizadas e uma segmentação inteligente.
E como reduzir o custo de aquisição do cliente?
A redução do CAC passa por diferentes estratégias voltadas para a otimização do marketing e otimização do retorno sobre o investimento (ROI). Entre as medidas que ajudam a alcançar esse objetivo estão:
- Segmentação inteligente do público e da base de clientes;
- Automação de processos para obter dados e criar campanhas personalizadas;
- Fidelização de clientes;
- Retargeting, estratégia que mostra anúncios personalizados para os usuários que interagiram com a marca;
- Redução da taxa de cancelamento.
Esses objetivos podem ser conquistados mais facilmente com o uso de um software CRM, como o da Dito. Como esse tipo de ferramenta armazena todas as interações de clientes, permite aplicar a personalização no varejo, criando campanhas hipersegmentadas.
Além disso, o CRM pode coletar e armazenar dados omnichannel, integrando diferentes canais e trazendo uma visão mais ampla para estabelecer a comunicação com os consumidores na hora certa e no momento mais adequado para aumentar a conversão.
Saiba mais de cada uma dessas estratégias abaixo!
Retargeting
O retargeting é uma das estratégias mais eficientes para reduzir o CAC no varejo, porque conversa com quem já demonstrou interesse.
Em vez de gastar mais tentando alcançar um público frio, a marca direciona suas campanhas para consumidores que estão mais perto da decisão de compra. Isso torna o investimento mais certeiro e menos custoso.
Um push no app, um e-mail com o item visto ou um SMS com uma oferta especial podem ser o empurrão que faltava para a conversão. Quando o conteúdo é relevante, o retorno tende a ser mais rápido.
Fidelização
Ao fidelizar clientes, você descobre como reduzir o CAC porque mantém a base de clientes ativa. Isso aumenta a rentabilidade no varejo, porque o consumidor que tem uma conexão emocional com a marca tende a comprar mais.
A consequência é o aumento do LTV, que representa a receita gerada pelo cliente durante a vida útil. Isso porque, na fidelização, a tendência é que o consumidor aumente a frequência de compra.
Também pode haver o aumento do ticket médio, já que suas campanhas são segmentadas e voltadas para atingir o consumidor no momento certo. Essa é a hiperpersonalização, que transforma a experiência do cliente em um diferencial competitivo importante.
Segmentação e personalização
Um deles é a personalização de ofertas. Ao usar dados comportamentais fornecidos pelo CRM, você identifica as suas personas e cria campanhas hipersegmentadas.
Como apresentam alto potencial de conversão, têm baixo CAC, já que os anúncios são direcionados para pessoas com real interesse por seus produtos ou serviços. A personalização de ofertas é outro fator que contribui para a tomada de decisão do cliente.
Outra possibilidade é a nutrição de leads por meio do e-mail marketing. Com o envio de mensagens personalizadas na hora certa, você incentiva a recompra e sua mensagem ressoa com a persona. Assim, você investe em um público mais propenso a se tornar cliente e reduz o CAC.
Multicanalidade
A combinação de vários canais de marketing e vendas aumenta a satisfação e a retenção de clientes, ao mesmo tempo que otimiza a experiência de compra. Entre os exemplos estão desde uma ampla diversidade de canais de atendimento à produção de conteúdo.
Ao oferecer uma boa experiência em vários canais (como chat, telefone, e-mail e redes sociais), a tendência é que o consumidor se sinta mais conectado à marca e se fidelize. Você pode investir até em notificações multicanais para aplicar estratégias.
Por exemplo, um e-mail aberto, mas que não gerou conversão, pode levar a um SMS de alerta indicando que a promoção vai acabar em poucas horas. Ou a uma mensagem no WhatsApp que pergunte o que faltou para a conclusão do pedido.
De toda forma, a comunicação multicanal é indispensável para otimizar o atendimento. Quando combinada à personalização, os resultados são mais significativos.
Automação
A automação inteligente é crucial para o alcance de melhores resultados. Mais do que executar tarefas automaticamente, a ideia é garantir a personalização, fazer a segmentação de clientes e até ajustar os preços de forma dinâmica a partir da oferta e demanda.
Com a automação, você também obtém dados comportamentais dos clientes e cria campanhas mais eficientes. Por exemplo, com um software de CRM, você pode disparar as ofertas no momento correto, conforme a propensão de compra.
Redução da taxa de cancelamento
Diminuir o número de cancelamentos é uma forma direta de reduzir o CAC, porque evita que o investimento feito para conquistar o cliente seja perdido.
Em vez de precisar atrair novos consumidores o tempo todo, a marca trabalha para manter os que já estão na base. Isso otimiza recursos e melhora a rentabilidade da operação.
Quando a marca atua de forma proativa para entender por que os clientes cancelam e age rápido para reverter, cria-se uma relação de confiança.
Uma comunicação empática, somada a ofertas relevantes ou ajustes na experiência, pode reverter a insatisfação. Isso mostra que o relacionamento não termina na primeira compra.
Qual papel o CRM tem na redução do CAC?
O CRM permite saber como reduzir o custo de aquisição do cliente por registrar todas as interações dos clientes com a marca. Desse modo, você tem informações importantes, que geram insights para saber como executar a abordagem mais precisa para gerar conversões.
As ações começam com o objetivo de aumentar o engajamento no varejo, mas também passam pela retenção, fidelização e lealdade dos clientes. Esses propósitos são assegurados por meio de uma segmentação inteligente, proporcionada pelo CRM.
A solução auxilia na criação de ações que otimizem o relacionamento com a base de clientes. Dessa forma, há o aumento do LTV e a melhoria da experiência do cliente.
Conheça o software de CRM da Dito!
A Dito tem um software de CRM completo, que integra dados, ativa os consumidores nos canais certos e contribui para a melhoria dos resultados. Veja as funções disponíveis.
Segmentação inteligente para impactar clientes no momento certo
O CRM da Dito integra os dados de lojas físicas e virtuais e cria uma segmentação inteligente. A partir dos comportamentos e características dos clientes, é possível atingi-los no momento certo com campanhas hiperpersonalizadas.
Além disso, você tem a chance de aumentar o ticket médio, porque o Dito trabalha o relacionamento com a base de usuários.
Aumento da taxa de recompra e engajamento
Ao atingir os clientes no momento certo, a taxa de recompra aumenta e você aumenta o engajamento dos consumidores. Isso porque as campanhas são segmentadas e multicanais.
Personalização multicanal alinhada ao perfil do consumidor
O CRM da Dito faz uma comunicação personalizada voltada para a retenção de clientes. Com os dados comportamentais dos consumidores, a customização é multicanal e adequada aos perfis.
Insights estratégicos que melhoram a alocação de recursos
O Dito CX é uma ferramenta de customer experience que busca elevar a taxa de recompra. Com os dados coletados, a solução apresenta insights úteis para criar estratégias de melhoria do relacionamento com os clientes.
Assim, você sabe onde e quando investir, bem como as estratégias que tendem a apresentar melhores resultados.
Ferramenta específica para varejo omnichannel
A Dito oferece soluções específicas para o varejo omnichannel, que integram dados de lojas online, físicas e aplicativo. Com o Dito CDP, você tem um customer data platform que centraliza todas as interações e compras dos consumidores.
Além disso, segmenta conforme as características e comportamentos. Dessa forma, você tem uma visão holística.
Com todas essas informações, você descobriu como reduzir o custo de aquisição do cliente e sabe quais estratégias e tecnologias podem ajudar. Nesse processo, conte com a Dito e veja como você pode vender mais!
Então, o que acha de entender como as soluções da Dito podem ajudar? Fale com um especialista e tire todas as suas dúvidas para ver como nosso CRM fará a diferença para seu negócio!

Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.