abr
14, 2021
Dia das Mães 2021 no varejo digital: dicas para um bom aproveitamento
Estamos há pouco menos de um mês do Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais importantes do ano. Tradicionalmente celebrada no segundo domingo do mês de maio, em 2021 a data cai no dia 09. O varejo sempre se prepara com antecedência para absorver a alta demanda da época. E você, já sabe quais estratégias usar para impulsionar suas vendas?
No ano passado, o varejo enfrentou os primeiros grandes impactos da Covid-19 em uma data tão importante e movimentada. Com o fechamento das lojas físicas e shoppings, as marcas tiveram de migrar as atividades para o ambiente digital – e não necessariamente estavam preparadas para isso.
Em 2020, registrou-se uma queda de 67% nas vendas do varejo em comparação ao mesmo período de 2019. Por outro lado, o e-commerce apresentou um aumento considerável em seu desempenho: 117% de crescimento, o que equivale a 6,02 bilhões de reais.
Hoje, passado um ano, ainda vivemos em um contexto bastante crítico. Muitos lugares do Brasil vivem o pior momento da pandemia e as restrições estão ainda maiores. A história se repete: o comércio está fechado e estima-se que a maioria das compras para presentear as mães deverá ser feita online.
O que podemos levar de aprendizado do ano passado para explorar da melhor forma a data? Listamos abaixo algumas dicas que podem ser úteis para o seu negócio.
Planejamento é essencial
Se você ainda não criou um cronograma de ações para o Dia das Mães, esse é o primeiro passo. A data é comemorada no segundo domingo de maio, mas as ações devem começar bem antes.
A vantagem do e-commerce é que “as portas” da loja estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que você pode, inclusive, explorar os dias após o Dia das Mães. Liste todas as ações promocionais que deseja fazer e organize-as dentro dos dias disponíveis até a data.
É fundamental selecionar os canais corretos para comunicar-se com assertividade. Portanto, neste planejamento, inclua também os meios de contato com o seu público. É importante conhecer o seu consumidor para fazer essas escolhas. Não deixe de recorrer ao seu CRM para entender o comportamento digital do seu cliente.
Acione os compradores do ano passado
Crie uma segmentação em seu CRM com todos os clientes que realizaram compras da sua marca no período que antecedeu o Dia das Mães em 2020. É hora de entrar em contato com essa base para comunicá-los sobre novos produtos e promoções deste ano. Quem sabe não vale até disponibilizar um cupom de desconto exclusivo para esses clientes especiais?
Cross-sell e upsell
O cross-sell consiste em oferecer ao cliente produtos complementares ao item que ele pretende adquirir em sua loja virtual. Por exemplo: se você pretende comprar um tênis, o e-commerce sugere que você leve junto alguns pares de meias também.
Já o upsell ocorre quando é oferecida ao consumidor uma versão melhorada do produto ou serviço que está sendo comprado. Ainda usando o exemplo do tênis, você escolhe o modelo mais econômico, mas ao chegar no carrinho para finalizar a compra, a loja disponibiliza um cupom com um desconto atrativo caso você escolha levar um modelo mais premium daquele tênis.
Essas duas estratégias são velhas conhecidas dos varejistas. São boas opções para impulsionar as vendas da sua loja virtual.
Humanize a sua marca
O consumidor contemporâneo está cada vez mais exigente quanto a ser tratado como pessoa e não como cifra. O Dia das Mães é sim uma data comercial, mas que a cada ano vem sendo ressignificada e ganhando campanhas comoventes.
Ainda assim, lembre-se que não basta elaborar um discurso bonito: as marcas precisam repensar sua postura em todos os pontos de interação com os clientes. Tenha sensibilidade em suas comunicações e evite campanhas com apelo exclusivamente comercial.
E então, já está preparado para aproveitar o Dia das Mães em 2021 no seu e-commerce? Comece seu planejamento colocando em prática as dicas que você leu por aqui e boas vendas!